Maria Teresa Horta
Francisco Botelho
Created on March 12, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
SLYCE DECK
Personalized
LET’S GO TO LONDON!
Personalized
ENERGY KEY ACHIEVEMENTS
Personalized
HUMAN AND SOCIAL DEVELOPMENT KEY
Personalized
CULTURAL HERITAGE AND ART KEY ACHIEVEMENTS
Personalized
DOWNFALLL OF ARAB RULE IN AL-ANDALUS
Personalized
ABOUT THE EEA GRANTS AND NORWAY
Personalized
Transcript
Maria Teresa Horta
(Lisboa, 20 de maio de 1937 – 86 anos) Escritora e poetisa Frequentou o liceu D. Filipa de Lencastre Estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Fez parte do grupo Poesia 61 Publicou diversos textos como: "Diário de Lisboa”, “República”, “A Capital” Fez parte do Movimento Feminista de Portugal, juntamente com Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa, as “Três Marias”. Em conjunto, lançaram o livro “Novas Cartas Portuguesas”, que causou um forte impacto e contestação.
“MINHA SENHORA DE MIM”: publicado em 1971, compõe-se em 59 poemas, onde a mulher é o centro da narrativa e o centro do desejo sexual (a mulher comanda a ação dizendo ao homem o que deve fazer para agradar-lhe).Após a publicação deste livro, a polícia política prendeu Maria Teresa Horta, acusando-a de ofensa à “moral tradicional da nação”, e ameaça o encerramento da editora, caso voltasse a publicar alguma obra da autora.Maria Teresa Horta foi, pessoalmente, perseguida e espancada na rua por três homens.Após ter sido proibida, a obra contou com vários atos de apreensão, estando alguns dos autos respeitantes acessíveis no processo de Maria Teresa Horta, na Torre do Tombo.
Escola Secundária São PedroHistória A Francisco Botelho, nº6, 12ºI Juliana Figueira, nº11, 12ºI