Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Todos Juntos Bordamos

Carlos Miguel Madeir

Created on March 6, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Todos Juntos Bordamos percursos para cada um...

Projeto das Bibliotecas Escolares de Arraiolos

APRESENTAÇÃO

TODOS JUNTOS BORDAMOS PERCURSOS PARA CADA UM

Os alunos selecionados para a intervenção apresentam lacunas ao nível do seu aproveitamento escolar, o que tem vindo a exigir a mobilização de medidas no âmbito da promoção de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão. As sessões destinam-se a crianças com dificuldades de leitura e de aprendizagem, com receio de ler em voz alta, dificuldades de adaptação ao contexto escolar, baixa autoestima e para alunos de outras culturas e idiomas a frequentar as aulas de português língua não materna, entre outros. Todos beneficiam de medidas no âmbito do DL 54/2018, nomeadamente medidas seletivas ou adicionais.

Com todos bordamos percursos para cada um

Todos juntos podemos ler

Para fomentar práticas de leitura, de escrita e oralidade em diferentes contextos, formatos e suportes, pretende-se que os alunos selecionados para participar no presente projeto se capacitem, através de uma abordagem inovadora e diferenciadora, num ambiente diferente e acolhedor, facilitador e motivador da participação e da atenção das crianças. A covid 19 trouxe-nos desafios sobre os quais nos devemos debruçar. Os alunos apresentam peculiaridades que nos conduzem ao desenvolvimento de um trabalho exigente quer ao nível da consolidação de aprendizagens, quer ao nível da adaptação ao contexto escolar, promoção da motivação para as aprendizagens, quer ao nível da regulação do comportamento. Para promover, através da leitura, a equidade e a inclusão, mobilizamos para o efeito parcerias e recursos materiais. Pretendemos fazer sessões de leitura assistida por cães, uma abordagem inovadora e diferenciadora que traz recursos e contributos de especial relevo ao trabalho desenvolvido na área da promoção da leitura, na criação ou consolidação de hábitos de leitura. A presença do cão transforma o ambiente, tornando-se num elemento facilitador e motivador da participação e atenção das crianças de forma a desenvolver nos alunos capacidades para que se sintam de forma mais segura, elementos integrantes do grupo com que trabalham e onde estão. Pretende-se com esta metodologia que o cão intervenha como desbloqueador emocional e facilitador da comunicação através do vínculo que se estabelece entre as crianças e o cão.

Considera-se assim que esta metodologia de trabalho com os alunos poderá contribuir para que a leitura se converta num momento divertido, estimulando a motivação, a concentração e a imaginação da criança de uma forma totalmente natural e descontraída. Estas sessões inserem-se na Educação Assistida por Animais e pressupõem a identificação de um público-alvo específico no nosso Agrupamento, já diagnosticado ao nível das suas necessidades, com intervenção ao nível do contexto escolar a partir dos seus relatórios técnicos-pedagógicos, com a mobilização de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão, entre as quais terapias e acompanhamento específico (psicologia ou terapia da fala). Estes alunos de acordo com as competências adquiridas, a considerar também os alunos de português língua não materna, posteriormente contarão a história trabalhada nas sessões ou outra escolhida por eles, do seu país de origem, para lerem na turma onde estão colocados. Para incentivar uma cultura de leitura inclusiva nas escolas, tendo em consideração a diversidade dos leitores e as suas necessidades, as sessões terão como base a leitura de histórias combinadas previamente entre a escola e a dinamizadora das sessões. Pretende-se com esta metodologia atingir objetivos que visem desenvolver a capacidade de regular as emoções, aumentar interações verbais da criança e do grupo e fomentar as interações sociais, entre o desenvolvimento de outras competências.

Objetivo nº1 Despertar nas crianças emoções positivas no ambiente de leitura e favorecer a inclusão em contexto escolar. Ações/ atividades Sessões de leitura assistida por cães, programa de continuidade. Pretende-se com esta metodologia que o cão intervenha como desbloqueador emocional e facilitador da comunicação através do vínculo que se estabelece entre as crianças e o cão. A História lida será trabalhada posteriormente, num continuum de trabalho nas terapias (psicologia, terapia da fala) e/ou sessões com o professor da educação especial/professor titular ou de português. Pretende-se dinamizar uma sessão por mês entre os alunos e o cão. Assim haverá 3 sessões por mês ao longo de 6 meses, o que perfaz 18 sessões no primeiro ano, repetindo-se no segundo ano, para que possamos fazer sessões individuais ou em pequenos grupos e com esta periodicidade mais facilmente atingir os objetivos propostos. As histórias serão escolhidas entre a equipa do projeto escola e a dinamizadora tendo em conta a particularidade de cada criança/pequeno grupo. Para fomentar a interculturalidade e a cidadania ativa e inclusão iremos trabalhar também com os quatro alunos que assistem atualmente às aulas de Português não materna. As sessões de leitura terão início em outubro de 2024, decorrerão ao longo de dois anos. No primeiro ano começaremos com o primeiro ciclo e no ano seguinte alargaremos aos outros ciclos.

Metodologias/ estratégias As sessões individuais serão de 30m com cada aluno, em caso de grupo serão um pouco maiores. As sessões serão centradas na interação com o cão, com o objetivo principal de promover o prazer e a motivação para ler, criar/consolidar hábitos de leitura, bem como estimular a linguagem oral e o interesse e curiosidade das crianças por diversos temas, a integração na turma e a promoção de maiores índices de segurança e autoestima. Posteriormente as histórias serão trabalhadas num continuum de trabalho nas terapias (psicologia, terapia da fala) e/ou sessões com o professor da educação especial. Com as presentes ações prende-se promover também o trabalho interdisciplinar e multidisciplinar. Impactos Pretende-se desenvolver a capacidade de regular as emoções, aumentar interações verbais da criança e do grupo e fomentar as interações sociais, estimular a participação e as interações das crianças, estimular as funções cognitivas (memória, atenção concentração, linguagem, pensamento), aumentar a autoestima, reduzir a ansiedade relativamente à exposição em grupo e à leitura, melhorar a interiorização de conceitos, contribuir positivamente para trabalhar a memória a longo e curto prazo, promover a inclusão e interculturalidade.

Objetivo nº2 Promover o desenvolvimento de competências de leitura e incentivar o desejo e o prazer de ler. Ações/ atividades Posteriormente ao desenvolvimento das sessões assistidas por cão, pretende-se que a história lida seja trabalhada, num continuum de trabalho nas terapias (psicologia, terapia da fala) ou sessões com o professor do ensino especial, de acordo com as características e necessidade de cada criança que participa no projeto. Pretende-se que a Leitura seja promotora do desenvolvimento de competências leitoras e da promoção de comportamentos pró-sociais. As sessões de leitura terão início em outubro de 2024, decorrerão ao longo de dois anos. No primeiro ano começaremos com o primeiro ciclo e no ano seguinte alargaremos aos outros ciclos.

Metodologias/ estratégias Pretende-se que a história trabalhada num continuum no trabalho desenvolvido com os alunos, quer na psicologia, quer na terapia da fala ou nas sessões de trabalho com o professor da educação especial, tendo em conta o impacto emocional da mesma, pela metodologia utilizada. Impactos Com as ações propostas pretende-se o desenvolvimento do comportamento pró-social, desenvolver a capacidade de regular as emoções, aumentar interações verbais da criança e do grupo e fomentar as interações sociais, estimular a participação e as interações das crianças, estimular as funções cognitivas (memória, atenção concentração, linguagem, pensamento), aumentar a autoestima, reduzir a ansiedade relativamente à exposição em grupo e à leitura, melhorar a interiorização de conceitos, contribuir positivamente para trabalhar a memória a longo e curto prazo, promover a inclusão e interculturalidade. A partir de um trabalho interdisciplinar e multidisciplinar, pretende-se reforçar a implementação das medidas previstas no relatório técnico pedagógico de cada aluno.

Parcerias Câmara Municipal de Arraiolos, Biblioteca Municipal de Arraiolos: apoio ao projeto Beijinha&Patinhas (grupo de trabalho com os alunos). Equipa de técnicos especializados do agrupamento de escolas, professores da educação especial, professores titulares de turma (1º ciclo), professores de língua não materna e professores dos alunos que participam no projeto.

3 de outubro 2024

A Bella ouve a história - Um elefante diferente

7 de novembro 2024

Leitura de Azul

6 de janeiro 25

Apresentação do nosso projeto

Espaço onde se insere - Todos juntos bordamos percursos para cada um

+ info

Filme de divulgação

Todos juntos bordamos percursos para cada um

+ info

Todos juntos bordamos percursos para cada um

O Todos Juntos no Agrupamento de Arraiolos 6 de fevereiro

+ info

Todos juntos bordamos percursos para cada um

6 de março
A chegada da Bella à escola

Todos juntos bordamos percursos para cada um

6 de março

Avaliação em março

Foram implementadas, até à data, 5 das 6 sessões que constituem o programa. A regularidade das mesmas é mensal, com exceção de 2 sessões em que há (houve) um intervalo de 2 meses. As crianças demonstraram, desde o início, um interesse e motivação enorme, esforçando-se para ler, esforçando-se para melhorar através da repetição, sempre que solicitado. A regularidade das sessões é um fator negativo, pois seria necessária maior frequência - semanal ou duas vezes por semana - para adquirir e consolidar as competências leitoras. Em face da frequência, utilizamos como estratégia deixar aos alunos um livro que eles deveriam ler em casa, treinando a leitura, durante o espaço de tempo que medeia as sessões e a estratégia de alternar os co-terapeutas, no sentido de os motivar a treinar a leitura em casa para apresentar, na sessão seguinte, ao outro cão.

Foi claro o esforço e a motivação das crianças, para ler bem a história ao Mike ou à Bella; foi notória a satisfação em estarem naquele contexto, com a presença do cão, apesar de estarem a trabalhar (a leitura); foi notório o afeto e o carinho que rapidamente se desenvolveu entre as crianças, os cães e a equipa.Ainda que não tenha sido feita, ainda, uma avaliação formal, o comportamento das crianças demonstra a vontade que têm em usufruir da atividade - a verbalização de quererem que nós voltássemos mais cedo ou mais vezes, os abraços espontâneos no início e final da sessão.A experiência deste programa demonstrou, na prática, os benefícios do recurso aos cães em contextos de aprendizagem, sobretudo com crianças com problemáticas psicossociais, É um facto que os resultados atingidos estão interligados à regularidade da atividade, demasiado espaçada para permitir melhores resultados ao nível da aprendizagem, contudo acreditamos que a relação com o livro e com a leitura se alterou positivamente, e que se despoletou uma motivação para esta aprendizagem.

feed back das psicólogas que apoiam as crianças selecionadas

Relativamente à participação dos alunos no Projeto Todos juntos podemos ler- com todos bordamos percursos para cada um, gostaríamos de expressar a nossa satisfação com o envolvimento e o entusiasmo demonstrado pelos alunos participantes. De forma geral, ao longo das sessões observámos um aumento na confiança e no prazer dos alunos em relação à leitura dos livros trabalhados e satisfação pela sua participação nas sessões. O ambiente calmo e encorajador proporcionado pela presença do cão tem sido muito motivador para os alunos. Acreditamos que a leitura assistida por cães tem um impacto positivo no desenvolvimento dos nossos alunos, e esperamos que seja possível a continuidade deste projeto com a realização de sessões com uma maior frequência. Ana Fátima Santos e Margarida Barrenho

Os alunos intercalam o projeto e o apoio que têm com as psicólogas.

feed back dos professores titulares

"O feed back dos alunos é bom. Eles vêm entusiasmados e tem havido progressos significativos, em termos de leitura, em dois alunos: S. S. e S. C. Estão ambos com muito interesse e melhoraram as suas competências leitoras. Quanto ao aluno D. N., parece menos entusiasmado do que os colegas." "Em relação à minha aluna, Matilde Alves, o que tenho a referir é que a aluna gosta bastante de participar nas sessões. Vai sempre muito motivada e quando regressa gosta de me contar a mim e aos colegas da turma o que fez durante a sessão. Na minha opinião este tipo de atividades são sempre muito interessantes, desenvolvendo os alunos a vários níveis."

São os próprios alunos que escolhem alguns dos livros a ler e assumem as resposabilidade de preparar a leitura para o cão.

ArrRivar

Jornal do Agrupamento 2 edições

https://www.calameo.com/books/007871477d66b0b3a72e8 https://www.calameo.com/read/0079792570e9daacb4b2f

+ info

8 de maio em Arraiolos

Os alunos previamente prepararam a leitura e depois foram à turma prestar contas do que adquiriram ao longo do ano

Avaliação por parte dos alunos

resposta a um inquérito

Avaliação da PB

Como PB tinha a hipótese de fazer uma candidatura ao programa da RBE "Todos Juntos", tive conhecimento do trabalho de Elsa Beijinha e contactei-a. Juntas, pensámos neste projeto e assim nasceu a candidatura. Com o apoio das psicólogas da escola, selecionámos os alunos e fizemos uma vez por mês três sessões, cada uma delas com três alunos, o projeto decorreu assim ao longo do ano. O projeto de leitura assistida por cães, executado por Beijinhas&Patinhas, é uma iniciativa inovadora, acolhedora e extremamente benéfica para o desenvolvimento dos leitores, especialmente crianças. A presença dos cães durante as sessões de leitura cria um ambiente calmo, livre de julgamentos e emocionalmente seguro, o que ajuda os participantes a sentirem-se mais confiantes e motivados a ler em voz alta. Além de estimular a fluência e a compreensão leitora, o projeto também favorece o vínculo afetivo com os animais e promove valores como empatia, respeito e responsabilidade. É emocionante ver como os leitores se sentem à vontade ao lado dos cães, transformando o momento da leitura numa experiência prazerosa e inesquecível. A avaliação recebida quer por parte das docentes quer dos discentes é muito positiva. Esse tipo de projeto mostra como a biblioteca pode ser um espaço inovador de aprendizagem e bem-estar, indo muito além dos livros. Parabéns à equipa pela sensibilidade e criatividade em promover o amor pela leitura de forma tão única e inclusiva.

+ info

Avaliação dos alunos

Depois de analisadas as respostas dos 9 alunos, através da análise dos questionários, resulta a seguinte avaliação: - À questão ' Gostaste de participar nas sessões de leitura com a Bella e o Mike', a totalidade dos alunos respondeu 'GOSTEI MUITO' (al alternativas eram Gostei muito/ Gostei mais ou menos e Não gostei) - À questão 'Achas que melhoraste na leitura ao participar nestas sessões', a totalidade dos alunos respondeu 'MELHOREI (as alternativas eram Melhorei ou Não Melhorei) - À questão 'Depois destas sessões, gostas mais de Ler' : * 6 alunos responderam 'SIM, GOSTO MAIS DE LER' * 3 responderam 'MAIS OU MENOS * Nenhum dos alunos respondeu 'NÃO, NÃO GOSTO MAIS DE LER' - À questão 'Gostarias de continuar a ter sessões de leitura com a Bella e o Mike', a TOTALIDADE dos alunos respondeu SIM. - À questão aberta 'Queres dizer mais alguma coisa sobre a leitura com a Bella e o Mike', recolheram-se os seguintes elementos: * Foi muito divertido * Sim, porque foi bom participar * Gostei muito da bella e do Mike. Gostei muito do Luís e da Elsa. Queria continuar no projeto, por favor, quero continuar. * Eles são fofos * Eu gostei muito de ler com a Bella e o Mike e gostava de ler com eles outra vez para ler histórias diferentes * Eu gostei mais de ler para os cães do que ler sozinho. NOTA: O questionário era composto por 4 questões fechadas e 1 aberta. Foi construído numa linguagem simples e clara para permitir a fácil compreensão das perguntas pelos alunos.

Data

junho de 2025

Deixamos aqui um agradecimento à RBE - Todos Juntos que financiou o projeto e à CMA que apoiou transportando os alunos dos estabelecimentos de fora para a escola sede à psicóloga que nos facultou a informação necessária para selecionar os alunos. O nosso muito obrigada!!!

25-26

Apoio da CMA

Todos juntos conseguimos

de mensal o projeto passa a quinzenal

Obrigada!

Got an idea?

Use this space to add awesome interactivity. Include text, images, videos, tables, PDFs... even interactive questions! Premium tip: Get information on how your audience interacts with your creation:

  • Visit the Analytics settings;
  • Activate user tracking;
  • Let the communication flow!

Got an idea?

Use this space to add awesome interactivity. Include text, images, videos, tables, PDFs... even interactive questions! Premium tip: Get information on how your audience interacts with your creation:

  • Visit the Analytics settings;
  • Activate user tracking;
  • Let the communication flow!