Hereditariedade Humana
Beatriz Ramos
Created on March 10, 2024
More creations to inspire you
ASTL
Presentation
ENGLISH IRREGULAR VERBS
Presentation
VISUAL COMMUNICATION AND STORYTELLING
Presentation
GROWTH MINDSET
Presentation
BLENDED LEARNING
Presentation
INTRO INNOVATE
Presentation
SUMMER ZINE 2018
Presentation
Transcript
Ano letivo 2023/24
Curso de Ciências eTecnologias - Biologia
Trabalho realizado por: Ana Ramos, 12ºA, nº01
Estudo de caso
Hereditariedade humana
E o mundo das autoimunes
Tiroidite de hashimoto
O que é?
Tiroidite de Hashimoto é uma doença autoimune em que o próprio organismo ataca a glândula tiroide. Ao longo do tempo, e em alguns casos, a tiroide pode aumentar o seu volume formando um bócio indolor. Na maioria dos casos, o hipotiroidismo também está presente, manifestando-se no aumento de peso, fadiga, depressão e dores generalizadas.
O uso de imonusupressores é uma via, no entanto, estes geram bastantes problemas. Por isso, só são usados quando os índividuos apresentam outras doenças autoimunes associadas (síndrome de overlap). Exames regulares para a avaliação da concentração de TSH devem ser realizados.
Vulnerabilidade genética (gene HLA-DR5 e/ou gene CTLA-4) desbloqueada por uma gravidez, dieta com excesso ou falta de iodo, exposição a radiação.A incidência da doença também aumenta em pessoas com outros distúrbios cromossómicos.
Tratamento
Fatores de risco
Causa
Presença de auto imunoglobulinas anormais como a hormona estimulante da tiroide (TSH). Os baixos níveis de homonas tiroideias circulantes (T3 e T4 livres) estimulam a libertação de grandes quantidades de TSH, o que leva à hipertrofia da glândula.
TIROIDITE DE HASHIMOTO
ÁRVORE GENEALÓGICA
Através da análise da árvore genealógica demonstrada e dos critérios de identificação de transmissão, conclui-se que a doença tiroidite de hashimoto é transmitida devido a um alelo anómalo autossómico recessivo.- Ambos os sexos são igualmente afetados;- Portadores heterozigóticos têm fenótipo normal;- A anamolia pode não se manifestar durante uma ou mais gerações.
HEREDITARIEDADE
T - alelo dominante saudávelt - alelo recessivo com anomalia para Tiroidite de Hashimoto
Os indivíduos com este genótipo são portadores da anomalia. A descendência destes com um indivíduo recessivo leva a 50% de possibilidade de descendentes com a doença. Por outro lado, a descendência de dois indivíduos heterozigóticos leva a 25% de possibilidade de descendentes doentes.
Tt
Os indivíduos com este genótipo apresentam a doença. A descendência de dois progenitores recessivos irá apresentar sempre a doença.
tt
TT
GENÓTIPO E FENÓTIPO
HETEROZIGÓTICO
HOMOZIGÓTICO RECESSIVO
HOMOZIGÓTICO DOMINANTE
Os indivíduos com este genótipo não apresentam a doença. A descendência destes com indivíduos homozigóticos recessivos é composta por elementos portadores.
Conclusão
O mundo das autoimunes está ainda em aberto para novas descobertas. No entanto, é necessária a análise de casos e estudos sobre famílias para uma boa compreensão destas doenças, uma vez que a transmissão de genes está por detrás do ciclo de vida de cada um de nós.
Dra. Elisabete Pinelo, especialista em medicina interna na ULSNE.
FONTE: