Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

DA MATEMÁTICA

hiSTÓRIA

Realizado por: Valentim Fernandes Nº21 Turma: 8ºA

Página seguinte

Introdução

Hoje venho-vos falar sobre a História da Matemática proposto pelo professor Fernando Alves no âmbito da disciplina de Matemática.

cOMO sURGIU A matemáticA?

A matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico por volta de 3500 a.c. pois ambos os impérios precisavam de cobrar imposto ao seu público, organizar o plantio e a colheita, construir edificíos entre outras coisas. No entanto a matemática surge na pré-história pois o homem primitivo tinha como necessidade medir a distância entre fontes de água ou então para saber se seria capaz de capturar. E posteriormente, a partir do momento em que se tornou sedentário, precisou saber como equando ocorreriam as estações do ano pois isso era importante para saberem a época em que deviam plantar e colher. Devido a isto podemos entender que a matemática surgiu com a própria humanidade.

A história do Egito está muito ligada como rio Nilo, pois o povo egípcio precisava de aproveitar as vantagens das suas cheias. Por esse mesmo motivo eles desenvolveram modelos para determinar os tamanhos das terras. Para isso eles utilizavam partes do corpo humano para instituir medidas como os pés, o antebraço e o braço. Desenvolveram também uma escrita onde cada símbolo vale 10 ou múltiplos de 10. Fazendo alusão ao 10 dedos que temos nas mãos.

Matemática no Antigo Egito

Matemática no Império Babilônico

A formação da matemática na Babilônia está conectada com a necessidade do controlo dos impostos arrecadados. Os babilônicos não utilizavam o sistema decimal, em vez disso, eles utilizavam as falanges das mãos o que os possibilitava a contar até 60. Este sistema é designado por sexagenal e é a origem da divisão das horas e dos minutos em 60 partes. O sistema dos babilônicos é um sistema de numeração cuneiforme e escreviam os seus símbolos e tábuas de argila.

Os gregos metodizaram a respeito da natureza dos números, através da classificação deles em pares, ímpares, primos e compostos e números amigos e números figurados. Desta forma, os gregos conseguiram fazer da matemática uma ciência com teoria e princípios. Existiram vários matemáticos gregos que criaram conceitos ensinados até hoje como o Teorema de Pitágoras.

Matemática na Grécia Antiga

Matemática na Roma antiga

Os romanos continuavam a utilizar todas as descobertas feitas pelos gregos nas suas construções. Porém os números romanos eram representados por letras e o seu método de multiplicação facilitou o cálculo de cabeça. Hoje em dia ainda utilizamos a numeração romana para algumas coisas como por exemplo para indicar os capítulos dos livros ou então os séculos.

Al-Khwârizmî

Matemática na Idade Média

Durante a Alta Idade Média, a matemática foi confundida com uma superstição e por isso não era valorizada pelos estudiosos. No entanto, essa ideia é modificada a partir do século XI, tendo um uzbeque Al-Khwârizmî como um dos matemáticos mais destacados dessa altura por ter traduzido as obras matemáticas dos hindus, para a Casa da Sabedoria. As suas obras popularizaram entre os árabes os números como os que usamos hoje em dia e os comerciantes árabes apresentaram-nos aos europeus através de transações comerciais.

Isaac Newton

Matemática na idade Moderna

Na Idade Moderna foram conhecidos os sinais de adição e subtração, expostos no livro "Aritmética Comercial" de João Widman d'Eger, em 1489. Outra grande invenção foi a calculadora, criada pelo francês Blaise Pascal. E o inglês Isaac Newton descreveu a lei da gravidade através dos números e da geometria. As suas iseias consagraram o modelo heliocêntrico e até hoje são estudadas como as Leis de Newton.

Albert Einstein

Matemática na Idade Contemporânea

Com a Revolução Industrial, a matemática desenvolveu-se de uma forma extraordinária. Na álgebra, os matemáticos focavam-se no desenvolvimento da resolução de equações, quatérnios, grupos de permutações e grupo abstrato. E no século XX, as teorias de Albert Einstein reformularam o que era entendido como Física. Desta forma, os matemáticos viram-se diante de novos desafios para expressar em número as ideias do engenhoso cientista.

Com a apresentação deste trabalho espero que tenham aprendido bastante sobre a História da Matemática assim como eu aprendi ao realizar-lo.

Conclusão