Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
perfume
Maria Duarte Nunes
Created on March 9, 2024
perfume
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Akihabara Connectors Infographic
View
Essential Infographic
View
Practical Infographic
View
Akihabara Infographic
View
Interactive QR Code Generator
View
Witchcraft vertical Infographic
View
Halloween Horizontal Infographic
Transcript
Perfume, História de um assassino
Jean-Baptiste Grenouille, o Nez!
"... o talento não significa nada, ao passo que a experiência, adquirida com humildade e trabalho árduo, significa tudo."- Patrick Süsking, Perfume: História de um assassino
Biografia do autor
Obra
Testemunhos
Patrick Süskind
BIOGRAFIA: Patrick Süskind nasceu a 26 de Março de 1949 em Ambach, Starnberger Lake, Baviera. De 1968 a 1974 estudou história medieval e moderna, em Munique e em Aix-en-Provence. Nos anos 80 trabalhou como guionista para o meio televisivo ainda antes de escrever O Perfume. O seu segundo romance A Pomba, mais tarde adaptado para teatro subiu ao palco do BAC Teatro (Londres) em Maio de 1993. Foi também autor de O Contrabaixo, a peça de teatro que teve a sua estreia em 1981, em Munique, tornando-se desde então uma das peças mais representadas na Alemanha, Suíça e Aústria. O seu conto The Story of Mr Sommer (1992) atingiu, tal como O Perfume, um estrondoso sucesso em todo o mundo. Patrick Süskind vive atualmente em Munique.
frases
A Obra
Jean-Baptiste Grenouille, órfão de pai e mãe, nasceu no meio dos odores nauseabundos do mercado de rua de Paris, rodeado de cabeças e tripas de peixe debaixo da banca onde a mãe trabalhava. Criado pela ama Madame Gaillard, Grenouille cresce desprovido de emoção e vai desvendando a sua capacidade extraordinária: um olfato muitíssimo apurado que lhe permite captar os cheiros de tudo o que o rodeia, incluindo o daquilo que as pessoas normais não cheiram (o vidro, o ar, o álcool…). Vagueando por Paris, aperfeiçoa o seu dote, sendo, até, capaz de guardar os cheiros na sua mente como se fossem livros numa biblioteca. Depois de trabalhar numa fábrica de curtumes, Grenouille consegue estabelecer-se numa perfumaria de Paris como aprendiz do mestre Baldini. Aí aprende as mais usadas técnicas de fabrico de perfumes, e contribui para a recuperação da reputação de Baldini. Não tardará a ambicionar produzir perfumes que sintetizem tudo aquilo que apenas o seu apurado nariz consegue cheirar. Contudo, as técnicas de Baldini não são suficientemente precisas para absorver tais odores. Por isso, dirige-se a Grasse, a cidade dos perfumes, com o objetivo de alcançar o seu sonho: criar um reino de odores que o torne poderoso em relação aos humanos inferiores que não conseguem alcançar a sua sensibilidade odorífera. É em Grasse que a história se adensa, com uma súbita vaga de assassinatos em circunstâncias invulgares.
Testemunhos anónimos:
"Gostei imenso deste livro. O vocabulário é simples e as descrições permitem ao leitor perceber os cheiros que Grenouille apreende. A história não é muito complexa, tem um desenrolar fluido e um final surpreendente. Confesso que estive à espera dos assassinatos durante a maior parte do livro, mas os acontecimentos que os precederam não me deixaram desiludida nem diminuíram a minha vontade de continuar a ler. O fim é impressionante e inesperado, e compensa a espera. Depois de se ler este livro, até começamos a tentar cheirar tudo o que nos rodeia para tentar ser como o Grenouille!"
"Este é um livro único e marcante. Quer se ame, quer se odeie, não é possível ficar indiferente. Foi a primeira, e única vez que li um livro em que me fascinei com o horror que sentia pela personagem principal. É incrível que eu sentisse aversão por aquele homem e ao mesmo tempo não o conseguisse largar. Atracção pelo abismo, talvez. A verdade é que é uma personagem terrivelmente bem construída e todo o livro gira em torno dela. É um apelo aos sentidos e às emoções."
⭐️ ⭐️ ⭐️ ⭐️ ⭐️
(...)
"É história de um assassino, de um louco, de um infeliz, mal-amado, de um génio e, no entanto, é a história de um só ser. Consegue despoletar, simultaneamente, repugnância, compaixão, ódio e risos por ser uma história tão absurda quanto cativante. A verdade é que marca pela diferença, talvez pela loucura ou pela malvadez, mas uma vez lido é um livro que jamais se esquece." "Este livro é tão poderoso que coloca o leitor a fazer uma viagem alucinante! Toda a capacidade olfactiva é exacerbada, durante a leitura. O enredo é brilhante, cheio de contornos misteriosos. É um livro completamente viciante."
¿Tienes una idea?
Usa este espacio para añadir una interactividad genial. Incluye texto, imágenes, vídeos, tablas, PDFs… ¡incluso preguntas interactivas! Tip premium: Obten información de cómo interacciona tu audiencia:
- Visita las preferencias de Analytics;
- Activa el seguimiento de usuarios;
- ¡Que fluya la comunicación!