Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

Transcript

Trabalho Realizado por: Constança Véstia 9ºB Nº5

Internet das Coisas

Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Inteligência Artificial

Vamos lá!

Introdução
Capa
DefiniçãoHistóriaOnde é utilizada? Pergunta Interativa
Realidade Virtual
Internet das Coisas
DefiniçãoHistóriaOnde é utilizada? Pergunta Interativa

Apresentação De Conteúdos

Apresentação De Conteúdos

Conclusão
Referências Bibliográficas
DefiniçãoHistóriaOnde é utilizada? Pergunta Interativa
Inteligência Artificial
Realidade Aumentada
DefiniçãoHistóriaOnde é utilizada? Pergunta Interativa

Introdução

01

Internet Das Coisas

Corresponde a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar dispositivos como eletrodomésticos, meios de transporte e muito mais à rede mundial de computadores. Inclui qualquer objeto ou “coisa” que possa ser conectado sem fio a uma rede de Internet. A IoT baseia-se em coisas conectadas e equipadas com sensores, software e outras tecnologias para transmitir e receber dados com a finalidade de informar os usuários ou automatizar uma ação.

Definição

História

A IoT permite monitorar os pacientes de maneira remota e em tempo real, permitindo uma resposta mais efetiva em caso de emergência. Os dados coletados também podem ser usados para melhorar os tratamentos e a qualidade da assistência médica.

É utilizadas a IoT através de sensores e dispositivos conectados que permitem monitorar e otimizar processos de produção em tempo real, prever a necessidade de manutenções e melhorar a eficiência e a segurança no trabalho.

Existem as tais chamadas "casas inteligentes" que utilizam dispositivos IoT para uma automação residencial. São utilizados assistentes virtuais, possibilitando assim um maior controlo, por exemplo da iluminação, temperatura, segurança e até mesmo dos eletrodomésticos.

Setor da Saúde

Setor industrial

Em casa

Onde é utilizada?

Pergunta Interativa (IoT)

02

Realidade Virtual

A realidade virtual é um tipo de tecnologia interface capaz de enganar os sentidos de um utilizador através de um ambiente virtual criado a partir de um sistema computacional. Ao utilizar efeitos visuais, sonoros e até táteis, a realidade virtual permite uma imersão completa num ambiente simulado, com ou sem interação do utilizador.

Definição

História

Quanto ao setor do entretenimento, a realidade virtual contém vastos exemplos para o mesmo, tais como jogos, videos, filmes e muito mais.

No setor da arquitetura é possível ter uma melhor visão da obra a ser realizada pelos arquitetos, também sendo mais acessível assim para a discussão e apresentação da mesma aos respetivos clientes.

No setor da educação, a realidade virtual permite que os alunos assimilem melhor os conteúdos apresentados, assim como também é uma grande ajuda para os estudantes com mair dificuldade de aprendizagem.

Setor Entretenimento

Setor Arquitetura

Na Educação

Onde é utilizada?

Pergunta Interativa (RV)

03

Realidade Aumentada

A realidade aumentada consiste numa tecnologia que expande o mundo físico, onde são adicionadas camadas de informação digital. Ao contrário da Realidade Virtual, a RA não cria os ambientes artificiais para substituir um real por um virtual. Os elementos de RA aparecem á vista do utilizador, podendo até ser possível adicionar sons, vídeos, gráficos e interatividade.

Definição

História

Marketing

Design de produtos

A realidade aumentada também pode ser utilizada para fins educacionais e profissionais, em áreas como design de produtos, marketing e engenharia. Através da mesma é possível visualizar objetos tridimensionais no mundo real a partir de telas ou dispositivos.

Engenharia

Onde é utilizada?

Pergunta Interativa (RA)

04

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é um campo da computação que visa criar sistemas que exibem comportamentos semelhantes aos dos humanos. O objetivo da IA é desenvolver algoritmos que possam aprender e tomar decisões com base em dados, sem a necessidade de nenhuma programação explícita.

Definição

História

Transporte

Para o transporte público, a inteligência artificial encontra-se no rastreamento e previsão de horários. Nos transportes privados esta tecnologia encontra-se no GPS, ou seja, através da escolha de melhores rotas, minimizando os riscos de enfrentar congestionamento.

Além da existência de diversas apps de alimentação, a (IA) taz a diferença nos processos da indústria de alimentos e bebidas. Muitas empresas utilizam o algoritmo desta tecnologia para aprender diversos padrões de logística. A (IA) também contribui para aperfeiçoar vários processos, como fabricação e manuseamento de embalagens de produtos.

Atualmente os assistentes virtuais são de grande uso, capazes de ser facilmente acessíveis pelo utilizador e capazes de responder apenas por um comando de voz. Estes assistentes têm diversas utilidades, algumas como ver a meteorologia, ligar para alguém ou simplesmente receber respostas simplificadas das suas perguntas.

Assistentes virtuais

Alimentação

Onde é utilizada?

Pergunta Interativa (IA)

Referências Bibliográficas

Com este trabalho desenvolvi uma ideia firme sobre o que são estes diferentes tipos de tecnologias onde disfrutei muito da sua realização e espero que esteja devidamente correto e atrativo ao seu interesse. Obrigada!

Conclusão

Prodest (no date) Prodest - Veja Como a inteligência artificial É Utilizada em Vários Setores, Ir para a Página Inicial. Available at: https://prodest.es.gov.br/veja-como-a-inteligencia-artificial-e-utilizada-em-varios-setores (Accessed: 25 January 2024). Santos, L. (2023) O que É a inteligência artificial e Onde a podemos encontrar no dia a Dia, Happy Code Portugal. Available at: https://www.happycode.pt/en/blogs/news/o-que-e-a-inteligencia-artificial-e-onde-a-podemos-encontrar-no-dia-a-dia?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwncWvBhD_ARIsAEb2HW9odMR_QvGlfgYFXLUFGSRYs2V9Bf6YQXsUviCHZrQKRzInfPZSs9caAilLEALw_wcB (Accessed: 25 January 2024).

A origem da realidade virtual ocorreu na década de 30 quando Edward Link inventou o Link Trainer, o primeiro exemplo de um simulador de voo comercial.

A realidade aumentada foi defenida nos anos 60 pelo investigador Ivan Sutherland. Contudo o termo só foi idealizado em 1992 por Thomas P. Caudell, cientista e pesquisador.

A (IA) surgiu no ano de 1950, quando pesquisadores exploraram a possibilidade de criar máquinas capazes de imitar a inteligência humana. Porém, o termo "inteligência artificial" foi definido por John McCarthy em 1956, durante uma conferência na Universidade de Dartmouth.

Canaltech (2019) O que É realidade virtual? conheça esta tecnologia que pode mudar o mundo, Canaltech. Available at: https://canaltech.com.br/rv-ra/o-que-e-realidade-virtual-conheca-esta-tecnologia-que-pode-mudar-o-mundo-154999/ (Accessed: 25 January 2024). Realidade virtual: Entenda o que É e como funciona a Tecnologia (2023) TechTudo. Available at: https://www.techtudo.com.br/noticias/2023/03/realidade-virtual-entenda-o-que-e-e-como-funciona-a-tecnologia-edinfoeletro.ghtml (Accessed: 25 January 2024). Corporativa, I. (no date) Realidade virtual: Outro mundo ao Alcance de Seus Olhos, Iberdrola. Available at: https://www.iberdrola.com/inovacao/realidade-virtual (Accessed: 25 January 2024).

Mattheus Goto 30 Jul 2022 - 16h41Atualizado em 30 Jul 2022 - 16h44 and 30 Jul 2022 - 16h41Atualizado em 30 Jul 2022 - 16h44 (no date) O que É realidade aumentada? Entenda a origem da tecnologia e como ela É usada, Época Negócios. Available at: https://epocanegocios.globo.com/Tudo-sobre/noticia/2022/07/o-que-e-realidade-aumentada-entenda-origem-e-com-tecnologia-e-usada.html (Accessed: 25 January 2024). Rocha, L. (2023) História da Inteligência Artificial, LinkedIn Portugal: entre ou cadastre-se. Available at: https://pt.linkedin.com/pulse/hist%C3%B3ria-da-intelig%C3%AAncia-artificial-leonice-rocha (Accessed: 25 January 2024).

Internet das coisas: O que É, Como Funciona e exemplos de Uso (2022) TechTudo. Available at: https://www.techtudo.com.br/noticias/2022/10/o-que-e-internet-das-coisas-veja-como-funciona-a-iot-e-exemplos-de-uso.ghtml (Accessed: 25 January 2024).Mkt (2022) Conheça 4 Fatos sobre a internet das coisas: Blog engeman®, Blog Engeman® Software de Manutenção. Available at: https://blog.engeman.com.br/conheca-4-fatos-sobre-a-internet-das-coisas/ (Accessed: 25 January 2024).Internet das Coisas (2024) Wikipedia. Available at: https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet_das_coisas (Accessed: 25 January 2024).

O conceito 'Internet das coisas' foi proposto em 1999 por Kevin Ashton no Laboratório de Auto-ID do MIT.