Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Trabalho realizado por: Carina Hefka e Lara DomingosDisciplina: HSCGProfessora: Sandra Pinto

O que são EPI?

EPI hospitalar é o equipamento de proteção individual destinado ao uso nesse ambiente laboral. Avental, luvas, calçado de segurança e máscara facial são exemplos de EPI empregados em hospitais, clínicas médicas e outros estabelecimentos de saúde.

Dependendo do grau de exposição à doença a que estes profissionais podem estar sujeitos, devem ser usados equipamentos de proteção individual de alto ou de baixo risco. Em qualquer dos casos, estes equipamentos de proteção individual podem sempre causar lesões cutâneas decorrentes da fricção/pressão que exercem, ou da humidade que geram no contacto com a pele. Assim, é fundamental adotar medidas para diminuir este risco.

Quais são os principais grupos de EPI

  • Proteção da cabeça;
  • Proteção facial;
  • Proteção de corpo;
  • Proteção de braços e mãos; Proteção de pernas e pés.

Higienizar bem a pele com água e sabão ou solução alcoólica/gel desinfetante; Aplique creme hidratante e/ou creme de barreira nas zonas de apoio dos EPIs sujeitas a maior pressão (pavilhões auriculares, região frontal, nariz e região malar), Utilize material de penso ou amortecimento (por exemplo espuma ou esponja) entre o equipamento de proteção individual e a pele nas zonas de adesão/pressão/fricção. Este material deve ser: Fino, absorvente e permitir a sua remoção atraumática (não pode ser muito aderente); Adaptável ao contorno das estruturas da face (corte e ajuste em cada aplicação, evitando rugas ou dobras após aplicação); Não pode comprometer a correta selagem do EPI.

Que cuidados da pele devem ser tomados antes e após utilização de equipamentos de proteção individual?