Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Deuses e Heróis da Migologia Grega

A Guerra de Troia

o pomo da discórdia

o cerco de troia

ÍndIce

A expedição dos aliados

o sacrifício de Ifigénia

a morte dos heróis

o cavalo de madeira

O rapto de helena

o nono ano da guerra

01

O pomo da discódia

- Não quero que Éris venha ao meu casamento! - disse a bela Tétis. - É a deusa da discórdia, só nos trará problemas. Peleu, seu futuro marido, aceitou sem discutir. Era um grande rei; mas também era um simples mortal, muito orgulhoso por uma ninfa do mar ter acceitado casar com ele. Mas não convidar Éris era tão perigoso como convidá-la. Até talvez mais. Estavam em pleno banquete do casamento, para o qual tinham sido convidados todos os deuses do Olimpo, quando cehgou a prenda da discórdia. Uma belíssima maçã de ouro, vinda do jardim das Hespérides,

rolou sobre a mesa como se tivesse sido atirada por uma mão invisível. Tinha uma inscrição em grandes letras: PARA A MAIS BELA E quem seria a mais bela? Estando presentes Atena, Hera e Afrodite, a noiva não se atreveu a reclamar a prenda. As deusas lançaram olhares de fogo uma à outras. - Zeus, o meu pai, que decida! - disse Atena. Mas até o próprio Zeus temia a cólera das deusas. A decisão não era fácil para ele, que era sogro de Afrodite, pai de Atena e marido de Hera. Quem poderia ser um bom juiz numa questão tão delicada? Zeus pensou enão num dos filhos de Príamo, o rei de Troia. O jovem Páris era inteligente e bem-parecido, e não

aparentava ser corrompido pelas riquezas e pelo poder. Era famoso e muito consultado pelas suas decisões sensatas. Seria um juiz justo. E tão justo era Páris que quando Hermes, o mensageiro dos deuses, desceu para comunicar a decisão de Zeus, a sua primeira escolha foi a melhor e a que se devia ter tomado: que se dividisse a maçã em três partes. Mas as deusas não aceitaram a divisão e exigiram-lhe que elegesse uma das três. O julgamento foi realizado no monte Ida. Cada uma das deusas, separadamente, teve uma entrevista com Páris. Cada uma delas lhe revelou todas as suas belezas. E cada uma lhe ofereceu um suborno irrsistível.

- Olha para este espelho mágico.

- Terás sabedoria. Se me escolheres a mim, serás o mais sábio e o melhor na guerra.

- Terás todo o poder. Se me escolheres a mim, far-te-ei imperador da Ásia.

afrodite

atena

hera

E Páris viu Helena pela primeira vez e percebeu porque é que lhe chamavam a mulher mais bela do mundo. Afrodite prometeu-lhe, simplesmente, o amor de Helena. foi quanto bastou. - Afrodite é a mais bela das deusas - declarou Páris. E entregou-lhe o pomo e ouro. Hera e Atena, despeitadas, foram-se embora tramando uma vingança contra Páris, contra Troia e contra todos os malditos troianos. E talvez não fosse tão difícil cumprirem os seus propósitos. Porque Helena não era apenas filha de Zeus e irmã dos Dióscuros, Castor e Pólux. Não era apenas a mulher mais bela e mais desejada do mundo.

Também era uma mulher casada: esposa de Menelau, o rei de Esparta. A terrível, a destruidora Guerra de Troia estava prestes a começar.

02

O rapto de Helena