Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
VINTAGE MOSAIC PRESENTATION
mariarteixeira09
Created on February 8, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Auto da Barca do Inferno:
O Enforcado
Leitura do texto
Páginas 125 e 126
A personagem que é o Enforcado
Respostas
Interpretação (127 e 128)
1.1 1) Enforcado 2) Baraço 3) Diabo 4) Satanás 5) Caís 6) Purgatório Palavra final- Justiça2. a) Enforcado b) pecados c) Limoeiro d) purgatório e) São Miguel f) Diabo g) moral h) social 2.1 «(...) como o tordo na buiz (...)» comparação vv.756 a 761 2.2 «E com isto mil latins mui lindos, feitos de cera.» vv.776 e 777 2.3 Não, «Com o baraço no pescoço(...)» vv.788 a 793 3. O enforcado. 3. A cena visr tal figura pois, retrata o julgamento de um ladrão condenado à forca, sendo o Enforcado. 4. O Frade. 5. Se bem que tiveram pecados muito diferentes, a verdade é que os dois se ficam pelo Inferno. Por um lado, eram os dois religiosos, com crenças diferentes mas ambos acreditava que se poderiam salvar com estas, o Enforcado até se dizia mercedor de ser canonizado. Por outro lado, os dois desrespeitaram as sua religiõe, o Judeu não a horrando e o Enforcado com os seus crimes.
6. A pena de morte A pena de morte é uma forma de punição na qual uma pessoa é condenada à morte pelo Estado devido à prática de um crime grave. A aplicação da pena de morte varia entre países, sendo abolida em muitas nações e mantida em outras. O processo de abolição da pena de morte em Portugal ocorreu ao longo do século XIX e no início do século XX. Em 1911, com a proclamação da República Portuguesa, a pena de morte foi abolida definitivamente para a maioria dos crimes, exceto traição militar em tempo de guerra. Finalmente, em 1976, após a Revolução dos Cravos e a instauração de um regime democrático, a Constituição Portuguesa confirmou a abolição completa da pena de morte em todas as circunstâncias. A pena de morte ainda é aplicada em vários países, incluindo China, Arábia Saudita, Coreia do Norte, Estados Unidos, Paquistão, entre outros. Estes países impõem a pena de morte por uma variedade de crimes como políticos, tráfico de droga, terrorismo, entre outros.
Respostas
Gramática (128 e 129)
1. A-3, B-1, C-21.1 a)C b)A c)B 2. Determinante interrogativo invariavel. 3. «(...) me disse nos meus ouvidos que (...)» vv.779 e 780; «Disse-me que como São Miguel (...)» vv.797; «Se Garcia Moniz diz que(...)» vv.767 e 768 4.Iria para o paraíso 4.1 Conjunção conjuncional conclusiva. 5.Sim. O valor da palavra que é explicativo.
Respostas
Escrita e Gramática (129)
Texto Diz Garcia Moniz ao o Enforcado: -És bem aventurado em morrer dependurado, como o tordo na buiz. Os feitos que fizeste fazem-te canonizado. -Os que morrem como tu são livres de Satanás.-Continua o tesoureiro- Deos prouvera que fosses tu o enforcado e sendo Deos louvado, em boa hora tu cá nascerás. O Senhor escolhera-te e então por bem viste belenguins. No momento do enforcamento, Garcia Moniz, susurra ao Enforcado: -Os lugares dos escolhidos são a forca e o Limoeiro, nem o guardião do mosteiro tem gente tão santa como Afonso Valente. Com São Miguel jentarás pão e mel mesmo sendo enforcado.
Será que estavam atentos?
Pergunta 1
Pergunta 2
Pergunta 3
Pergunta 4