HEALTH PRESENTATION
Luana Kussy Loth de Sousa | Alunos AECA 2324
Created on March 5, 2024
More creations to inspire you
C2C VOLUNTEER ORIENTATION
Presentation
TALK ABOUT DYS WITH TEACHER
Presentation
CIRQUE DU SOLEIL
Presentation
LAYOUT ORGANIZATION
Presentation
TALK ABOUT DYS TEACHER-TEACHER
Presentation
PRODUCT MANAGEMENT IN MOVIES & TV SHOWS
Presentation
ESSENTIAL OILS PRESENTATION
Presentation
Transcript
Ana Sofia e João Luís
PROBLEMAS de saúde RELACIONADOS A FLUÍDOS CIRCULARES
CONCLUSÃO,WEBGRAFIA
PATOLOGIAS NA LINFA
PATOLOGIAS NA CORRENTE SANGUÍNEA
INTRODUÇÃO
ÍNDICE
“um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.
INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho será abordado o tema da patologia dos fluídos circulares.Neste sentido, o enfoque desta apresentação será abordar as diferentes doenças associadas a estes sistemas. Assim será apresentado inicialmente suscinta definição da linfa e do sangue e em seguida serão apresentados exemplos de doenças relacionadas com estes fluídos bem como a causa dessas patologias e os seus tratamentos.
O sangue está presente no sistema cardiovascular e encontra-se sempre em um movimento unidirecional, devido às contrações rítmicas do coração. Enquanto se desloca por todo o organismo, o sangue executa diversas funções, como o transporte de sangue e nutrientes.
Sangue
Linfa
A linfa é um líquido transparente ou de coloração clara, que circula lentamente através dos vasos linfáticos. A composição da linfa assemelha-se com a do sangue, exceto por não possuir hemácias, ou seja a linfa é constituída por plasma, leucócitos e plaquetas . Apresenta glóbulos brancos, dos quais 99% são linfócitos. A linfa é um líquido pobre em proteínas e rico em lípidos. A linfa, assim como o sangue, contribui com o transporte e remoção de substâncias em diversas partes do corpo.
- O sistema linfático possui vasos distribuídos por todo corpo e sua função é drenar a linfa, líquido proveniente dos tecidos corporais, composto de água, proteínas, gorduras e resíduos para as glândulas linfáticas, onde a linfa é submetida a uma filtragem para a eliminação dos resíduos e devolvida ao sangue
- Linfomas
- Alguns tipos de cancro podem ocorrer nos vasos e órgãos da circulação linfática, como o linfoma, um tipo de cancro onde a multiplicação dos linfócitos é aumentada, comprometendo a circulação linfática e resultando na formação do tumor, podendo levar a sintomas, como mal estar e perda de peso.
- Causas dos linfomas
- As causas do linfoma não são conhecidas, embora sejam sugeridos alguns fatores de risco, designadamente a imunossupressão causada por medicamentos ou por doenças, com a infeção por VIH/SIDA e a infeção pelo vírus Epstein-Bar.
LINFA
SINTOMAS
Sintomas do linfoma Aumento dos gânglios linfáticos, designadamente na zona do pescoço, axilas ou virilhas Febre recorrente Perda de apetite e emagrecimento (nomeadamente por dificuldade em engolir)
Tratamentos Quimioterapia; Imunoterapia; Radioterapia; Transplante de células estaminais;
Tratamentos
SANGUE
O sangue é composto pelo plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas. Este tem como funções: - Transporte de gases; - Recolha de substâncias resultantes do processo de metabolismo celular; - Defesa do organismo, como a fagocitose de bactérias e fungos e a destruição de células infectadas; - Imunidade do organismo; - Modulação do processo inflamatório; - Coagulação do sangue, entre outras funções. Patologias na corrente sanguínea O sangue é uma mistura de várias células suspensas num líquido chamado plasma. O plasma representa sensivelmente 55% da composição do sangue e tem cor amarelada. Cerca de 91% da sua composição é água, os restantes 9% são proteínas (7%), gases e nutrientes (2%). As células sanguíneas são produzidas na medula óssea e representam cerca de 45% da composição do sangue.
PATOLOGIAS NA CORRENTE SANGUÍNEA
Causas da anemia As causas da anemia são muito diversificadas. Entre essas causas encontram-se as seguintes: Alimentação pobre em vitaminas; Funcionamento incorreto da medula óssea; Doenças autoimunes; Existência de doenças crónicas; Hereditariedade;
ANEMIA A anemia é uma doença que se caracteriza por um défice no número de hemácias (glóbulos vermelhos) tendo em conta os valores de referência para a idade e sexo do indivíduo. Os glóbulos vermelhos são responsáveis por transportar o oxigénio.
Numa fase inicial da anemia os sintomas são principalmente o cansaço. Em fases mais avançadas os sintomas podem ser: Falta de força generalizada; Palidez; Dores de cabeça; Tonturas; Irritabilidade;
SINTOMAS
Lorem ipsum dolor sit amet
O tratamento da anemia depende da causa que está na sua origem e pode passar por: No caso de a anemia ser provocada por perdas de sangue procedesse à identificação da origem dessas perdas e ao tratamento;O tratamento para anemia varia de acordo com a causa dessa doença e pode incluir o uso de remédios, suplementos, injeções ou aumento no consumo de alimentos ricos em ferro, vitamina B12, vitamina C e ácido fólico, por exemplo.
TRATAMENTOS
FIM!
Got an idea?
Use this space to add awesome interactivity. Include text, images, videos, tables, PDFs... even interactive questions!Premium tip: Get information on how your audience interacts with your creation:
- Visit the Analytics settings;
- Activate user tracking;
- Let the communication flow!