Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Diversidade

e Sexualidade

índice:

  1. As diferentes identidades de gênero;
  2. As diferentes orientações sexuais;
  3. Os desafios e as barreiras enfrentadas pela comunidade LGBTQ+;
  4. Quais os avanços legais, sociais e culturais alcançados na promoção dos direitos e da inclusão LGBTQ+;
  5. estratégias e práticas para promover um ambiente inclusivo e acolhedor para indivíduos de todas as orientações sexuais e identidades de gênero;
  6. Pesquisa bibliográfica; Entrevistas e Análise de mídia
  7. Algumas porcentagens e estudos da comunidade LGBTQ+ no mundo:

A identidade de gênero diz respeito à como uma pessoa se sente em relação ao próprio gênero, o gênero não está só relacionado à anatomia dos órgãos genitais mas a autoimagem da pessoa é o fator que mais se sobressai já que ela se define conforme a sua percepção de si mesma. Cisgênero: é a pessoa que se identifica com o sexo biológico designado no momento de seu nascimento. Transgênero: é quem se identifica com um gênero diferente daquele atribuído no nascimento. Não-binário: é alguém que não se identifica completamente com o “gênero de nascença” nem com outro gênero. Esta pessoa pode não se ver em nenhum dos papéis comuns associados aos homens e as mulheres bem como pode vivenciar uma mistura de ambos.

Quais diferentes identidades de gênero

Quais diferentes orientações sexuais

02

Orientação sexual pode ser simplesmente definida como o desejo sexual que um indivíduo sente por outro, por ex: um “homem transgênero” pode sentir atração tanto por homens quanto por mulheres. Os tipos de orientações sexuais mais comuns são: Heterossexual: atração pelo sexo oposto. Homossexual: atração pelo mesmo sexo. Bissexual: atração por ambos. Assexual: atração por nenhum. Embora a pessoa não sinta desejo sexual, é capaz de manter um relacionamento amoroso. Pansexual: atração por pessoas, independente de sexo.

A comunidade LGBTQ+ enfrenta uma série de desafios e barreiras em todo o mundo, embora a natureza e a intensidade desses desafios possam variar de acordo com fatores como cultura, religião, legislação e políticas governamentais.

  1. Discriminação e Preconceito: Pode se manifestar de várias formas, incluindo bullying, exclusão social, dificuldades de emprego,etc....
  2. Legislação Discriminatória: Em alguns países a leis discriminam pessoas LGBTQ+, como a criminalização da homossexualidade como a Arábia Saudita,Catar,etc....
  3. Violência e Crime de Ódio: Pessoas LGBTQ+ podem enfrentar risco de violência e crime de ódio devido à sua identidade de gênero ou orientação sexual, incluindo agressões físicas, estupros corretivos e até assassinatos.

desafios e as barreiras enfrentadas pela comunidade LGBTQ+

4. Acesso a Serviços de Saúde: pessoas LGBTQ+ enfrentam dificuldades no acesso a cuidados de saúde adequados, incluindo serviços relacionados à saúde sexual e reprodutiva, tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, etc...5. Falta de Apoio Familiar e Comunitário: Muitos jovens LGBTQ+ enfrentam rejeição ou falta de apoio de suas famílias e comunidades.6. Estigma e Pressão Social: O estigma pode levar a problemas de autoestima, isolamento social e até mesmo a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.7. Desigualdade Econômica: A sociedade enfrenta desigualdades econômicas, como disparidades salariais e dificuldades de acesso a oportunidades de emprego e educação devido à discriminação.8. Acesso a Serviços Jurídicos e Direitos Civis: Em muitos lugares, as dificuldades no acesso à justiça e na garantia de seus direitos civis, incluindo casamento, adoção, e acesso a documentos de identidade que correspondam à sua identidade de gênero.

Quais os avanços legais, sociais e culturais alcançados na promoção dos direitos e da inclusão LGBTQ+;

02

Legalização do Casamento Homoafetivo: Isso garante às pessoas LGBTQ+ os mesmos direitos e proteções legais que os casais heterossexuais. Leis Antidiscriminação: Leis que proíbem a discriminação com base na orientação sexual e identidade de gênero têm sido promulgadas em várias nações, abrangendo áreas como emprego, educação e serviços públicos. Identidade de Gênero e Reconhecimento Legal: Em muitos lugares, as pessoas transgênero podem agora alterar legalmente seu gênero e nome em documentos de identificação, permitindo uma congruência mais completa entre sua identidade de gênero e a documentação oficial.

Promover um ambiente inclusivo e acolhedor para pessoas de todas as orientações sexuais e identidades de gênero requer um esforço consciente e contínuo por parte de instituições, organizações e indivíduos.

  • Educação e Conscientização: Oferecer programas de treinamento e workshops para funcionários e membros da comunidade e promover uma compreensão mais profunda das experiências desses grupos.
  • Políticas Inclusivas: Implementar políticas claras e inclusivas que proíbam a discriminação com base na orientação sexual e identidade de gênero em todas as áreas, incluindo contratação, promoção, remuneração e acesso a serviços.
  • Recursos e Apoio: Fornecer recursos e apoio específicos para pessoas LGBTQ+, como grupos de apoio, conselheiros treinados em questões LGBTQ+ e informações sobre serviços de saúde e suporte disponíveis.
  • Linguagem Inclusiva: Usar linguagem inclusiva em documentos, formulários, comunicações e materiais de marketing para garantir que todas as identidades de gênero e orientações sexuais sejam reconhecidas e respeitadas.

Estratégias e práticas para promover um ambiente inclusivo e acolhedor para indivíduos de todas as orientações sexuais e identidades de gênero;

Pesquisa bibliográfica; Entrevistas e Análise de mídia, etc.

02

Uma entrevista:https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=BCuhfPCfIyg Análise de mídia: https://exame.com/esg/consumo-e-presenca-de-lgbtqia-na-midia-e-revelado-em-estudo-da-nielsen/Noticias:https://www.cut.org.br/noticias/mm-lgbti-e-assassinado-a-cada-34-horas-no-pais-aponta-relatorio-b8ebhttps://www.publico.pt/2019/03/01/p3/noticia/portugal-destino-gay-friendly-mundo-ha-homofobia-1863917

Algumas porcentagens e estudos da comunidade LGBTQ+ no mundo:

O mais recente inquérito Ipsos LGBT+ Pride 2023 revela que, em média, 9% dos adultos em 30 países se identificam como LGBT+. O estudo também mostra:

  • Um aumento do número de inquiridos que conhecem pessoas LGBT+
  • Aprovação da maioria dos países da possibilidade de casais do mesmo sexo se casarem e adotarem crianças;
  • Apoio generalizado à proteção das pessoas transgénero contra a discriminação no emprego e no acesso à habitação.
Quando questionados sobre a sua orientação sexual, 3% dos inquiridos portugueses identificam-se como bissexuais e 2% como lésbica/gay/homossexual e apenas 1% se identifica como pansexual e assexual.Em termos globais, a percentagem média de indivíduos que se identifica como LGBT+ é de 9%, verificando-se que 3% dos adultos identificam-se como lésbicas ou gays, 4% como bissexuais, 1% como pansexuais ou omnisexuais e 1% como assexuais. Esta percentagem de adultos LGBT+ varia consoante as gerações a que pertencem e as regiões onde vivem. Os inquiridos pertencentes à Geração Z têm uma proporção duas vezes maior de se identificarem como bissexuais, pansexuais/omnissexuais ou assexuais em comparação com os Millennials. Já em relação à Geração X e Baby Boomers, esta proporção sobe para quatro vezes.

fim!

obrigada, espero que tenham gostado

Baby Boomers: nascidos entre 1946 e 1964. Geração X: nascidos entre 1965 e 1980. Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1981 e 1996. Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010. Geração Alfa: nascidos a partir de 2010.