Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

O método experimental e o progresso do conhecimento do homem da natureza

Século XVIII

Começar!

índice

1. Introdução

2. "Pra começar"

3. A Revolução Científica

4. O Método Experimental Como Nova Via Para Atingir O Conhecimento

5. O Progresso da Ciência Médica

6. O Conhecimento do Universo

7. Conclusão

8. Referências

fig. 1: Louis XVI dando instruções a Lá Perouse.

Introdução

Neste trabalho, iremos falar sobre o progresso do Homem e da Natureza, segundo o método experimental. Vamos também explicar de uma forma breve o funcionamento da ciência no Século XVIII, bem como o que originou na sociedade da época. Como principal objetivo, condicionar os leitores à compreensão do que foi a Revolução Científica, e o impacto que teve na vida quotidiana do Homem, bem como as mudanças que se estabeleceram no Universo.

"pra comeÇAR..."

Até ao século XVII, a visão predominante era de um mundo desagradável, no qual misturava o natural com o sobrenatural, explicando fenómenos através da intervenção divina, do diabo ou pela astrologia. O conhecimento académico mantinha-se introduzido por superstições medievais, como a autoridade de Aristóteles, Ptolomeu, Galeno e Santo Agostinho. O Renascimento trouxe uma mentalidade crítica e despertou um novo interesse pelo mundo natural, resultando em gabinetes de curiosidades e sociedades científicas, tais como a Academia de Lyncei em Roma, a Academie des Sciences em Paris, e a Royal Society em Londres, protegidas pela realeza e dedicadas ao debate, experimentação e divulgação de descobertas científicas.

A Revolução Científica

No século XVII, assistiu-se a um interesse crescente pelas Ciências Naturais, como a Física, Química, Matemática, Astronomia, Botânica e Biologia, destacando-se figuras como Galileu, Kepler, Newton, Boyle e Harvey. Um grupo de filósofos experimentais defendia que o conhecimento da natureza só podia ser alcançado através da observação direta e sistemática dos fenómenos, promovendo uma acumulação gradual de conhecimento. Este movimento desencadeou uma revolução científica que alterou profundamente as concepções sobre o Homem e a Natureza.

Quem foram alguns destes Filósofos?

Quem foram alguns destes Filósofos?

Johannes Kepler foi um astrónomo, astrólogo e matemático da Alemanha, considerado como figura-chave da Revolução Científica do Século XVII.

Robert Boyle foi um filósofo naturalista, químico e físico da Irlanda. Destacou-se pelos seus trabalhos realizados dentro das suas áreas de estudo.

Galileu Galilei foi um astrónomo e físico da Itália, que se destacou como um dos principais símbolos da Revolução Científica do Século XVII.

fig. 5: Francis Bacon (1561-1626).

fig. 4: René Descartes (1596-1650)

O Método Experimental Como Nova Via Para Atingir O Conhecimento

No século XVII, frente a erros nas autoridades científicas existentes, experimentalistas, como Francis Bacon e René Descartes, desenvolveram as bases do Método Científico. Bacon, em 1620, enfatizou a observação e experimentação para formular hipóteses e leis, promovendo um método indutivo de investigação. Descartes, em 1637, introduziu a dúvida metódica e o valor do raciocínio lógico, estendendo a aplicação do método científico além da ciência, até mesmo para fundamentar a existência de Deus. Este período também viu a matemática ser elevada a linguagem universal para fenômenos quantificáveis, graças a pensadores como Spinoza e Leibniz, pavimentando o caminho para as ciências exatas e uma compreensão mais profunda da natureza e do ser humano.

O que foi o Modelo Heliocêntrico?

O Heliocentrismo é uma teoria científica que consiste na caracterização do Sol como centro do Universo. Este Modelo foi desenvolvido tanto por Nicolau Copérnico (1473-1543), quanto por Galileu Galilei (biografia na página 3).

Fig. 6 :Nicolau Copérnico e a Revolução do Cosmo.

O Progresso da Ciência Médica

No século XVII, regista-se um progresso científico de tal forma acentuado que é comum associá-lo a uma verdadeira Revolução Científica. Esta revolução foi sustentada na observação e posterior organização do mundo sob princípios comuns, encontrando em finais do século XVI, com o modelo Heliocêntrico, proposto por Nicolau Copérnico, um primeiro afloramento da noção de que também a Terra estaria sujeita a leis matemáticas universais. Mas é nas primeiras décadas do século XVII que se dão duas contribuições decisivas para que se verificasse um desenvolvimento científico até aí sem precedentes: o estabelecimento do Método Experimental e a definição da Dúvida Metódica cartesiana.

fig. 7: Isaac Newton.

O Conhecimento do Universo

No século XVII, Galileu Galilei desafiou a visão geocêntrica dominante, defendendo o heliocentrismo de Copérnico em seu "Diálogo Sobre Os Dois Principais Sistemas Do Mundo" de 1633, o que o levou a ser acusado de heresia pela Igreja Católica. Johannes Kepler complementou essa revolução ao elucidar o movimento planetário, enquanto Isaac Newton, com sua Lei da Gravitação Universal, revolucionou a compreensão dos movimentos celestes e terrestres. Esses desenvolvimentos marcaram o início de uma nova era na ciência, superando a visão geocêntrica e ampliando o entendimento do Universo.

fig. 8: Blaise Pascal.

Conclusão

Para concluir, deixamos abaixo um excerto de “Pensamentos” escrito por Blaise Pascal (1623-1662), no qual vos mostra brevemente o papel do Homem e da Natureza na sociedade dos Séculos XVII e XVIII (retirado da página 108 do manual). O valor do pensamento “ O Homem não é senão um junco, o mais frágil da Natureza, mas é um junco pensante. O Universo inteiro não precisa de se armar para o esmagar, um vapor, uma gota de água bastam para o matar. Mas, mesmo que o Universo o esmagasse, o Homem seria ainda mais nobre do que aquele que o mata, pois sabe que morre e a vantagem que o Universo tem sobre ele. O Universo não sabe nada disso. Toda a nossa dignidade consiste pois no pensamento. É a partir dele que devemos elevar-nos e não a partir do espaço e do tempo, que não saberíamos preencher. ” Blaise Pascal, Pensamentos, XVIII. .

Trabalho realizado por:

Clara tinoco Erica Fernandes Gustavo Francisco Rui Sá

FIM!!