Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

«ESCREVO PARA DESASSOSSEGAR»

estratégia pedagógica PARA ABORDAR «Memorial do Convento» de JOSÉ Saramago

2.ª aTIVIDADE

4.º Grupo : Visão crítica da obra ( classificação do narrador e crítica de costumes do sec. XVIII);5.º Grupo : Dimensão simbólica da obra ( análise dos excertos do manual caps. IX, XIV, XV, XXV)

Trabalho de Grupo: Linhas de Ação1.º Grupo : A promessa do Rei e a Construção do Convento (análise de excertos do manual Caps. I, X, XVIII,XIX, XX e XXI);2.º Grupo : Baltasar e Blimunda, a sublimação do Amor (análise dos excertos do manual Caps. IV, V,VIII, IX,X,XIII)3.º Grupo: A construção da Passarola - o elogio do Sonho (análise dos caps. VI,XIV, XV, XVI)

estratégia pedagógica para abordar os principais temas da obra «Memorial do convento» de Saramago

Proposta de trabalho:Elaboração de um Trailer literário

  • Trabalho de Grupo: Orientações
  • Após cada apresentação, haverá um espaço para discussão e feedback. Os colegas devem fornecer comentários sobre o que funcionou bem e sugestões de melhoria
  • Trabalho de Grupo: Orientações
  • Podem recorrer a pequenos excertos dos capítulos, imagens relacionadas, música e narração para criar um vídeo (15 a 20 minutos) que transmita o tom, os temas e as personagens da obra.
  • Elaborar um roteiro para o trailer literário, decidindo quais os elementos que serão incluídos e como serão apresentados em vídeo (narrados, dramatizados, imagem, excerto da obra, entre outros).
  • Trabalho de Grupo: Orientações
  • Trabalho de Grupo: Orientações
  • Ferramentas que poderão utilizar:

Esta atividade não só ajudará os alunos a compreender melhor a história, mas também a desenvolver as suas competências de interpretação,síntese,análise,digitais, cooperação, espírito crítico e comunicação.Tratam-se de competências essenciais patentes no PASEO.

Objetivos de Aprendizagem

1. • Compreender os principais temas, personagens e elementos narrativos de "Memorial do Convento".

2• Desenvolver competências de síntese e análise ao condensar a história num trailer literário.

3.Explorar o uso de imagens, música e narração/dramatização para transmitir o tom e os temas da obra.

4. • Promover a criatividade e a colaboração na produção de conteúdo audiovisual.

Ser Professor de Português do sec. XXILa Salete Ferreira

«ESCREVO PARA DESASSOSSEGAR»

FIM

Do you have an idea?

With Genially templates you can include visual resources to leave your audience speechless. Also highlight a specific phrase or data that will be engraved in the memory of your audience and even embed surprising external content: videos, photos, audios... Whatever you want!Need more reasons to create dynamic content? Well: 90% of the information we assimilate comes through our sight and, furthermore, we retain 42% more information when thecontent moves.