Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Trabalho de Filosofia

Gonçalo Batista

Created on March 10, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

David Paleco nº3 Gonçalo Batista nº9

fILOSOFIA 10ºANO

A AÇÃO HUMANA E VALORES

Bibliografia

O que é o Compatibilismo ou Determinismo Moderado

O que é o Determinismo Radical

O que é o Livre-arbítrio

O que são acontecimentos voluntários e involuntários

Indice

Acontecimentos voluntários e involuntários

Acontecimentos voluntários e involuntários:

Os acontecimentos voluntários são ações que realizamos de forma intencional e consciente, onde temos controlo sobre as nossas ações e decidimos agir de acordo com a nossa vontade. Já os acontecimentos involuntários são eventos que ocorrem sem a nossa intenção ou sem o nosso controlo consciente, como as reações automáticas do nosso corpo. É importante lembrar que nem todos os acontecimentos se enquadram rigidamente nessas categorias, pois existem situações em que as nossas ações podem ser influenciadas por fatores externos ou internos. A vida é uma mistura fascinante de ações voluntárias e involuntárias!

Livre-arbítrio

Livre-arbítro:

O Livre arbítrio é a capacidade de fazer escolhas independentes, sem essas serem determinadas por fatores externos. É a ideia de que temos liberdade para decidir as nossas ações e tomar as nossas próprias decisões. O livre-arbítrio é um conceito importante na filosofia e levanta questões sobre responsabilidade, moralidade e o papel do indivíduo na sociedade.

Determinismo Radical

O que agora acontece resulta necessáriamente do que antes aconteceu

O ACONTECIMENTO (F) É O EFEITO INEVITÁVEL DE CAUSAS ANTERIORES

A B C D E F...

Determinismo Radical:

O Determinismo Radical é a ideia de que todos os acontecimentos do universo estão casualmente determinados, por acontecimentos anteriores e pelas leis da natureza, ou seja todos os acontecimentos têm uma causa e são provocados por um estado de coisas antecedentes, estando ligados uns aos outros por um meio de relações causais. Defende também que o livre-arbitrio é imcompatível com o determinismo radical.

Não temos livre-arbitrio

O determinismo é verdadeiro

Teses

Determinismo Radical:

+ info

1-

A fisica quântica (uma área da ciência), revela que existem acontecimentos no universo que não são totalmente determinados.

As descobertas científicas e o seu sucesso explicativo aumentam a confiança na crença de que todos os acontecimentos possuem causas determinadas.

Objeção

Argumento da ciência

Determinismo Radical:

+ info

2-

Ser livre implica apenas controlar as nossas ações e esse controlo, quando existe, não é uma ilusão, é real.

O livre-arbítrio é uma ilusão criada pela mente para dar sentido ás nossas ações, não sendo assim capaz de as explicar de outra forma.

Objeção

Argumento da ilusão

Determinismo Radical:

+ info

Determinismo Moderado

Temos livre-arbitrio

O determinismo é verdadeiro

Teses

+ info

Determinismo Moderado:

O Determinismo Moderado é a prespetiva segundo a qual temos livre-arbitrio e que este é compativel com o determinismo, mesmo que tudo esteja determinado há ações livres (desde que não sejamos obrigados ou forçados a fazer essa escolha, a nossa escolha é livre).

+ info

1-

Os casos imaginados por Frankurt são sequências causais deterministas, pelo que não provam nada acerca da definição do livre-arbítrio.

O livre-arbítrio não exige que o agente tenha alternativas reais de escolhas, mas apenas que tenha o controlo sobre a sua decisão.

Objeção

Argumento da rejeição das alternativas possíveis

+ info

Determinismo Moderado:

2-

Os deterministas moderados fogem ao problema quando alteram a definição de livre-arbítrio para conter apenas o princípio do contolo.

O livre-arbítrio consiste em ser capaz de responder pela orientação que damos às nossas ações, apesar delas serem determinadas.

Objeção

Argumento das razões e orientação

+ info

Determinismo Moderado:

Livro de Filosofia 10º ano ("10 agora"), Porto Editora

Bibliografia: