Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Ruas de Abril

Trabalho de hgp

Feito Por:Pedro CAsCÃOdAVID CASCÃOcAROLINA FERREIRA E JANETTE ROSÁRIO

Como funciona:

Você vai clicar no primeiro piones que está no ecrã, à medida que vai clicando vão aparecer mais.Ao todo são 10 pioneses.

Clicar para a próxima pagina

Este Mapa é sobre um trabalho de HGP sobre o 25 de Abril."Ruas de Abril"

Terreiro do paço

No dia 25 de Abril de 1974, esta praça era o principal centro de poder político do Estado Novo. O Movimento das Forças Armadas (MFA) incluiu-a no plano de operações como um objectivo a ocupar nesse dia, por se tratar de um símbolo do poder a derrubar, mas também por aqui se situarem os Ministérios do Exército e da Marinha, através dos quais o regime poderia interferir na acção militar em curso. A ocupação foi concretizada por uma força da Escola Prática de Cavalaria de Santarém, com cerca de 220 militares comandados pelo capitão Fernando Salgueiro Maia, capitão Mário Tavares de Almeida, tenente Alfredo Correia Assunção e tenente Rui Santos Silva. A esta força juntaram-se outras, enviadas pelo regime para combater os revoltosos. A conquista deste objectivo permitiu concretizar também a ocupação do Banco de Portugal e da Rádio Marconi, que foi comunicada ao Posto de Comando do MFA às 06H10 pelo Capitão Salgueiro Maia.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Aqui estava instalado neste edifício o Rádio Clube Português. O MFA incluiu-o no plano de operações com o objetivo de servir como Emissora do Movimento , através da qual seriam lidos dos seus comunicados.A conquista do objetivo foi confirmada ao Posto de Comando do MFA ás 03:20. O primeiro comunicado do MFA foi lido pelo jornalista Joaquim Furtado ás 04:26.

(03:32)

Rua Sampaio e Pina, 24

comando do mfa

Rua do arsenal

No dia 25 de Abril de 1974, desenrolaram-se neste local várias acções resultantes da oposição entre forças revoltosas da Escola Prática de Cavalaria e forças apoiantes do regime, do Regimento de Cavalaria 7. Foi neste confronto que o tenente Alfredo Assunção se distinguiu, ao procurar negociar com as forças opositoras, mantendo-se sereno, mesmo depois de ter sido agredido por um oficial das forças do regime. Os acontecimentos tiveram lugar entre as 07H00 e as 10H30.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Paulo de Carvalho

Transmitiu a primeira senha a canção: "E depois do Adeus" No dia 24 de abril de 1974 às 22:55, localizava-se neste edifício, um dos Emissores Associados de Lisboa que foiescolhida pelo MFA para transmitir a senha queassinalou o arranque da operação militar contra o regime.

Rua Elias Garcia 162, 7º

(22:55)

"E depois do Adeus"

Foi aqui que teve lugar um dos episódios mais significativos da Revolução dos Cravos, em 1974. No dia 25 de Abril, o primeiro-ministro do governo que esteve no poder durante 48 anos, Marcello Caetano, refugiou-se no quartel.

Largo do Carmo

No dia 25 de abril de 1974 de onde pelas 03:00 h desse , saiu uma força de constítuida por 2 companhias de caçadores- uma delas para garantir a segurança do Rádio Clube Português na rua sampaio e pina. estas ações envolveram cerca de 200 militares commandados de josé cardoso fontão e entre outros militares.

Quartel do batalhão de caçadores nº5

(03:00)

Quartel do Batalhão de Caçadores Nº5

largo de S.sebastião da pereira

No dia 25 de Abril de 1974, estava aqui instalado o Quartel-General do Governo Militar de Lisboa. Por ser o posto de comando das Unidades da Região Militar de Lisboa e um centro de comunicações de grande importância, o plano de operações do Movimento das Forças Armadas (MFA) previa a sua ocupação por uma força do Batalhão de Caçadores 5, que aqui chegou às 03H30 desse dia, constituída por cerca de 100 militares comandados pelo capitão Bicho Beatriz. A tomada do quartel foi confirmada ao Posto de Comando do MFA às 04H30, pelo Major José Fontão.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Largo da penha de França

Largo da Penha de FrançaNo dia 25 de Abril de 1974, estava aqui instalado o Comando da Legião Portuguesa. Por ordem do Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas (MFA), uma força da Escola Prática de Cavalaria de Santarém, saída do Terreiro do Paço e comandada pelo major Jaime Neves, ocupou estas instalações pelas 14H00, evitando qualquer tentativa de oposição às forças revoltosas.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Alameda das Linhas de Torres, 179

(02:50)

No dia 25 de abril de 1974, estava aqui instalado o quartel da Escola Prática de Administração Militar. Daqui saiu pelas 02:50 desse dia, uma força com o objetivo de ocupar os estúdios do Lumiar da Rádio Televisão Portuguesa situados nesta rua. Estiveram envolvidos cerca de 100 militares, comandados pelo capitão Teófilo Bento.

(03:15)

O Movimento de Forças Armadas incluiu-a no seu plano de operações como objetivo a ocupar, a fim de poder ser utilizada como Emissora de Reserva ao serviço do movimento, e também para evitar que o regime pudesse utilizá-la a seu favor.A ação foi levada a cabo por uma companhia. A conquista do objetivo foi confirmada ao posto de Comando do MFA ás 03:15h. Cerca das 08:30 foi aqui lido um dos cominicados do MFA.

Rua Quelhas