Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Distúrbios alimentares
Maria da Costa Barros
Created on March 4, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Practical Interactive Image
View
Akihabara Square Interactive Image
View
Akihabara Interactive Image
View
Essential Interactive Image
View
Interactive Team Image
View
Image with Audio
View
Image with interactive hotspots
Transcript
O que são distúrbios alimentares?
O que poderá causar um distúrbio alimentar? Quais os fatores de risco?
Tipos de distúrbios alimentares
Sintomas
Tratamentos
Maria Barros; nº2066 e Beatriz Pereira; nº2065
Embora as causas dos distúrbios alimentares sejam muito variadas, estas doenças são mais frequentes em pessoas inseguras, impulsivas, com baixa auto-estima, com padrões elevados de exigência e de responsabilidade, ou com dificuldades em estabelecer relações com os outros.
Anorexia
Peso corporal extremamente baixo (perda de massa e gordura); Restrição alimentar severa; Falta de vontade para manter um peso normal e saudável; Preocupação em não ganhar peso; Distorção da imagem corporal; No caso das mulheres, inibição do ciclo menstrual; Descamação e pele seca; Hipotermia; Anemia.
Bulimia
Crônica inflamada e dor de garganta; Problemas nas glândulas salivares, como inchaço na região do pescoço e da mandíbula; Erosão do esmalte dentário devido ao ácido do estômago, em decorrência dos vômitos; Descomodidade intestinal e irritação devido ao abuso de laxante; Desidratação grave da purga de fluidos; Desequilíbrio de eletrólitos (níveis muito altos ou muito baixos de sódio, cálcio, potássio, entre outros); Sangramento retal, quando utilizado laxantes
Compulsão alimentar
Ganho de peso rápido; Ansiedade; Sintomas depressivos; Em alguns casos, sentimentos de culpa; Inibição do convívio social.
Anorexia
O primeiro passo é hidratar organismo. A Assistência de um bom psicólogo, um nutricionista e terapias, além de medicamentos, faz parte das indicações de tratamentos para a anorexia nervosa. A participação e apoio da família é fundamental para um bom resultado.
Bulimia
A participação da família também é indispensável. O paciente precisa sentir que não está sozinho e que sua família não sente vergonha da situação e quer ajudá-lo a sair dessa vitorioso. Os especialistas indicados são clínicos, psicólogos, psiquiatras e nutricionistas, além de terapias individuais de grupo ou com a família. A terapia cognitivo comportamental costuma ser muito recomendada.
Compulsão alimentar
A hipergafia tem cura. A assistência de profissionais como clínicos, psicólogos e nutricionista e uso de medicamentos, ajudam no tratamento desse transtorno, além da intervenção familiar.