Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Leandro, Rei da Helíria
Paula Mourato
Created on February 20, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Psychedelic Presentation
View
Chalkboard Presentation
View
Witchcraft Presentation
View
Sketchbook Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Vaporwave presentation
View
Animated Sketch Presentation
Transcript
Leandro, Rei da Helíria
OBRAS PREMIADAS
Godofredo Segismundo é um pastor.É perspicaz e detentor de sabedoria popular. É uma pessoa feliz na sua humildade e no seu casamento com Briolanja. Encaminha o rei para o palácio de Violeta, permitindo um final feliz
A filha mandou convidar o pai para um banquete sem este saber qual era a sua verdadeira identidade. Violeta ofereceu-lhe muitos pratos diferentes, mas todos sem sal. Leandro reclamou bastante, mas acabou por compreender o significado das palavras da filha, a única que afinal gostava dele.
VALORES
Salientamos o amor parental de Leandro para com as filhas e como este era retribuído apenas por uma delas, demonstrando, por outro lado, a ingratidão e falsidade das restantes. O amor verdadeiro de Violeta e Reginaldo que se mantiveram juntos mesmo nos momentos mais difíceis, ao contrário dos casamentos por conveniência das duas irmãs mais velhas com os príncipes Felizardo e Simplício. A lealdade do Bobo também é um valor que sobressai, pois este permanece sempre fiel ao seu amo, mesmo que este o maltrate ou o desrespeite. Esta fidelidade também é sentida na personagem o Pastor, tanto para com a sua esposa como para o seu rei, Reginaldo.
O Bobo é uma personagem divertida que dá humor à acção. - Ao longo da peça, para além da sua função cómica, o Bobo assume também o papel de comentador e de crítico - Revela ser inteligente e ponderado. - Apercebe-se bem do carácter das princesas. - Não abandona o Rei apesar da sua desgraça e é ele quem, anos mais tarde, o guia até Violeta. - Estabelece uma relação forte com o público através dos apartes e monólogos proferidos.
O rei, zangado, expulsou Violeta do seu reino e dividiu o seu território pelas duas filhas mais velhas. Decidiu que iria viver seis meses com cada filha, das que herdaram o reino. As filhas, depois de conseguirem o reino, expulsam-no.
- Amarílis é uma princesa, a filha mais velha do rei Leandro da Helíria. - De acordo com a simbologia do seu nome de flor, a traição, diz o povo que é uma mulher artificiosa, enganadora e interesseira. - Não se preocupa com a superficialidade do noivo. - É falsa, ingrata e oportunista: na primeira oportunidade expulsa o próprio pai do seu reino.
O Príncipe Reginaldo é o pretendente e futuro marido de Violeta. - Ama-a verdadeiramente e sente-se feliz por ser correspondido por Violeta. - Enfrenta o rei quando este expulsa do reino a filha mais nova, Violeta. - É terno, apaixonado, bondoso e generoso, e apoia Violeta nas suas decisões.
Hortênsia é uma princesa, a filha do meio do rei Leandro. - De acordo com a simbologia do seu nome de flor, a vaidade, diz o povo que as Hortênsias são mulheres caprichosas e inconstantes. . É falsa e interesseira, como a irmã mais velha. - Também ela não se sente culpada ou com remorsos pela situação que provoca. - Não se incomoda com a falta de personalidade do noivo. Entra em competição com a irmã Amarílis.
O Príncipe Felizardo é o pretendente e futuro marido de Amarílis. - Novo-rico e muito materialista – acha que o valor das pessoas se mede por aquilo que elas possuem; - É vaidoso, convencido, altivo, grosseiro, gabarola. - Sendo também interesseiro, não espanta que não dê importância ao amor no casamento entre duas pessoas.
- Rei Leandro é rei do reino de Helíria. - Sente-se velho demais para continuar a reinar. - Está atormentado com um sonho que interpreta como sendo uma mensagem dos deuses. - Tem no Bobo um amigo, mas não lhe dá o devido valor. - O seu maior tesouro são as filhas, principalmente a mais nova, Violeta. - É impulsivo ao questionar as filhas e a julgar as suas respostas: demonstra ser cruel com Violeta por esta o desapontar com a sua medida de amor.
Violeta é uma princesa, a filha mais nova do rei Leandro da Helíria e a sua preferida. -É uma filha preocupada, amorosa e bondosa: preocupa-se com o bem-estar do pai e de todos. Simbolicamente a Violeta representa a modéstia.
- Sente um amor verdadeiro e desinteressado pelo príncipe Reginaldo. - Apesar de ter sido incompreendida e expulsa do reino pelo pai, não lhe guarda rancor e perdoa-lhe todo o mal que lhe fez.