Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Women writers
Daniela Rodrigues
Created on March 11, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Escritores Portugueses
Alice Vieira
Maria Alberta Menéres
Manuel Alegre
António Mota
Manuel António Pina
Este livro é uma narração dramática que nos fala de um rapaz com oito anos de idade e tem o nome de Manuel. O rapaz vive numa ilha rodeada de mar e coberta de névoa por todos os lados. Numa noite de Junho, ele acordou para beber água e ouviu os pais a discutirem no quarto deles. Percebeu que o seu pai se ia embora, trabalhar para a América.Um dia, ao ir para a catequese, o Manuel viu uns amigos perto da costa, onde estava um navio naufragado; chamava-se Dover. Na catequese, o padre disse para rezarem pelo salvamento daqueles náufragos. Nessa mesma noite, estava ele na cama muito quieto até que ouve uma voz a chamar “Manuel !”. De seguida, sentiu que uma mão o puxara.
Obra- Os Piratas
Alice Vieira
Nasceu a 20 de março de 1943 em Lisboa. Tem atualmente 81 anos. Trabalhou como jornalista e atualmente é escritora. Escreveu inúmeras obras de literatura infantojuvenil. Em 1994 foi-lhe atribuído o Grande Prémio Calouste Gulbenkian pelo conjunto da sua obra.
Pedro Alecrim, de António Mota, foi a obra de leitura orientada que tocou e emocionou os alunos, ao longo dos vinte e três capítulos.O livro narra a história de um menino que gostava de andar na escola, mas que, por circunstâncias da vida, foi forçado a crescer mais rapidamente do que era esperado. A pretexto da história do Pedro e dos amigos que com ele a partilham, esta obra remete para uma época em que, muitas vezes, a ida à escola foi secundarizada, em favor do trabalho que as crianças realizavam, contribuindo para o sustento das famílias, nomeadamente no campo.
Pedro Alecrim
Manuel António Pina
Nasceu a 18 de novembro de 1943 no Sabugal. Faleceu a 19 de outubro de 2012, no Porto. Licenciou-se em Direito e, entre 1971 e 2001, foi jornalista do Jornal de Notícias. Autor de uma vasta e premiada obra literária- desde poesia, ensaio, literatura infantil e ficção a teatro.
Chocolate à chuva Após o plano de férias de Mariana em Espanha ter fracassado, Mariana participa num acampamento organizado pela sua escola. Quando volta para casa, Mariana fica a saber que os pais de sua melhor amiga, Rita, pretendem divorciar-se. Rosa, minha irmã Rosa Mariana é uma menina de dez anos, filha única, que assiste ao nascimento da sua nova irmã Rosa. Recebe a nova irmã com desconfiança e pouca afetividade. A bebé Rosa contrai uma doença grave, pneumonia, ficando em risco de vida. Perante esta situação, Mariana passa a refletir melhor sobre o caso da sua irmã. Lote 12, 2º Frente Nesta obra, a família apresentada em Rosa, Minha Irmã Rosa muda de casa, após vários anos do nascimento de Rosa. Mudam-se para um apartamento na rua projetada à pequena praça B, lote 12, 2º frente, endereço que dá nome ao livro.
Maria Alberta Menéres
Nasceu a 25 de agosto em 1930 em Vila Nova de Gaia e faleceu a 15 de abril de 2019 em Lisboa. Publicou mais de 60 livros para a infância e a juventude (contos, poesia, banda desenhada, teatro e novela).
De um lado o chão do outro o mar e o seu cântico. Era uma vez um país entre Espanha e o Atlântico. Tinha por rei D. Dinis que gostava de cantar. Mas o reino era tão pouco que se pôs a perguntar: - E se o mar fosse um caminho deste lado para o outro?
1996 - As Naus de Verde Pinho Nunca a história da viagem de Bartolomeu Dias foi tão fácil de aprender. Num estilo muito próprio, Manuel Alegre conta aos mais novos, em verso, esta magnífica aventura empreendida por um extraordinário Capitão que levou no coração o país a navegar. Muitos perigos enfrentou e muitas batalhas travou e venceu para que o nome de Portugal nunca mais fosse esquecido.
Como surgiu a ideia de escrever a obra Ulisses? A ideia de escrever a obra Ulisses surgiu pelo facto de a autora, quando era professora, ter dado aulas de substituição sempre que alguma professora faltava na escola. Como não conhecia os alunos, começou a contar oralmente a história de Ulisses, o que gerou um grande entusiasmo, havendo tal adesão que, no final do ano, foi necessária uma sala polivalente para apresentar o final da história.
Obra mais estudada
Triologia de romances
Foi professora dos ensinos básicos e secundário nas disciplinas de Língua Portuguesa e de História e autora de inúmeros programas televisivos para crianças. Em 1986, recebeu o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças "pelo conjunto da sua obra literária e pela manutenção de um alto nível de qualidade". .
AS NAUS DE VERDE PINHO, de Manuel Alegre conta a grandiosa viagem de Bartolomeu Dias pela Costa Africana chegar ao Cabo da Boa Esperança.A História feita por um Capitão audaz e uma frota abastecida de coragem, determinação e esperança.AS NAUS DE VERDE PINHO é o livro escrito por Manuel Alegre – Prémio de Literatura Infantil António Botto, inserido no Plano Nacional de Leitura e recomendado pelas Metas Curriculares de Português no 2º Ciclo. Um espectáculo sem idade, que recorda o lugar dos Portugueses no Mundo, e nos ensina que os maiores monstros e as verdadeiras tempestades estão dentro de cada nós, lado a lado com a nossa coragem e ousadia.Porque dentro de cada um de nós há um Bartolomeu Dias por descobrir, AS NAUS DE VERDE PINHO é um espectáculo mágico, para aprender, ouvir e sentir.
As naus de verde pinho
Os Piratas A obra literária, "Os piratas", do escritor Manuel António Pina é lida e analisada nas aulas de Português. Esta obra conta uma história maravilhosa, sobre a amizade de Manuel e Ana, dois jovens amigos, e a tragédia que os dois vão relembrando no desenrolar da história. A tragédia que eles vão relembrando ao longo do livro é do naufrágio do "Dover", onde todos os corpos das pessoas que estavam no barco foram encontrados, menos o de Robert, filho de Lady Elizabeth e noivo de Ana. Continuando a história mais para a frente, Manuel conta a Ana um sonho que ele teve que é sobre os piratas que vieram até à ilha onde eles moravam, e esse sonho coincidia com o que Lady Elizabeth teve, em que esta vê Robert a ser levado pelos piratas. Ana ficou apavorada, começou a dizer conspirações a Manuel e ele tentou acalmá-la. O autor deixou a história sem dar a conhecer a verdade sobre o desaparecimento de Robert, para que todas as pessoas possam imaginar e criar um final.
António Mota
Nasceu a 16 de julho de 1957 em Vilarelho, Ovil, em Baião. Tem atualmente 66 anos.
Obra "Pedro Alecrim" Pedro Alecrim é um jovem que, como tantos outros da sua aldeia, passa os dias entre a escola, os amigos e o trabalho na lavoura para ajudar a família. Não se queixa da vida que leva e descreve-a com ternura e com verdade.