resumo de CN
Carlota Silva
Created on March 7, 2024
More creations to inspire you
NORMANDY 1944
Horizontal infographics
LIZZO
Horizontal infographics
BEYONCÉ
Horizontal infographics
DEMOCRATIC CANDIDATES NOV DEBATE
Horizontal infographics
ONE MINUTE ON THE INTERNET
Horizontal infographics
SITTING BULL
Horizontal infographics
RUGBY WORLD CUP 2019
Horizontal infographics
Transcript
Resumo para Ciências
Rochas metamórficas
Tectitos e impactitos
Ciclo das rochas
Continuação do ciclo das rochas
Sedimentogénese
Metamorfismo
Teoria da deriva continental
Tectónica de placas
Os três tipos de rochas metamórficas são:Gnaisse- formado a partir do granitoArdósia- formada a partir do xistoMármore- formado a partir do calcário
Rochas metamórficas
Condições em que se formam as rochas: As rochas forma-se quando rochas são submetidas a alto calor, fluidos quentes ricos em minerais ou, mais comumente, alguma combinação desses fatores.
Rochas metamórficas
O que são impactitos:Impactitos são estruturas formadas em um evento de choque de corpos meteoríticos [, podendo ser classificadas conforme o grau de metamorfismo que sofreram durante o impacto, indo da fusão quase total da rocha a apenas alguns fraturamentos.O que são tectitos:Os tectitos são pequenas rochas de vidro com dimensões de até alguns centímetros que se crê terem sido formadas na sequência de impactos de grandes meteoroides com a superfície da Terra.
Tectitos e impactitos:
O ciclo das rochas é um fenômeno natural que ocorre de forma cíclica, contínua e infinita, envolvendo os processos de transformação das rochas ao longo do tempo. Esse ciclo é responsável pela renovação e transformação da litosfera terrestre, que é a parte sólida da Terra . Para compreender melhor como esse processo ocorre, é importante considerar os diferentes tipos de rochas: Rochas Magmáticas (rochas ígneas): Essas rochas se formam a partir do resfriamento do magma pastoso da Terra. Exemplos incluem o granito e o basalto. Rochas Sedimentares (rochas estratificadas): Resultam do acúmulo de sedimentos provenientes da erosão e intemperismo de rochas primitivas. O arenito e o calcário são exemplos desse tipo de rocha. Rochas Metamórficas: Surgem da transformação de outras rochas devido a processos como temperatura e pressão. O mármore e o gnaisse são exemplos de rochas metamórficas.
Ciclo das rochas
O ciclo das rochas é dividido em várias etapas:Magma: Começa no interior da Terra, quando o magma (rocha fundida ou lava) é expelido por atividade vulcânica. Ao chegar à superfície, o magma resfria e cristaliza, formando rochas magmáticas.Erosão: Resulta do desgaste do relevo causado pela água e vento.Sedimentação: Camadas de sedimentos são depositadas nas bacias sedimentares, levando à formação de rochas sedimentares.Enterro Tectônico e Metamorfismo: Com o tempo, as rochas sedimentares são enterradas e sofrem transformações químicas e físicas, originando rochas metamórficas.Fusão: A temperatura continua agindo na superfície, resultando na fusão do magma e sua transformação novamente em rocha ígnea.Após milhões de anos, o ciclo se reinicia, contribuindo para a dinâmica geológica da Terra .
Continuação
A sedimentogénese é a atividade que conduz à formação de materiais que constituem a matéria-prima das rochas sedimentares. A sedimentogénese envolve processos geológicos como a meteorização, a erosão, o transporte e a sedimentação desses materiais. Esses materiais podem ser resultantes da alteração de outras rochas ou de restos de seres vivos. A sedimentogénese é seguida pela diagénese, que consolida os sedimentos numa rocha.
Sedimentogénese
- As rochas de metamorfismo regional formam-se nas bacias de sedimentação, zonas de grande extensão ou na zona de choque de placas tectónicas. Agora imagina que a erosão continua e novos materiais serão depositados na bacia de sedimentação. Com o peso dos materiais a bacia "afunda" e atinge condições de pressão e temperatura médias, teremos, nesta altura a formação de uma rocha metamórfica. Os grãos constituintes das rochas da bacia, que anteriormente foram compactados e cimentados, vão reorganizar-se de forma a ocuparem menos espaço. Em síntese, as rochas metamórficas regionais são rochas metamórficas formadas numa bacia de sedimentação, numa zona de grande extensão ou numa zona de choque de placas tectónicas, em temperatura e pressão média. Dependendo de onde se forma, pode-se formar uma rocha diferente como a gnaisse, a ardósia e o xisto
Metamorfismo:
Metamorfismo:
O Alfred Wegener não conseguiu propor o mecanismo responsável pelo movimento dos continentes, teve que se esperar pela nova tecnologia da segunda metade do século para perceber as causas da deriva dos continentes.O conhecimento dos fundos oceânicos foi aprofundado na 2ª Guerra Mundial, isso foi conseguido a partir de novos aparelhos, os sonares, colocados em navios exploradores.Na verdade, Alfred Wegener veio revolucionar toda a Geologia, uma nova área de conhecimento geológico tinha aqui o seu nascimento, a Tectónica de Placas.Foi necessário conhecer a morfologia dos fundos oceânicos para que se conhecer o mecanismo responsável pelo movimento das placas continentais.
Teoria da deriva continental
As placas tectônicas são grandes blocos rochosos que formam a porção superficial da camada litosférica terrestre. A movimentação das placas tectônicas foi explicada por meio da chamada teoria de tectônica de placas. As placas tectônicas são classificadas conforme a sua localização geográfica em continentais, oceânicas e continentais e oceânicas. Os limites entre as diferentes placas tectônicas são de três tipos, de acordo com a movimentação dessas placas: divergentes, transformantes e convergentes.
Tectónica de placas