Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

A origem da Vida

Trabalho realizado por: Luís Henrriques, maria tunes e Xavier Rafael

  • Introdução
  • Teorias sobre a Origem da Vida
  • A Terra Primitiva
  • A Experiência de Miller-Urey
  • A Evolução da Vida
  • Conclusão
  • Perguntas e Respostas

Índice

A origem da vida é um dos temas mais fascinantes e complexos da ciência, envolve diversas disciplinas como biologia, química, astrofísica e geologia. Ainda não existe um consenso sobre como exatamente a vida surgiu na Terra, mas com o passar do tempo várias teorias foram propostas

A vida é um estado de atividade biológica em que um organismo desenvolve capacidades como o crescimento, a capacidade de reagir ao ambiente, a reprodução e a adaptação. Isto inclui plantas, animais, fungos, protistas, arqueas e bactérias. Além disso, a vida também pode referir-se ao período entre o nascimento e a morte de um organismo.

Definição de vida

Teoria da Biogênese

Teoria da Panspermia

Teoria criacionista

A teoria Criacionista é uma crença religiosa que afirma que a humanidade, e toda a vida na Terra e no Universo são frutos da criação de um ser sobrenatural. Esta teoria parte do pressuposto de que essas criações não estariam sujeitas a evoluções ou transformações.

Teoria criacionista

Info

A teoria da Biogênese explica a origem dos seres vivos, afirma que todos os seres vivos derivam de outros seres vivos preexistentes. Esta teoria é resumida pela frase em latim “Omne vivum ex vivo”, que significa "toda vida vem da vida"

teoria da Biogênese

Info

A teoria da Panspermia sugere que a vida na Terra pode ter origem em outros lugares do universo. Segundo essa teoria, microrganismos ou precursores da vida podem ter sido transportados para a Terra através de meteoritos, poeiras cósmicas ou até mesmo naves espaciais

Info

teoria da Panspermia

Info

A atmosfera primitiva era muito diferente da que temos hoje. Acredita-se que era composta principalmente por metano, amônia, vapor de água e dióxido de carbono, com pouco ou nenhum oxigênio. Essa atmosfera criou um ambiente redutor, o que significa que era favorável à formação de moléculas orgânicas complexas a partir de moléculas simples.

a constituição da atmosfera primitiva

Esta é atualmente a teoria mais aceite para explicar a origem da vida. Proposta por Oparin e Haldane, sugere que a vida começou com a formação de moléculas orgânicas simples que, através de uma série de reações químicas, tornaram-se cada vez mais complexas até que foram capazes de se replicar e evoluir, dando origem à vida como a conhecemos

teoria da Evolução Química

Na experiencia de Miller-Urey, Stanley Miller e Harold Urey tentaram recriar as condições da Terra primitiva em um laboratório. utilizaram uma mistura de gases que acreditavam estar presente na atmosfera primitiva, constituida por: amônia, metano, hidrogênio e vapor de água. Esses gases foram aquecidos e arrefecidos em um ciclo contínuo e submetidos a descargas elétricas para simular relâmpagos.

A Experiência de Miller-Urey

Info

As conclusões da experiência foram significativas por várias razões:

  • Consegui-se demonstrar que processos naturais poderiam transformar uma química simples em uma química complexa, potencialmente levando à vida.
  • Sugeriu que a vida na Terra poderia ter-se originado a partir de reações químicas espontâneas.
  • Através de reanálises do material original da experiência revelaram a presença de 22 aminoácidos, em vez dos 5 publicados no artigo original, indicando que a síntese de compostos orgânicos sob essas condições pode ser mais eficiente do que se pensava inicialmente.
  • Portanto, a experiência de Miller-Urey é uma referência importante nos estudos sobre a origem da vida.

Em conclusão, a origem da vida permanece como um dos maiores mistérios da ciência. Embora várias teorias tenham sido propostas ao longo dos anos, a biogênese é a masi aceite, dizendo que a vida surge de outras formas de vida, seguindo princípios científicos. A busca contínua para perceber-mos as nossas origens. a ciência continua a desvendar estes enigmas fascinantes.

Conclusão

Espermos que tenhas Gostado!!!

Perguntas???

  • No entanto, foi Louis Pasteur quem derrubou definitivamente a teoria da Abiogênese através das suas experiencias , fortalecendo a teoria da Biogênese

A teoria da Biogênese surgiu como uma alternativa à teoria da Abiogênese, que defendia que os seres vivos surgiam espontaneamente apartir de matéria não viva. Várias experiencias foram realizadas para comprovar e fortalecer cada uma das teorias.

A teoria da biogênese, afirma que a vida só pode surgir a partir de uma vida preexistente, sendo um pilar fundamental da biologia moderna.

  • Após uma semana da realização da experiencia, Miller e Urey encontraram aminoácidos e bases nitrogenadas na mistura, além de cianeto e formaldeído. Estes compostos são os blocos de construção da vida, frequentemente referidos como a “sopa prebiótica”.

Após umas semana...

O criacionismo é um discurso baseado em tradições escritas que buscam explicações literais para narrativas mítico-religiosas presentes nas escrituras de diferentes religiões. Assim, cada religião no mundo construirá a sua própria teoria criacionista.

“O universo é uma obra de arte meticulosamente projetada pelo Criador supremo.”

  • Além disso, acredita-se que os oceanos da Terra primitiva eram uma “sopa primordial” de moléculas orgânicas. Essa sopa primordial, juntamente com as condições ambientais extremas e a atmosfera redutora, pode ter fornecido o ambiente necessário para a formação das primeiras formas de vida.

A Terra era um lugar muito quente, com vulcões ativos e frequentes tempestades. No entanto, acredita-se que essas condições extremas podem ter sido necessárias para a origem da vida. Por exemplo, a energia das tempestades pode ter ajudado a catalisar as reações químicas que levaram à formação de moléculas orgânicas complexas.

Condições Ambientais

  • A primeira é que os elementos químicos básicos necessários para a vida, como carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, estavam presentes na Terra primitiva. Esses elementos poderiam ter se combinado para formar moléculas simples, como água, amônia e metano.
  • A segunda ideia é que essas moléculas simples poderiam ter se combinado para formar moléculas mais complexas, como aminoácidos e nucleotídeos, os blocos de construção das proteínas e do DNA, respectivamente. Isso poderia ter ocorrido na “sopa primordial” dos oceanos da Terra primitiva, ou em fontes hidrotermais no fundo do oceano.

A teoria da evolução química baseia-se em várias ideias fundamentais

Info

Info

A terceira ideia é que, uma vez formadas, essas moléculas complexas poderiam ter se organizado em estruturas chamadas coacervados ou microesferas, que tinham propriedades semelhantes às das células vivas. Essas estruturas poderiam ter servido como os primeiros protocélulas, fornecendo um ambiente protegido onde as reações químicas que levam à vida poderiam ocorrer. Finalmente, a teoria da evolução química sugere que, com o tempo, essas protocélulas poderiam ter desenvolvido a capacidade de se replicar, levando à primeira forma de vida.

É importante notar que, embora a teoria da evolução química seja amplamente aceita pela comunidade científica, ainda há muitas perguntas sem resposta. Por exemplo, ainda não está claro como exatamente as moléculas simples se combinaram para formar moléculas complexas, ou como as protocélulas desenvolveram a capacidade de se replicar. No entanto, a pesquisa continua e novas descobertas estão sendo feitas o tempo todo, ajudando-nos a entender melhor a incrível jornada da vida na Terra.

  • Nova Panspermia: Proposta por Fred Hoyle e Chandra Wickramasinghe, sugere que a vida existe em todo o universo, nas nuvens interestelares, e pode chegar à Terra a partir do núcleo de cometas.
  • Panspermia Dirigida: Proposta por Francis Crick e Leslie Orgel, sugere que esporos transportados por uma nave espacial chegaram à Terra por vontade de seres extraterrestres inteligentes.

Existem duas versões principais dessa teoria que são discutidas atualmente