Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Trabalho realizado por : Francisco Rocha nº7, Dario Amorim nº4, Martim Santos nº17

educaçãoateniense

Start

a completar e diversificar a formação dos cidadãos, únicos a poderem ascender a cargos como os de arconte e de estratego e fazer parte da Eclésia e da Bulé. Assim, a educação não era acessível aos metecos e todos os que não fossem filhos de pais naturais da polis, e vai-se progressivamente complexificando a partir do século VI a. C.

Contudo, foram-se agregando cada vez mais componentes de forma a atingir o ideal da kalocagathia (síntese do belo e do bom, representados pela perfeição do corpo e do espírito)

Na época Arcaica, a educação dos jovens centrou-se sobretudo na vertente militar, completada com a ginástica, uma vez que era premente a necessidade de defender as cidades e a ginástica preparava os competidores para Jogos Olímpicos.

Em Atenas dava-se uma grande importância à educação, de tal forma que era a Eclésia ou Assembleia do povo que, por voto, elegia os encarregados da educação dos jovens entre os dezoito e os vinte anos, chamados efebos.

EducaçaoAteniense

O primeiro pilar, a ginástica ou gymnastike, contemplava atividades físicas com o objetivo de promover a saúde das crianças. Já no aspecto intelectual - mousike - as aulas eram focadas na apreciação da música, da dança e da poesia. Para os gregos, o equilíbrio entre o corpo físico e a alma era o modelo ideal para formar as virtudes da temperança e da moderação nos jovens.

A educação formal grega praticada em Atenas era direcionada somente aos homens a partir dos sete anos de idade e visava o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano, baseando-se em três pilares: a ginástica, a música e a escrita.

Na educação contemporânea, os objetivos são mais amplos e variados, incluindo preparar os alunos para uma variedade de carreiras e para a vida em uma sociedade moderna.

Na Atenas antiga, a educação tinha como principal objetivo preparar os cidadãos para participar na vida pública da cidade-Estado. Isso incluía o desenvolvimento de habilidades políticas, retórica, filosofia e física.

Objetivos da Educação

Diferenças entre edução ateniense e a atual.

Hoje, a educação é mais amplamente acessível, com leis que garantem o acesso à educação para todos os membros da sociedade, independentemente do sexo, status social ou origem étnica.

Acesso à Educação

Na Atenas antiga, a educação era predominantemente reservada para homens livres e de famílias abastadas. Mulheres, estrangeiros e escravos geralmente não tinham acesso à mesma educação.

video informativo

obrigado pela atenção!

FIM