Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Trabalho realizado por: Diogo Gonçalves

Agrupamento de Escolas de Moure e de Ribeira do Neiva

Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva

Historia da matematica

go!

Olá eu hoje vou falar sobre o que é matemática e como ela apareceu.

Introdução

A matemática é uma área do conhecimento que inclui números, fórmulas, formas e os espaços em que estão contidos. Esses tópicos são representados na matemática moderna com as principais disciplinas da teoria dos números álgebricos, geometria e análise.

O que é a matemática?

A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.

Como surgiu a matemática

A matemática egípcia antiga é a matemática que foi desenvolvida e usada no Antigo Egito por volta de c. 3000 a 300 a.C.Os antigos egípcios utilizavam um sistema numérico para contar e resolver problemas matemáticos escritos, muitas vezes envolvendo multiplicação e frações. Os antigos egípcios entendiam conceitos de geometria, como determinar a área de superfície e volume de formas tridimensionais úteis para engenharia arquitetônica, e álgebra, como o método da posição falsa e equações quadráticas.

Matemática do antigo egito

A matemática grega clássica, escrita em grego entre 600 a.C. a 529 d.C., foi introduzida pelos gregos como método axiomático, com provas dedutivas e encadeamento de teoremas que a tornaram uma ciência. A palavra "matemática" englobava aritmética, geometria, astronomia e música, divididas pelos pitagóricos e concebidas por Aristóteles como áreas teóricas, sendo consideradas ciências puramente matemáticas apenas a aritmética e a geometria.

Matemática da grécia

O Movimento da Matemática Moderna foi um movimento internacional do ensino de matemática que surgiu em 1960 e se baseava na formalidade e no rigor. A introdução da matemática moderna é objeto de críticas e controvérsias. O Movimento da Matemática Moderna foi um movimento que teve grande força após a Segunda Guerra Mundial.
A história da matemática trata da origem das descobertas matemáticas e dos métodos e notações matemáticas do passado. Antes da era moderna e da disseminação mundial do conhecimento, exemplos escritos de novos desenvolvimentos matemáticos vieram à luz apenas em alguns locais. A partir de 3000 a.C., os estados mesopotâmicos da Suméria, Acádia e Assíria, seguidos de perto pelo Egito Antigo e o estado levantino de Ebla começaram a usar aritmética, álgebra e geometria para fins de tributação, comércio, trocas e também nos padrões da natureza, no campo da astronomia e para registrar o tempo e formular calendários.

Matemática moderna

Conclui que com este trabalho fiquei a saber muito mais sobre a matemática e as suas características.

Conclusão