Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

Transcript

Primeiro, eu comecei por fazer um módulo e desenhei-o um ao lado do outro na folha.

Webliografia

  • Comissão comemorativa 50 anos 25 de abril (https://50anos25abril.pt/)
  • Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_de_25_de_Abril_de_1974)
  • Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=-SV1EBNYup8) e (https://www.youtube.com/watch?v=DdOEpfypWQA)
  • RTP Ensina (https://ensina.rtp.pt/) e (https://ensina.rtp.pt/artigo/o-25-de-abril-num-minuto/)
  • Interflora (https://www.interflora.pt/blog/revolucao-dos-cravos-historia-e-tradicoes-do-25-de-abril/)
  • Globo (https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2024/01/01/simbolo-da-paz-conheca-as-pombas-nativas-do-brasil.ghtml)

Como surgiram os cravos no 25 de abril?

25 de abril de 1974 era o aniversário do primeiro ano do novo serviço self-service do restaurante “Franjinhas”, em Lisboa, uma festa onde não podiam faltar flores, mais propriamente Cravos. Celeste Caeiro, empregada de mesa do restaurante, quando chegou ao trabalho soube que o estabelecimento ia encerrar naquele dia porque estava em marcha uma Revolução. Para que não houvesse desperdício de flores, Celeste levou consigo os Cravos até ao Rossio, onde os distribuiu pelos militares, que os colocaram no cano das suas armas. Esta imagem correu o mundo, simbolizando a revolução que alia os Cravos Vermelhos à liberdade e à ausência de derramamento de sangue.

  • As pombas simbolizam a Paz e os cravos que levam no bico o 25 de Abril de 1974, o dia em que acabou a ditadura e a guerra colonial.

Enquanto Noé espera pelo fim do dilúvio, envia uma pomba mensageira para ver se há terra firme. A princípio, a ave não encontra lugar para pousar, mas sete dias depois é solta novamente e retorna para a arca com um ramo de oliveira no bico. Essa passagem bíblica representa a paz entre os homens e Deus.

Como surgiram as Pombas da Paz

Pombas da Paz

A Revolução de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos, refere-se a um evento da história de Portugal resultante do movimento político e social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933, e que iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático e com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de abril de 1976, marcada por forte orientação socialista.

O 25 de Abril

A bandeira é dividida de forma desigual em duas cores principais: verde (parte menor) e vermelha (parte maior).No encontro das duas cores, está sobreposto um brasão, que é um escudo português sobre uma esfera armilar.A esfera é um instrumento antigo de navegação marítima. Elas eram usadas pelos marinheiros para traçar um rota. Dentro da esfera, cada anel corresponde a uma coordenada astronômica, como por exemplo, a posição do sol nascente ou poente.