Lusiadas-Português
a5072
Created on March 4, 2024
More creations to inspire you
PROMOTING ACADEMIC INTEGRITY
Presentation
HISTORY OF THE CIRCUS
Presentation
AGRICULTURE DATA
Presentation
LAS ESPECIES ANIMALES MÁS AMENAZADAS
Presentation
WATER PRESERVATION
Presentation
BIDEN’S CABINET
Presentation
YURI GAGARIN IN DENMARK
Presentation
Transcript
Projeto Maia de PortuguêsRodrigo MonteiroN.º22Turma 9.ºB1
Há lugar para "Os Lusíadas" no século XXI?
Introdução
"Os Lusíadas", de Luís de Camões, é um livro famoso da literatura portuguesa e fala das conquistas lusitanas até à chegada de Vasco da Gama à Índia.Neste trabalho irei relacionar o Canto I dos "Os Lusíadas", com a vida humana na atualidade.
ESTÂNCIAS 105 E 106
Em geral, estas estâncias retratam a falsidade, o engano, a insegurança e os medos a que os seres humanos poderão estar sujeitos. Retratam também como dificilmente os seres humanos não têm segurança ou estabilidade na vida atual, tendo em conta o ambiente adverso que os rodeia. Na estância 105, o sujeito poético fala dos perigos e da esperança que as pessoas depositam na vida e no futuro. Na estância 106, estão representados o mar e a terra como sinónimo de perigos para os homens, o mar simboliza a morte e perigos, a terra representa a guerra e o engano.
Estâncias 105-106
Conclusão
Em suma, é importante realçar que os perigos encontrados nas estâncias são perigos que estão representados no nosso dia a dia também. Estas duas estancias representam uma passagem da história dos descobrimentos, mas para além disso, representa também o que os homens enfrentraram durante as viagens a tentar alcançar os seus objetivos. Podemos comparar aos dias de hoje , sendo que por vezes quando tentamos alcançar os nossos objetivos somos confrontaodos com perigos e inseguranças.
Fim