Want to make creations as awesome as this one?

Globalização

Transcript

TEMA 3 – Processo de reprodução e mudanças nas sociedades atuais

GLOBALIZAÇÃO

FAMÍLIA

ESCOLA

Desigualdades e identidades sociais

2023/2024

TEMA 3 – Processo de reprodução e mudanças nas sociedades atuais

2023/2024

6. Globalização 6.1. Fenómeno da Globalização 6.2. Fatores e dimensões da globalização 6.3. Consumos e estilos de vida 6.4. Ambiente, riscos e incerteza

TEMA 3 – Processo de reprodução e mudanças nas sociedades atuais

2023/2024

6. Globalização

2023/2024

6.1. Fenómeno da Globalização

2023/2024

6.2. Fatores e dimensões da globalização

2023/2024

Económica

DIMENSÕES DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO

Política

Jurídica

Cultural

Social

Demográfica

Religiosa

6.2. Fatores e dimensões da globalização

2023/2024

6.2. Fatores e dimensões da globalização

2023/2024

6.2. Fatores e dimensões da globalização

2023/2024

6.3. Consumos e estilos de vida

2023/2024

6.4. Ambiente, riscos e incerteza

2023/2024

6.4. Ambiente, riscos e incerteza

2023/2024

6.4. Ambiente, riscos e incerteza

2023/2024

7.1. Concceito de Família

2023/2024

A família é considerada a instituição social básica a partir da qual outras se desenvolveram, processo de que resultou a complexidade da vida social.

É a mais antiga instituição social humana e tem um caráter universal, embora as formas de vida familiar variem de sociedade para sociedade e de geração para geração.

Noção

7.1. Conceito de Família

2023/2024

A forma usual de vivência da família é a partilha de um espaço comum – a casa –,pelo que, em termos conceptuais, a família é um grupo social doméstico baseado emrelações de parentesco, afeição e solidariedade entre os seus membros. A sua constituição e organização centra-se, então, no conceito de domus (casa), local agregador dosmembros da família, onde exercem algumas das suas funções básicas – reprodução, socialização, produção e consumo.

O tempo e o espaço surgem, assim, como condicionantes da estrutura do grupo familiar, assistindo-se a inúmeras mudanças na «família» ao longo dos tempos.

7.1. Conceito de Família

2023/2024

O fim da família como unidade de produção económica, a quebra dos valores de taxa de natalidade, as famílias de casais do mesmo sexo, a mulher que trabalha fora de casa, etc., são alguns aspetos das mudanças ocorridas.

7.1. Conceito de Família

2023/2024

Estrutura da Família

Nuclear

Extensa

Abarca mais de duas gerações – os pais, os filhos casados ou solteiros, os genros e noras, os netos, os tios, os primos, por exemplo.

Grupo mais restrito – uma só união entre adultos e apenas um nível de descendência (filhos) e tem por base o relacionamento conjugal.

7.1. Conceito de Família

2023/2024

Tipos de Família

União de facto

Homossexual

Recomposta

Monoparental

A diversidade de estruturas familiares que lentamente têm surgido evidencia as transformações das sociedades modernas nas formas de organizar e viver em família.

É necessário alargar o tradicional conceito de família para o de agregado doméstico, que inclui novos membros para além dos do núcleo familiar, podendo mesmo incluir várias famílias a viver no mesmo espaço doméstico.

Geração Canguru

Monorresidência

7.2. Indicadores sociodemográficos e familiares

2023/2024

Atualmente a realidade familiar é muito diferente da que existia na primeira metade do século XX.

Pordata Estatísticas sobre Portugal e Europa

Análise de alguns indicadores demográficos de diferentes países da Europa e de Portugal, comparando, por exemplo, os valores da década de 60 do século XX com os da década de 2020.

Indicadores, salientam -se as taxas de:

  • nupcialidade (casamentos);
  • coabitação;
  • divórcio;
  • e de fecundidade.

Dados sobre:

  • a natalidade,
  • o número de crianças nascidas fora do casamento e
  • o total de casamentos pela Igreja Católica ou pelo registo civil também ajudam a compreender a evolução da instituição familiar ao longo dos últimos cinquenta anos.

2023/2024

A análise da informação permite afirmar que a partir da década de 60 do século XX, Portugal e outros países europeus têm vindo a assistir a:

  • uma descida da taxa de natalidade;
  • uma descida da taxa de nupcialidade;
  • um aumento do número de divórcios;
  • um aumento na idade com que as pessoas se casam, preferindo oficializar a relação apenas pelo registo civil, e têm cada vez menos filhos;

7.2. Indicadores sociodemográficos e familiares

2023/2024

  • um crescente número de divórcios, que tem contribuído bastante para o aumento das famílias monoparentais;
  • um aumento do número de famílias monoparentais em que é o pai quem vive com os filhos, apesar de a esmagadora maioria ser composta pela mãe e pelos filhos;
  • um número crescente de mulheres que optam por ter filhos sozinhas, através de técnicas de reprodução artificial, o que ajuda a compreender este fenómeno;
  • um aumento do número de pessoas a viverem em coabitação (união de facto), fazendo -o antes de casarem –muitas vezes antes do nascimento dos filhos - ou assumindo esta opção como alternativa ao casamento, mesmo tendo filhos;
  • um crescimento das famílias recompostas, na sequência do aumento do número de divórcios, através de segundos casamentos ou de novas relações que envolvem filhos de relações anteriores.

7.2. Indicadores sociodemográficos e familiares

7.3. O amor como elemento central nas uniões familiares

2023/2024

Na atualidade os casamentos formam-se a partir dos laços emocionais e de escolhas pessoais guiados por critérios de afeição ou de amor romântico.

CASAMENTO

Elemento institucional central das famílias

Durante séculos, a esmagadora maioria dos casamentos formavam-se em nome de alianças entre famílias e da necessidade de se manter ou aumentar o seu património.

Alterações importantes nos valores e atitudes dos indivíduos relativamente ao modo como encaram as relações dentro dos casais.

7.4. Mudanças sociais ocorridas na família

2023/2024

Estratificação social no Antigo Regime

Famílias no Antigo Regime

Segunda metade século XX ...

Papel das crianças

Século XIX e primeira metade século XX

7.6. Novos tipos de família e novos papéis parentais

2023/2024

7.6. Novos tipos de família e novos papéis parentais

2023/2024

RESUMO

2023/2024

8. Escola

2023/2024

A escola é um agente de socialização fundamental que, a par da família e dos meios de comunicação, concorre para a integração social dos indivíduos, destacando-se a sua ação junto dos jovens, através da educação e do ensino de matérias que a sociedade entende como necessárias para uma intervenção responsável na vida social.

8.1. Educação formal, informal e não formal

2023/2024

O ensino de matérias e o desenvolvimento de capacidades e competências relacionadas com conteúdos científicos específicos e atitudes consentâneas com determinados modelos sociais define a socialização formal que a escola exerce.

Ao proporcionar contacto entre grupos sociais diferentes, a escola permite um tipo de socialização complementar, ensinando deliberadamente, por imitação ou por tentativas e erros, um conjunto de comportamentos sociais específicos de outros papéis sociais – a socialização informal.

8.3. Processos de escolarização da sociedade portuguesa

2023/2024

Estado Novo

Família constituída por um adulto e seu(s) filhos. Diversas situações originam este tipo de família:

      • Gravidez por parte de uma mulher solteira
      • Viuvez
      • Separação ou divórcio

Caracteriza-se pelo facto de as pessoas viverem sós e abrange transversalmente a sociedade: jovens indivíduos em idade adulta (por opção ouem situação transitória) e idosos.

Situação jurídica de duas pessoas que,independentemente do sexo, vivam em condições análogas às dos cônjuges há mais de dois anos.

Neste processo, os países, as empresas e as pessoas realizam trocas de bens, serviços, capitais, tecnologias, ideias, gostos, entre outros exemplos.

Ao processo de intensificação das relações entre os países e da sua progressiva integração à escala mundial chama-se globalização.

Família em que existe uma nova união conjugal,com ou sem descendentes de relações anteriores,de um ou de ambos os cônjuges.

Estilos de vida refletem a especificidade dos valores, atitudes e comportamentos dos indivíduos e dos grupos contribuindo para a construção das identidades pessoais e dos grupos.

Compressão de espaço-tempo O mundo comprime-se, torna-se muito mais rápido percorrê-lo (no limite, os fluxos e as comunicações são instantâneos).

É um processo que torna o mundo interdependente, sincronizado e integrado.

Uma das novas formas de vida familiar é a que resulta da permanência dos filhos, sobretudo do sexo masculino, em idade adulta em casa dos pais.

Família constituída por um casal do mesmo sexo, independentemente do resto da estrutura (podem ter adotado crianças, uma vez que a lei já lhes dá esse direito.

Numa sociedade dominada pela agricultura familiar de subsistência e pelo pequeno comércio, um grande número de filhos representava prestígio, uma maior ajuda na produção económica familiar e uma maior garantia de prestação de cuidados aos pais idosos ou doentes. Os filhos tinham:

    • uma função estatutária,
    • uma função económica,
    • uma função assistencial e
    • a função de linhagem, competindo-lhes continuar a renovação geracional da família e conservar as suas heranças (patrimoniais, culturais e simbólicas).