Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

Transcript

"Ratched"

"Bojack Horseman"

Lobotomia

Rosemary Kennedy

Mulher perturbada e indomável

Lobotomia, o polêmico procedimento no cérebro que era considerado "mais fácil do que tratar uma dor de dente"

Lobotomia

Na época, os médicos acreditavam que pessoas com doenças mentais poderiam ser curadas a partir de uma cirurgia no cérebro, todavia, o que hoje sabemos que não é verdade. A lobotomia ocorria da seguinte forma: inseria-se um instrumento de corte no cérebro do paciente para perfurar o crânio nas laterais da cabeça. Assim, o cirurgião movia o instrumento cortando as conexões dos lobos frontais do cérebro.

Lobotomia

reveal

Após a cirurgia, Rosemary não conseguiu mais andar ou falar.Mesmo após anos de terapia, ela não conseguia balbuciar mais do que algumas palavras e nunca recuperou totalmente o uso dos membros.A sua autonomia, que já era limitada, desapareceu para sempre.Nos 64 anos seguintes, ela viveu escondida em instituições, necessitando de cuidados em tempo integral.

Consequência da lobotomia

Rosemary Kennedy

Rosemary Kennedy, a mais velha de nove irmãos, não era, de fato, igual aos outros de sua família. O que se sabe clinicamente é que a Kennedy tinha dislexia, o que prejudicava muito a sua escrita e a leitura.Além disso, durante a adolescência a menina passou a apresentar alguns ataques de raiva, fazendo com que fugisse da escola.O desespero do patriarca da família, Joseph Kennedy, em ver que a filha não apresentava nenhum avanço intelectual nem físico — tinha péssima coordenação física — passou a tentar qualquer que fosse a alternativa para “curar” a sua menina.