P.M.Português
Joana
Created on February 28, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
TALK ABOUT DYS WITH TEACHER
Presentation
CIRQUE DU SOLEIL
Presentation
LAYOUT ORGANIZATION
Presentation
TALK ABOUT DYS TEACHER-TEACHER
Presentation
PRODUCT MANAGEMENT IN MOVIES & TV SHOWS
Presentation
ESSENTIAL OILS PRESENTATION
Presentation
VEGETARIANISM
Presentation
Transcript
Joana SilvaNúmero:13Turma: 9ºB1
Start
Projeto Maia de Português
«Há lugar para «os Lusíadas» no séc. xxI?»
+Info
O Canto I d'«Os Lusíadas» serve como prólogo à epopeia, onde o poeta invoca as musas para contar a grandiosa jornada dos portugueses, liderada por Vasco da Gama, em busca de um caminho marítimo para as Índias.
Introdução
"Os Lusíadas" é um épico poético de Luís de Camões que conta a jornada dos navegadores portugueses, liderados por Vasco da Gama, até à Índia durante a Era dos Descobrimentos. O poema celebra as conquistas, enfrentando desafios e batalhas, enquanto incorpora elementos mitológicos e históricos. Publicada em 1572, a obra é uma peça central na literatura portuguesa, destacando-se pela linguagem poética e pela exaltação do heroísmo e da grandiosidade do Império Português.
Síntese dos Lusíadas
Estância 106
Estância 105
No mar, tanta tormenta, e tanto dano, Tantas vezes a morte apercebida! Na terra, tanta guerra, tanto engano, Tanta necessidade avorrecida!Onde pode acolher-se um fraco humano, Onde terá segura a curta vida, Que não se arme, e se indigne o Céu sereno Contra um bicho da terra tão pequeno?
O recado que trazem é de amigos,Mas debaixo o veneno vem coberto;Que os pensamentos eram de inimigos,Segundo foi o engano descoberto.Oh! grandes e gravíssimos perigos!Oh! caminho de vida nunca certo:Que aonde a gente põe sua esperança,Tenha a vida tão pouca segurança!
Estas estâncias mostram-nos a fragilidade e a insegurança da vida humana.Nestas estâncias, o Poeta interrompe subitamente a narrativa para iniciar a reflexão, a qual mostra que o Homem dificilmente encontra segurança e paz, na sua curta e frágil vida, tendo em conta o ambiente hostil que o rodeia. Apesar disso, começa a desenhar-se a mitificação dos Portugueses enquanto heróis.
Síntese das estâncias
Com a realização deste trabalho, posso concluir que, nestas estâncias, Luís de Camões, fala sobre a vida humana e dos seus perigos.Relata a fragilidade e insegurança da vida.Espero que tenham ficado a perceber melhor o objetivo destas estâncias.
Conclusão
Got an idea?
Let the communication flow!
With Genially templates, you can include visual resources to wow your audience. You can also highlight a particular sentence or piece of information so that it sticks in your audience’s minds, or even embed external content to surprise them: Whatever you like!Do you need more reasons to create dynamic content? No problem! 90% of the information we assimilate is received through sight and, what’s more, we retain 42% more information when the content moves.
- Generate experiences with your content.
- It’s got the Wow effect. Very Wow.
- Make sure your audience remembers the message.