Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Técnicas de Natação

Trabalho reralizado por. Alice Arriaga nº1

Nado Front Crawl

O nado crawl é também conhecido como nado livre, é o mais popular entre todos, mais fácil de praticar e o mais conhecido. O nadador posiciona-se com a parte da frente do seu corpo virada para o fundo da piscina, as pernas ficam esticadas e os pés movimentam-se com pequenos golpes, sempre alternando entre a esquerda e a direita rapidamente. Os movimentos dos braços são alternados, funcionam como se fossem um remo, flexionados e puxando a água para garantir o avanço pela piscina. As pernas servem para garantir o equilíbrio e a hora da respiração é a cada braçada, girando a cabeça para fora da água. Os músculos mais exigidos para esta técnica são bíceps, os tríceps de ambos os braços, peitoral, coxas e os músculos anteriores da perna.

Nado de Costas

O nado de costas também é bem simples, sendo um pouco semelhante com a do nado livre, os movimentos das pernas e dos pés é o mesmo. No entanto, neste tipo, o nadador fica com o abdômen voltado para o lado de fora da água por todo o percurso e os braços ficam esticados, movendo-se alternadamente até a anca, empurrando a água e avançando com o corpo na direção contrária. Os músculos mais usados são as panturrilhas, os posteriores das coxas, glúteos, tríceps dos braços e os músculos dorsais, assim como o trapézio, que fazem parte da região do ombro. É uma técnica incrível para melhorar a postura, mas no começo, esse tipo de nado pode ser difícil. Há pessoas que não têm muita facilidade para flutuar e pode vir a entrar água na boca e no nariz.

O nado de bruços é um dos mais difíceis de executar, sendo também o mais lento. O nadador precisa ficar com o corpo e os braços estendidos, as palmas da mão ficam do lado de fora e o rosto colocado dentro da água. As pernas permanecem junto ao corpo com os joelhos dobrados e bem abertos, ao mesmo tempo, os braços abrem-se e retraem na altura do peito. Logo depois, as pernas são empurradas para traz, impulsionando o nadador em um movimento semelhante a uma rã. Enquanto isso, os braços são alongados para a frente. A respiração é feita no fim da puxada do braço, na hora que ergue a cabeça para fora da água. Os músculos exigidos são os adutores, os músculos anteriores da coxa, os bíceps dos braços e o peitoral completo. Necessita de muita coordenação motora, já que os movimentos precisam ser muito bem sincronizados.

Nado de bruços

O nado mariposa é o mais complicado de ser executado por ser muito difícil. Precisa de muita força para empurrar a água e, simultaneamente, é necessário ser flexível para conseguir encarar a sua resistência. O nadador fica com a barriga virada para o fundo da piscina, as pernas fazem movimentos de ondas com as duas bem juntas e alongadas, mas sem bater os pés. Os braços são trazidos para a frente junto com a água e em seguida são levados para trás, até a altura da cintura. O momento da respiração deve ser feito a cada duas ou cinco braçadas. Os músculos mais usados são os glúteos, os dorsais, peitorais, os bíceps dos braços e trapézio. A dificuldade dessa técnica são os movimentos que o corpo não é habituado a fazer. Com os homens, o movimento dos quadris é o mais difícil, já para as mulheres, é preciso ter mais força nos braços.

Nado Mariposa