saude infantil
Mariaines Fontes
Created on March 6, 2024
More creations to inspire you
SPANISH: PARTES DE LA CASA WITH REVIEW
Presentation
QUOTE OF THE WEEK ACTIVITY - 10 WEEKS
Presentation
HISTORY OF THE EARTH
Presentation
THE EUKARYOTIC CELL WITH REVIEW
Presentation
WWII JUNE NEWSPAPER
Presentation
PRIVATE TOUR IN SÃO PAULO
Presentation
FACTS IN THE TIME OF COVID-19
Presentation
Transcript
Saúde Infatil e JuvenilMódulo 2- UFCD - 8854 Prestação de cuidados humanos básicos - alimentação
Confeção de refeições ligeiras
Saúde Infatil e Jovenil
O que fazer com as sobras;
12.
O que fazer com as sobras;
10.
Fontes de informação.
13.
Índice
1.
Intrudoção
2.
Confeção de refeições;
3.
Os diferentes métodos de confeção;
4.
Elaboração de ementas;
5.
Regras para ter uma boa alimentação saudável;
6.
Regras para ter uma boa alimentação saudável;
7.
Cuidados a ter na preparação das refeições;
8.
Cuidados a ter na preparação das refeições;
9.
O que fazer com as sobras;
Introdução
Este trabalho foi-nos proposto no âmbito da disciplina de Saúde Infatil e Jovenil.Neste trabalho vamos falar sobre as confeção de refeições ligeiras,os diferentes métodos de confeção, a elaboração de ementas, regras para ter uma boa alimentação saudável, os cuidados a ter na preparação das refeições e o que fazer com as sobras.
A forma como confecionamos os alimentos pode ter impacto no seu valor nutricional.Alguns dos nutrientes que podem ser perdidos durante a confeção dos alimentos são:
- Vitaminas Hidrossolúveis (solúveis em água): Vitamina C e B;
- Vitaminas Lipossolúveis (solúveis em gordura): Vitaminas A, D, E e K;
- Minerais: Potássio, Magnésio, Sódio e Cálcio.
Confeção de refeições
'Your content is liked, but it engages much more if it is interactive'
Os diferentes métodos de confeção:
É uma lista de preparações culinárias que compõem as refeições para um determinado período com a informação nutricional e energética, seguindo as recomendações da roda dos alimentos e as normas da segurança alimentar.
Elaboração de ementas
Regras para ter uma boa alimentação saudável
- Fazer 5 a 6 refeições por dia, e não estar mais de 3 horas sem comer;
2. Tomar sempre o pequeno-alomoço;
3. Consumir pelo menos 5 porções de fruta e de hortaliças por dia;
4. Iniciar sempre as refeições principais com sopa;
5. Mastigar muito bem os alimentos e fazer as refeições em locais calmos e tranquilos.
6. beber pelo menos 1,5 litros de água por dia;
7. optar por consumir mais peixe do que carne,alternando o seu consumo entre o almoço e o jantar;
8. Cozinhar de forma adequada aos alimentos, controlando a quantidade de gorduras e optando pela utilização de azeite;
9. Reduzir o sal adicionado na confeção, temperar utilizando maior quantidade de cebola, alho, tomate, pimento, ervas aromáticas e especiarias;
10. Priviligiar alimentos ricos em fibra, como as leguminosas, os hortofrutícolas e os cereais integrais.
5. Higienize as mãos com frequência enquanto prepara a refeição;
4. Armazene os alimentos cuidadosamente;
3. Consuma os alimentos imediatamente após a sua confeção;
2. Cozinhe a comida cuidadosamente;
Cuidados a ter na preparação das refeições
1. Às compras, escolha alimentos processados de forma higiénica;
10. Utilize água de qualidade.
9. Mantenha os alimentos abrigados e bem acondicionados;
8. Mantenha limpa todas as superfícies da cozinha;
7. Evite o contacto entre alimentos crus e cozinhados;
6. Aquecer alimentos pré cozinhados;
O que fazer com as sobras?
Há várias opções para lidar com sobras de comida de forma eficiente e sustentável:
Refrigiração e consumo posterior: Se as sobras podem ser consumidas mais tarde, coloque-as em recipientes e armazene no frigorífico para consumir depois. Certifique-se de consumir dentro de alguns dias para garantir a segurança alimentar.
Congelamento: Se as sobras não forem consumidas em breve, pode congelá-la. Isso prolonga a vida útil dos alimentos.
Reutilização em outras receitas: As sobras podem ser transformadas em novos pratos. Por exemplo restos de vegetais podem ser adicionados a sopas, guisados ou omoletes.
Doação: Se as sobras são excessivas e você não pode consumi-las antes que estraguem, considere doá-las para instituições de caridade locais, como abrigos ou bancos de alimentos.
Alimentação animal: Algumas sobras, como restos devegetais e carnes cozidas sem tempero, podem ser oferecidas como alimento para animai de estimação, desde que não contenham ingredientes prejudiciais a eles.
Compostagem: Se as sobras não podem ser consumidas por seres humanos ou animais, elas podem ser compostadas, isso transformará os restos de comida em nutrientes ricos para o solo, ajudando a fertelizar jardins e plantas.
Restos de comida podem ser usados em novas receitas, na manutenção da casa e da beleza ou para adubar o jardim.
Fontes de informação
https://www.ecycle.com.br/resto-de-comida/
https://maemequer.pt/estou-gravida/saude-e-bem-estar/alimentacao/cuidados-na-preparacao-dos-alimentos/
https://visao.pt/visaosaude/2017-06-21-10-regras-de-ouro-para-uma-alimentacao-saudavel/
https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Furapportooriental.wordpress.com%2F2020%2F04%2F03%2Fplaneamento-de-uma-ementa-com-as-criancas%2F&psig=AOvVaw1qhTyyRcJ-FQFjHUBgHzHR&ust=1709800724267000&source=images&cd=vfe&opi=89978449&ved=0CBUQjhxqFwoTCJi48pSe34QDFQAAAAAdAAAAABAE
https://www.celeiro.pt/cuide-de-si/temas-de-saude/os-diferentes-tipos-de-confecao-de-alimentos
BEIJITOS
OBRIGADA PELA ATENÇÃO
Se tiver alguma dúvida sobre a qualidade da água, não a utilize para a preparação dos alimentos nem para beber. Utilize-a apenas depois de fervida ou opte por água engarrafada.
A conservação dos alimentos no frigorífico faz-se a uma temperatura de aproximadamente 5ºC.Nunca coloque os alimentos no frio sem que tenham arrefecido convenientemente.
Com o início do processo de arrefecimento, começam a surgir os agentes patológicos. Para o evitar, consuma a refeição logo após ser retirada do calor.
É possível usar cascas para hidratar o seu corpo. As de laranja são ótimas para hidratar, enquanto as cascas de abacate vão ajudar com a hidratação pois elas são repletas de nutrientes.
Hidrate-se!
A eliminação de possíveis agentes patogénicos presentes nos alimentos, só são destruídos a temperaturas superiores a 70ºC. Não se deve comer carne mal passada ou ovos mal cozidos, por conta das infeções por salmonelas.
A borra de café também pode ser usada no jardim, junto com as cascas de ovo e as duas ainda podem servir para fazer produtos artesanais.
Cuide do jardim ou faça artesanato
Se você é um fã de frituras, saiba que o óleo de cozinha que sobra pode virar sabão de um jeito simples.
Faça sabão
Pode reduzir, de forma mais significativa, a quantidade de vitamina C, especialmente quando a cozedura é prolongada e é utilizada uma grande quantidade de água.
Cozer
Este método utiliza calor seco para confecionar alimentos, não tendo um efeito significativo na gordura adicionada e na maioria das vitaminas e minerais – exceto se forem utilizados longos períodos de confeção a altas temperaturas.
Assar
Lave as mãos frequentemente enquanto cozinha.
À medida que vai cozinhando, lave a louça deque não necessita e mantenha as superfícies de trabalho limpas.
Uma opção é “reciclar” o seu lixo orgânico. Pode usar os restos de comida para fazer um adubo orgânico em casa.
Faça adubo orgânico
Se usar um utensílio contaminado (como uma tábua de cortar) pode transmitir eventuais microorganismos aos alimentos que está a processar. Evite usar utensílios de madeira que, devido às suas características naturais, têm maior propensão para abrigar agentes indesejados.
Ao aquecer um alimento armazenado, garanta que a totalidade do preparado aqueceu a pelo menos 70ºC. Usando microondas, o forno ou o bico do fogão, mexa sempre os alimentos para garantir que todo o preparado foi sujeito à fonte de calor.
O alimento é confecionado em vapor de água com ou sem pressão. Este método preserva as cores vivas, a textura e um maior conteúdo de nutrientes, incluindo as vitaminas solúveis em água.
Cozer a vapor
Cascas de limão e outros cítricos, por exemplo, podem ajudar na limpeza. Pode usá-las para remover manchas, limpar e também para fazer sua própria essência.
Use na higiene
Só assim os mantém afastados de insetos, ratos e outros animais que podem contaminar os alimentos com agentes patogénicos se entrarem em contato com os alimentos.
Envolve confecionar os alimentos numa quantidade elevada de gordura a altas temperaturas, o que faz com que o alimento perca água e ganhe gordura. Não é um processo frequentemente recomendado, porque pode aumentar muito o valor calórico da refeição e levar à formação de compostos indesejáveis, principalmente se o óleo usado não for adequado para as temperaturas.
Fritar
Mantenha o seu frigorífico bem refrigerado e limpo de alimentos que já não estão em condições de serem consumidos. Quando comprar iogurtes, por exemplo, certifique-se que são guardados de acordo com a data de validade.
Neste tipo de confeção, os alimentos devem ser cortados de forma uniforme em pedaços menores, para serem adicionados a uma superfície bem quente com pouca ou nenhuma gordura. Um dos benefícios deste método é a menor perda de vitaminas do complexo B, uma vez que os alimentos são cozinhados por pouco tempo e sem água. Além disso, a adição de uma pequena quantidade de gordura parece melhorar a absorção de alguns nutrientes.
Saltear
Desta forma, previne a contaminação dos alimentos cozinhados por alimentos crus que ainda vão ser preparados.Tenha, também, atenção aos utensílios de cozinha. De preferência não use a mesma faca, por exemplo, para trabalhar nos dois tipos de alimentos enquanto cozinha.
Cascas como as da maça e da banana são ótimas para trabalhar a criatividade. As cascas de maça podem virar um bolo e as de banana, quando refogadas, viram uma “carne” vegana.
Faça novas receitas
Os restos de carne podem ajudar a alimentar o seu animal de estimação, se ele tiver uma boa saúde.
Alimente o seu cão
O alimento é cozinhado a uma temperatura normalmente elevada sobre uma grelha ou chapa. É um tipo de confeção rápido que utiliza pouca ou nenhuma gordura de adição. Algumas preocupações ligadas a esta técnica passam pelo facto de existir a formação de compostos indesejáveis.
Grelhar
Enquanto que alguns alimentos podem ser consumidos no seu estado natural, como fruta ou vegetais, sem casca ou sempre muito bem lavados. Outros devem ser processados para que possam ser consumidos com segurança. O leite, por exemplo, deve ser sempre pasteurizado.