Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Get started free
EUROPE MAP NEGATIVE SPACE
Rute Sousa
Created on February 6, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
TRABALHO REALIZADO POR :LEONARDO Nº12 ANTÓNA Nº13 LEONOR Nº14 M.FILIPA Nº15 RUTE Nº19 DOCIENTE: MARIA DE FÁTIMA PEIXOTO DISCIPLINA: GEOGRAFIA ANO LETIVO: 2024/2025
UNIÃO EUROPEIA
Como qualquer história, a da União Europeia teve os seus momentos fortes e as suas datas simbólicas como a dos incas. Sete delas merecem ser recordadas, já que contribuíram para a construção da Europa atual e são igualmente essenciais para o futuro do continente europeu. O século XX (20) da, História da União Europeia, foi tragicamente marcado pela ascensão e posteriormente pela queda das ideologias totalitárias. Já no terceiro milénio, a união voluntária dos povos europeus continua a ser o único grande esforço colectivo inspirado por um ideal que consiste em superar os conflitos do passado e em preparar o futuro conjuntamente.
História da União europeia
1 de Novembro de 1993: a União Europeia 17 de Fevereiro de 1986: assinatura do Acto Único Europeu 10 de Junho de 1979: primeiras eleições directas do Parlamento Europeu por sufrágio universal 1 de Janeiro de 1973: primeiro alargamento da Comunidade Europeia 20 de Julho de 1963: Iaundé, os primórdios de um papel internacional 9 de Maio de 1950: renasce a Europa 25 de Março de 1957: a Comunidade Econômica Europeia
DATAS IMPORTANTES:
Atualmente, a UE é constituída por 27 Estados-Membros: Bélgica, Bulgária, Chéquia, Dinamarca, Alemanha, Estónia, Irlanda, Grécia, Espanha, França, Croácia, Itália, Chipre, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Hungria, Malta, Países Baixos, Áustria, Polónia, Portugal, Roménia, Eslovénia, Eslováquia, Finlândia e Suécia.
Localizar os estados-membros da União europeia
O objetivosda União Europeia é manter a paz todos os membros e promover a liberdade de as pessoas circularem nas mercadorias e capitais. Além disso, buscar o desenvolvimento de um mercado financeiro europeu, aumentar a qualidade de vida, saúde e trabalho dos cidadãos europeus e reduzir as desigualdades sociais e econômicas e social dos países-membros.
Objetivos da União Europeia
As vantagens da união europeia são o melhor acesso a viajar pela europa, contribição para a diminuição ao desmatamento, a modernização dos países e contribuição para a melhora económica das empresas .
Vantagens da União Europeia
Localizar e caraterizar alguns dos estados-membros da União Europeia
Portugal é membro de facto da União Europeia desde 1 de janeiro de 1986, após ter apresentado a sua candidatura de adesão a 28 de março de 1977 e ter assinado o acordo de pré-adesão a 3 de dezembro de 1980. A adesão de Portugal à CEE é uma das consequências do 25 de abril de 1974 e das subsequentes alterações que esta resolução provocou nos aspetos económicos, político e social. O 25 de abril vem pôr fim a uma política económica em desagregação, com enorme dependência externa, e a um poder político contestado por uma população com más condições de vida e fraco poder de compra. Com ele, Portugal perdeu o mercado colonial e vê-se obrigado a centrar mais a sua atenção no mercado europeu. Para isso foi necessária uma grande transformação a todos os níveis. Após certa agitação e grandes dificuldades na nossa economia, acentuada pela recessão da economia mundial, em 1977 é feito o pedido de adesão à CEE.
Entrada de Portugal na União Europeia com o 25 de abril de 1974
Identificar/dar a conhecer os benefícios e desafios após a adesão de Portugal à União Europeia
Portugal teve de retirar a carga mais revolucionária da Constituição e adotar uma política de austeridade, vigiada pelo FMI, para poder satisfazer as exigências de ser um estado da CEE: democrático e economicamente viável. A adesão às Comunidades Europeias permitiu a entrada no mercado europeu e o acesso a fundos comunitários para modernizar as infraestruturas e a economia.
- Incas: civilização pré-colombiana que habitou a região da Cordilheira dos Andes .
- Ideologias totalitárias: As doutrinas totalitárias são o conjunto de idéias e princípios em que uma forma de organização política, onde o poder é centrado em sua totalidade dentro de uma única figura, que exerce o controle repressivo da sociedade livre é constituído.