Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Trabalho - Internet das Coisas

Clara Silva

Created on February 5, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Escola básica e secundária à beira douro - Medas

Internet das Coisas

Clara Silva, n.º8 9ºDAno Letivo 2023-2024 - Disciplina TIC

Índice

Introdução

Principais aplicações para as empresas

O que é a Internet das Coisas

Origem da Internet das Coisas

Benefícios da Internet das Coisas

Riscos da Internet das Coisas

Como é aplicável nas pessoas

Conclusão

Webgrafia

Introdução

Este trabalho foi realizado no âmbito do tema Internet das Coisas.
Vou falar de vários aspetos relacionados com as mesmas, nomeadamente,benefícios, riscos, o que são, etc.

O que é a Internet das Coisas?

O conceito de Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT) é o de uma enorme rede de dispositivos conectados que possuem a capacidade de tranferir dados através de uma rede sem a necessidade de interferência humana.
----------------------------------------------------------------------------------------
Para ajudar nesse processo, a Internet das Coisas conta com a ajuda de duas tecnologias: a inteligência artificial e machine learning.

Origem da Internet das Coisas (IoT)?

1/2
Embora já houvessem dispositivos eletrónicos interconectados desde o início do século 19, o primeiro contacto entre dois sistemas diferentes aconteceu a 29 de outubro de 1969, quando uma mensagem foi enviada entre as Universidades da Califórnia, em Los Angeles, e o Instituto de Pesquisa de Stanford, nascendo assim o projeto ARPANET.

Origem da Internet das Coisas (IoT)?

2/2
A ARPANET foi umprojeto militar com o objetivo de permitir que os centros de pesquisa pudessem manter uma comunicação entre si, sendo considerada a mãe da internet. Em 1982, uma máquina de venda automática da Coca-Cola foi conectada à ARPANET, ela foi modificada para ser capaz de relatar o seu inventário e se as bebidas recém-carregadas estavam frias ou não.

Como a IOT é aplicável às pessoas?

1/3
A Internet das Coisa é aplicável em diverso setores como, por exemplo, a fabricação, a assistência médica, o setor público, entre outros, de forma a beneficiar as pessoas.Nestes casos, alguns exemplos são:
-Fabricação- Fabricantes podem obter uma vantagem competitiva usando o monitoramento de linha de produção para permitir a manutençao proativa do equipamento quando os sensores detectam uma falha eminente;

Como a IOT é aplicável às pessoas?

2/3
-Assistência Médica- Médicos, enfermeiros e assistentes geralmente precisam saber a localização exata dos ativos de assistência ao paciente, como as cadeiras de rodas. Quando as cadeiras de rodas de um hospital são equipadas com sensores IoT, elas podem ser rastreadas a partir da aplicação de monitoramento de ativos IoT para que qualquer pessoa que esteja à procura de uma, possa encontrar rapidamente a cadeira de rodas disponível mais próxima.

Como a IOT é aplicável às pessoas?

3/3
-Setor Público- Por exemplo, os serviços públicos pertencentes ao governo podem usar aplicações baseadas na IoT para notificar os seus usuários sobre interrupções em massa e até mesmo sobre interrupções menores nos serviços de água, energia ou esgoto. As aplicações de IoT podem coletar dados sobre o escopo de uma interrupção e implementar recursos para ajudar os utilitários a se recuperarem de interrupções com maior velocidade.

Quais as principais aplicações para as empresas?

1/4
1. Coleta e compartilhamento de dados O principal objetivo da IoT é utilizar a automação de coleta e análise de dados para dar ainda mais poder à gestão de empresas transformadas digitalmente. O que dispositivos inteligentes fazem é monitorar constantemente aspectos únicos de uma rotina produtiva, seja por pessoas ou máquinas. Assim, alimentam em tempo real o sistema que acompanha essas atividades.

Quais as principais aplicações para as empresas?

2/4
2. Monitoramento de atividades e processos Um exemplo prático bastante simples é a utilização de sensores para determinar o desempenho de uma máquina dentro da indústria: a sua capacidade de produção, o seu estado de manutenção e segurança, a sua relação com os passos da cadeia produtiva antes e depois dela.

Quais as principais aplicações para as empresas?

3/4
3. Gerenciamento de stock e logística
Nesse contexto, o grande ganho das empresas é em rastreabilidade. Com o uso de tags inteligentes, leitores automatizados e geolocalização, é possível ter mais controle sobre stock e logística, desde a preparação do pedido até sua movimentação na entrega e comunicação automática com o cliente.

Quais as principais aplicações para as empresas?

4/4
4. Auxílio para a tomada de decisões
Tu já deves ter percebido na tua rotina o quanto a informação é importante para guiar a empresa por caminhos melhores durante a era digital. Agilidade e assertividade são cruciais para o sucesso de gestores. E, neste ponto, a IoT torna-se mais uma origem importante de dados de negócio. O seu caráter especializado e automatizado de coleta permite que se tenha acesso a relatórios mais ricos sobre questões de produção, de conversão e de mercado.

Benefícios da Internet das Coisas

1/4
Alguns dos benefícios da IoT são, por exemplo:
-Monitoramento e controle da cadeia de suprimentos
A Internet das Coisas pode ajudar a rastrear e monitorar os produtos industrializados durante toda a cadeia de suprimentos. Sensores inteligentes podem ser usados para monitorar a temperatura, umidade e outras condições ambientais, garantindo que os medicamentos, por exemplo, sejam armazenados e transportados nas condições ideais. Isso ajuda a evitar a deterioração dos produtos.

Benefícios da Internet das Coisas

2/4
-Manutenção preditiva
A manutenção preditiva é uma aplicação importante da IoT na indústria. Sensores integrados em equipamentos de produção podem coletar dados em tempo real sobre o desempenho e o estado dos equipamentos. Com base nesses dados, algoritmos de análise podem prever falhas ou problemas iminentes, permitindo que as equipes de manutenção ajam proativamente. Isto ajuda a reduzir o tempo de inatividade não planeado e melhora a eficiência geral da produção.

Benefícios da Internet das Coisas

3/4
-Otimização da cadeia de suprimentos
Por meio de sensores e tags RFID, é possível monitorar o movimento de mercadorias. Isso acontece desde a fabricação até a entrega, garantindo que os produtos sejam entregues no prazo, evitando perdas e reduzindo o roubo. Além disso, a IoT pode ajudar na gestão de stocks, alertando sobre a necessidade de reabastecimento e evitando a escassez de produtos.

Benefícios da Internet das Coisas

4/4
-Melhoria da experiência do cliente
Por exemplo, dispositivos inteligentes podem coletar dados sobre preferências e comportamentos dos clientes. Isto permite que as empresas ofereçam recomendações personalizadas e ajustem os produtos de acordo com as necessidades individuais. Além disso, a IoT pode permitir uma comunicação contínua entre as empresas e os clientes, fornecendo suporte em tempo real e facilitando a resolução de problemas.

Riscos da Internet das Coisas

1/5
Alguns dos riscos da IoT são, por exemplo:
-Redes de dados estão sujeitas a ataques
A Internet das Coisas realiza conexões através de endereços de IP de diferentes dispositivos e, assim, troca informações entre aparelhos. Essa conexão não é aberta (não há acesso para todos os usuários), já que é possível criar uma proteção através de uma password. Mas nem sempre esse é um método eficaz.

Riscos da Internet das Coisas

2/5
-Todos os dispositivos se tornam alvos em potencial
Praticamente qualquer aparelho inteligente que pode ser conectado à internet pode ser controlado através de um computador ou smartphone. Ainda é estranho pensar em eletrodomésticos e utensílios diários como um risco à segurança dos seus dispositivos, mas é uma realidade principalmente com aparelhos mais antigos, que possuem as opções de conectividade mas não recebem mais suporte técnico e atualizações

Riscos da Internet das Coisas

3/5
-Armazenamento e transferência de dados inseguros
À medida que mais pessoas utilizam comunicações baseadas em nuvem e armazenamento de dados, a comunicação cruzada entre dispositivos inteligentes e a rede IoT aumenta. No entanto, sempre que os dados são transferidos, recebidos ou armazenados através dessas redes, o potencial de violação ou dados comprometidos também aumenta. Isso se deve à falta de criptografia e controles de acesso antes que os dados sejam inseridos no ecossistema IoT

Riscos da Internet das Coisas

4/5
-Ataques baseados em IA
Embora os ataques de IA existam desde 2007, as ameaças que eles apresentam na IoT estão a tornar-se cada vez mais proeminentes. Hackers agora podem criar ferramentas alimentadas por IA que são mais rápidas, fáceis de escalar e mais eficientes do que os humanos, para realizar os seus ataques. Isto representa uma séria ameaça dentro do ecossistema IoT.

Riscos da Internet das Coisas

5/5
Botnets são uma série de dispositivos conectados à Internet que são criados para roubar dados, comprometer redes ou enviar spam. Botnets contêm malware que permite que o invasor acesse o dispositivo IoT e à sua conexão para se infiltrar na rede de uma organização, tornando-se uma das principais ameaças para as empresas. Eles são mais proeminentes em aparelhos que não foram inicialmente fabricados com segurança (frigoríficos inteligentes, por exemplo).
-Botnets

Conclusão

Nesta apresentação, aprendo o que é a Internet das Coisas (IoT), a sua origem, como se aplicam em diferentes setores, como é aplicada nas empresas, além de, benefícios e riscos das mesmas.

Webgrafia

https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-internet-das-coisas/
O que é a Internet das Coisas?
https://www.dio.me/articles/historia-da-internet-das-coisas
Origem da Internet das Coisas?
https://www.oracle.com/br/internet-of-things/what-is-iot/
Como a IOT é aplicável às pessoas?
Quais as principais aplicações para as empresas?
https://blog.brq.com/aplicacoes-de-internet-das-coisas/
Benefícios da Internet das Coisas
https://netshow.me/blog/iot/
https://netshow.me/blog/iot/ https://www.ispblog.com.br/2015/12/25/entenda-os-riscos-da-internet-das-coisas/
Riscos da Internet das Coisas