Poluição da atmosfera
Catarina Canelas Ramos
Created on February 7, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
IAU@HLPF2019
Presentation
SPRING IN THE FOREST 2
Presentation
HUMAN RIGHTS
Presentation
BLENDED PEDAGOGUE
Presentation
VALENTINE'S DAY PRESENTATION
Presentation
WOLF ACADEMY
Presentation
EXPLLORING SPACE
Presentation
Transcript
Tarefa 4 da página 176
Trabalho realizado por: Francisco Melchior, nº9Inês Pinto, nº10Martim Pais, nº 17 Mónica Oliveira, nº19 Turma: 10ºA
Razões do agravamento do Efeito de estufa
Tarefa 4 p.176
Investigue as razões do agravamento recente do efeito de estufa e indique as consequências deste agravamento.
Razões de agravamento
Nos próximos slides iremos falar sobre as razões pelas quais o efeito de estufa tem vindo a aumentar.
Queima massiva de combustíveis fósseis
A queima de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural, liberta grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, contribuindo diretamente para o aumento do efeito estufa. Esse dióxido de carbono atua como um gás do efeito de estufa, retendo o calor do sol na Terra e aumenta a temperatura média do planeta. Isso contribui para o aquecimento global e as mudanças climáticas.
A desflorestação reduz a capacidade da vegetação em absorver CO2 da atmosfera através da fotossíntese, além de liberar o carbono armazenado nas árvores e no solo. Também contribui para a perda de biodiversidade e alterações nos ciclos naturais, afetando o equilíbrio ambiental.
Desflorestamento em grande escala
Emissões industriais
As indústrias libertam uma variedade de gases poluentes, incluindo CO2 e outros gases de efeito de estufa, além de poluentes atmosféricos que contribuem para o aquecimento global e para a degradação da qualidade do ar.
Agricultura intensiva
A agricultura intensiva envolve práticas que libertam gases de efeito estufa, como o uso excessivo de fertilizantes que emitem óxido nitroso e a desflorestação para expansão agrícola. Estas práticas contribuem para as emissões globais de gases de efeito de estufa.
Produção de metano na pecuária
A produção de metano na pecuária ocorre principalmente pela digestão dos animais ruminantes, como vacas e ovelhas. Durante o processo de digestão, esses animais liberam metano através dos seus arrotos. O metano é um gás do efeito de estufa muito mais potente do que o dióxido de carbono, contribuindo significativamente para o aquecimento global.
Clorofluorcarboneto é uma classe de compostos voláteis derivados de hidrocarbonetos e usados como fluidos refrigerantes, que causam grande impacto na camada de ozono. Os clorofluorcarbonetos têm um potencial de aquecimento global muito alto. Embora sejam emitidos em quantidades menores do que o CO2, eles contribuem significativamente para o efeito estufa.
Lançamento de gases refrigerantes potentes
Consequências do agravamento do efeito de estufa
Nos próximos slides falaremos das consequências do agravamento do efeito de estufa.
O aumento das concentrações de gases de efeito de estufa leva a um aumento na retenção de calor na atmosfera, resultando no aquecimento global.
Aquecimento global
Derretimento de gelos e elevação do nível do mar
O derretimento do gelo, como as calotas polares e as geleiras, está diretamente relacionado ao efeito de estufa. O aumento das temperaturas causado pelo efeito de estufa faz com que o gelo derreta mais rapidamente. Quando o gelo derrete, a água resultante contribui para a elevação do nível médio do mar.
As mudanças climáticas afetam os habitats naturais, levando à perda de biodiversidade, com muitas espécies incapazes de se adaptar ou migrar rapidamente o suficiente.
Impactos na Biodiversidade
impactos na agricultura
Mudanças nos padrões climáticos afetam a produção agrícola, com eventos extremos, secas prolongadas ou inundações prejudicando colheitas e aumentando a insegurança alimentar.
Problemas de saúde
Mudanças climáticas podem influenciar a disseminação de doenças transmitidas por vetores, como malária e dengue, além de afetar a qualidade do ar e da água.
mudanças climáticas
Isto resulta em mudanças nos padrões climáticos, como aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, como furacões, secas, inundações e ondas de calor.
Webgrafia