Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Islamismo

Margarida Oliveira

Created on February 16, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Islamismo

Start

Índice

1. Religião

2. Fundador

3. Lugares Sagrados

4. Símbolos

5. Tradições

6. Leis

7. Comida

8. Países Muçulmanos

REligiáo

O Islamismo é uma religião monoteísta sendo a sua crença unicamente dirigida em Allah. Os muçulmanos acreditam no poder e o saber divino de Allah, os fiéis referem-se a ele como “o Clemente, o Misericordioso”.

Lugares Sagrados

O profeta Maomé era o líder da religião mas os muçulmanos também o chamam de Muhammad.

Fundador

A Mesquita Sagrada de Meca é mais importante, seguida da Mesquita do Profeta, em Medina, e depois a mesquita Al Aqsa, localizada em Jerusalém.

Zulfiqar, a espada de Maomé, é um símbolo que representa a distinção entre o que é certo e o que é errado. Subha é um objeto que utiliza nas suas orações e tem 99 contas e em cada uma delas é dito um dos nomes de Deus.

Símbolos

A lua crescente com a estrela representam a soberania e dignidade, renovação da vida e da natureza, a estrela indica ainda, os cinco pilares da religião: oração, caridade, fé, jejum e peregrinação. O hamsá, ou a mão de Fátima, tal como são cinco os dedos das mãos, representa os cinco pilares da fé. O Alcorão, ou Corão, é o livro sagrado da fé islâmica. Ele refere-se aos ensinamentos que Allah dirigiu ao profeta Maomé.

Here you can include arelevant data to highlight

  • Nas políticas mais conservadoras, países como o Irã, o Afeganistão ou a Arábia Saudita, as mulheres são ensinadas a cubrir a cabeça em público, utilizando o véu (hijab) ou mesmo utilizem uma burca
  • Fazer a profissão da fé, com um Deus único e absoluto (Allah), e o seu profeta Muhammad
  • Orar 5 vezes ao dia: às 5h30, 12h, 15h30, 18h, 19h30
  • O Jejum no mês do Ramadã
  • Caridade
  • Peregrinação à Meca, se o fiel tiver condições financeiras.

tradições

Leis

Sharia é um conjunto de leis islâmicas que são baseadas no Alcorão, e responsáveis pelas regras de comportamento dos muçulmanos. Em árabe, sharia pode ser traduzida literalmente como “caminho para a fonte”, e é atualmente adotada em diversos países. Na Arábia Saudita, por exemplo, o país usa as leis islâmicas como única fonte para a definição da sua legislação. Neste caso, a sharia forma a Constituição daquela nação. Nos países onde a sharia domina, não existe uma separação entre a religião e o direito dos cidadãos, como acontece nos países ocidentais. Todas as leis destes países são baseadas nos princípios religiosos do islamismo e nos ensinamentos deixados pelo profeta Maomé no Alcorão, o livro sagrado para o islã.

Muhammara (pasta de pimentão)

Laddu

Aletria

Poque que o porco é proibido De acordo com o Alcorão, Allah teria dito o seguinte: "Ele vos proibiu, apenas a carne do animal morto, e o sangue, e a carne de porco..." (Alcorão, 2:173). A única exceção a esse regra seria nos casos em que a pessoa corre risco de vida e ela não tem como obter nenhum outro tipo de alimento. Ou seja, ela só pode comer esse tipo de carne caso a vida dela dependa disso.

Os muçulmanos não podem consumir porco, alimentos com álcool etílico. Eles só podem comer frango ou carne bonita caso o abate tenha sido halal, ou seja, decapitar o animal vivo, com o corpo virado para a cidade sagrada de Meca e pelas mãos de um muçulmano

Comida

  • Indonésia (204 milhões)
  • Bangladesh (148 milhões)
  • Paquistão (178 milhões)
  • Turquia (74 milhões)
  • Irão (74 milhões)
  • Egito (80 milhões)

Países Muçulmanos

2023/2024

Letícia Marques Nº10Madalena Assya nº13 Margarida Oliveira nº14 Michaela Carvalho Nº16

Obrigada!