Deck genial
Maria Morgado
Created on March 7, 2024
More creations to inspire you
PRIVATE TOUR IN SÃO PAULO
Presentation
SUMMER ZINE 2018
Presentation
RACISM AND HEALTHCARE
Presentation
FACTS IN THE TIME OF COVID-19
Presentation
FOOD 1
Presentation
TANGRAM PRESENTATION
Presentation
COUNTRIES LESSON 5 GROUP 7/8
Presentation
Transcript
Estado Novo no contexto da 2ª Guerra Mundial
Durante a Segunda Guerra Mundial, Portugal sob o regime do Estado Novo liderado por Salazar adotou uma política de neutralidade. Embora economicamente frágil, o país conseguiu evitar o conflito direto mantendo relações comerciais com ambos os lados, embora tenha favorecido discretamente os Aliados. Salazar habilmente equilibrou as pressões das potências beligerantes, permitindo o uso de bases portuguesas pelos Aliados e fornecendo matérias-primas estratégicas.
Estado Novo no contexto da 2ª Guerra mundial
Os países do Eixo eram uma coalizão militar formada durante a Segunda Guerra Mundial, liderada por três potências principais: Alemanha, Itália e Japão. O termo "Eixo" originou-se do fato de que essas nações estavam alinhadas em torno de interesses comuns e compartilhavam objetivos estratégicos durante a guerra.
Relação com Países do Eixo
Em resumo, durante a Segunda Guerra Mundial, Portugal manteve uma posição oficial de neutralidade, porém as relações com os países ocidentais foram marcadas por uma inclinação em favor dos Aliados, especialmente em questões econômicas e humanitárias. Atitude fundamental para a sobrevivência do país e para a manutenção da sua independência durante um período tumultuado na história mundial.
Relação com Países ocidentais
+ info
Durante a Segunda Guerra Mundial, as autoridades portuguesas, lideradas por António de Oliveira Salazar, preocupavam-se com a segurança das colônias africanas de Portugal diante das ameaças de forças inimigas, especialmente após a invasão Alemã na Europa e a expansão Japonesa no Pacífico. Reconhecendo a importância estratégica das colônias Salazar procurou garantir sua defesa.
Acordo de Defesa Luso-Britânico
Defesa das colónias portuguesas ameaçadas durante o conflito
Durante o século XX, Portugal teve altos e baixos em relação á causa judaíca. Durante a Segunda guerra mundial, Portugal, adotou uma política de neutralidade, o que resultou em muitos refugiados vindos para Portugal á procura de segurança e melhores condições de vida. Embora Portugal tenha permitido a entrada de alguns refugiados, muitos deles foram barrados nas fronteiras ou enfrentaram bastantes dificuldades para terem o visto, uma vez que Portugal foi dos poucos países europeus a aceitar os refugiados.
Portugal e a causa judaíca
Após guerra
Após a Segunda Guerra Mundial, Portugal, continuou a enfrentar desafios em relação á sua comunidade judaíca e á causa judaíca em geral, houveram alguns casos de antissemitismo e discriminação contra judeus em Portugal ao longo do século XX, embora em menos escala do que em outros país europeus.