Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Tomás e Lourenço
7.ºB
Created on February 26, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Feito por: Lourenco PL e Tomás Harvey
fatores climaticos
indice
Latitude
Relevo
A proximidade ou afastamento do mar
correntes marítimas
Portugal
o desigual aquecimento da superfície terrestre em função da latitude determinou a identificação de três zonas climaticas ou zonas térmicas: a zona quente e as zonas temperadas e frias, do hemisfério Norte e do hemisferío Sul.
a distribuição da tempratura média anual à superficie da terra demonstra que, de um modo geral, à medida que a latitudc dos lugares aumenta, para norte ou para sul, o valor da tempratura diminui
Como é que o relevo influencia a temperatura regional e local? O relevo tem uma grande influência na variação dos elementos do clima á escala regional e mesmo local. Este fator influencia a temperatura de duas formas, em função da altitude e da exposição das vertentes.
Os fatores responsáveis pelas correntes marítimas são, notadamente, o deslocamento dos ventos e das massas de ar, além das diferenças de temperatura, de salinidade e de pressão atmosférica, de forma que o relevo submarino e até a forma dos continentes e ilhas também interferem na orientação do deslocamento dessas correntes.
os valores de tempratura e precipitaçao são mais elevados junto a linha do equador e mais baixos junto aos polos.
A proximidade ou afastamento do mar (continentalidade) exerce uma grande influência nos padrões de distribuição da temperatura e precipitação.
- é muito elevada na região equatorial e abundante nas zonas temperadas das latitudes médias
- é muito escassa nas maiores latitudes e junto dos trópicos de câncer e de capricórnio
A precipitação, tal como a tempratura, apresenta uma distribuição irregular na superfície terrestre, existindo lugares onde é muito elevada ou abundante e outros onde é muito escassa ou praticamente nula :
O relevo é definido como sendo as formas da superfície de um planeta.[1] O relevo se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos ( também chamados de endógenos que atuam de dentro para fora deformando, como o vulcanismo e o tectonismo) e externos (também chamados de exógenos, atuam na superfície modelando, como o intemperismo e a antropia).
As correntes marítimas, de forma simplificada, são os fluxos de água com características comuns que se deslocam ao longo dos oceanos. Entre essas características específicas, destacam-se a salinidade e, principalmente, as temperaturas, fazendo com que exista uma direta relação entre as correntes marítimas e o clima do planeta, bem como a distribuição de calor sobre a superfície oceânica. Em outras palavras, elas constituem-se como um importante fator climático.
A diminuição da temperatura á medida que a altitude aumenta leva a um aumento da humidade relativa, à condensação e à formação de nuvens, pelo que proporciona condições para a ocorrência de precipitação, muitas vezes, sob a forma de neve.
como é que varia a temperatura em Portugal?
A análise espacial baseada nas normais de 1961/90 mostra a temperatura média anual a variar entre cerca de 7°C nas terras altas do interior norte e centro e cerca de 18°C no litoral sul.O verão é seco e nos dias mais quentes a temperatura pode chegar aos 40ºC . E no inverno pode ser muito frio, mas é um pouco variado dependendo do dia e da zona do país e na serra da Estrela e nas zonas mais altas do país pode vir a nevar.
Quais são os fatores que influenciam a distribuição da temperatura em Portugal?
Em Portugal Continental, o clima é predominantemente influenciado pela latitude, a orografia e a proximidade do Oceano Atlântico; algumas variáveis climáticas, como a precipitação e temperatura, apresentam fortes gradientes norte-sul e oeste-este, e variabilidade sazonal e interanual muito acentuada.
Fatores que fazem variar a precipitação em Portugal: Fator latitude: apesar de os limites sul e Norte de Portugal continental apenas distarem 5 graus de latitude, este contribui também para o seu contraste, entre as regiões norte e sul em termos totais de precipitação e do nº de dias. Fator altitude e disposição das vertentes: locais de maior altitude as precipitações são quase sempre abundantes. Este facto deve-se ao arrefecimento do ar com o aumento da altitude que origina uma mais fácil condensação do vapor de água. Distância relativa ao mar (continentalidade): as regiões litorais recebem maiores quantidades de precipitações que o interior. Essa situação deve-se ao facto de estas receberem a influência de ventos húmidos provenientes do mar. Posição dos vales dos rios relativamente ao litoral: o facto de os rios portugueses terem na sua grande maioria um percurso este/oeste , faz com que os seus vales funcionem como autênticos corredores por onde as massas de ar húmido penetram no interior do pais. Este facto faz com que algumas regiões interiores se comportem como se fossem costeiras