Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Demência
Bruna Freches nº3 Margarida Marques nº14APS 21UFCD 10388Saúde e Doença em adultosDisciplina: ASCProfessora: Celia Nunes Agrupamento de Escolas do FundãoAno letivo: 2023/2024

Doenças mentais

Razões do aumento das Doenças Mentais

Evolução das Doenças Mentais em portugal (estatísticas)

Definição da Doença Mental

Introdução

íNDICE

Sintomas

Tipos de Demência?

Como se diagnostica?

Como distinguir a perda de memória normal da Demência?

Definição de Demência

íNDICE

Conclusão

Como é feito o tratamento?

Causas

Qual a taxa de prevalência da Demência?

íNDICE

Este trabalho foi proposto no âmbito da disciplina de ASC na UFCD - 10388 Saúde e doença em adultos. O tema central é as Doenças Mentais, na qual foi sorteada a Demência que pertence ao grupo das Doenças Mentais. Numa primeira parte vamos falar sobre as Doenças Mentais em geral e na segunda parte iremos abordar as Demências, no qual iremos abordar os seus sintomas, as causas, os vários tipos de demência, como diagnosticar, qual é o tratamento feito,vamos também montar a taxa de demência em Portugal.

Introdução

Mental

Doença

As Doenças Mentais são condições que afetam o pensamento, sentimento, humor ou comportamento de uma pessoa, como depressão, ansiedade, transtorno bipolar ou esquizofrenia. Essas condições podem ser ocasionais ou de longa duração (crónicas) e afetar a capacidade de alguém de se relacionar com os outros e funcionar a cada dia.

Definição da Doença Mental

22,9%

Portugal

23,1%

Irlanda do Norte

As Doenças Mentais em Portugal têm vindo a aumentar significamente, sendo assim portugal o quinto a sofrem de perturbações psiquiátricas (22,9%), sendo Portugal o segundo país com mais prevalência elevada de doenças psiquiátricas da Europa assim ultrapassado por pouco pela Irlanda do Norte (23,1%).

Evolução das Doenças Mentais em Portugal

Razões do aumento das Doenças Mentais

Ambientais

Políticos

Económicos

Culturais

Fatores sociais

Demência

A Demência é a perda de memória, diminuição da agilidade mental, diminuição das funções executivas, dificuldades de expressão, problemas de compreensão, problemas de capacidade de decisão.

Definição de Demência

Problemas com tarefas diárias

Tremer

Sintomas

Perda de memória

Mudança de humor e comportamento.

Redução da socialização

Dificuldade a dormir

Sintomas

Dificuldade ao falar e escrever

Depressão

Sintomas

Dificuldade de equilibrio

Confusão com horas e lugares

As pessoas com um envelhecimento normal podem perder ou esquecer detalhes, mas as que sofrem de Demência podem esquecer alguns acontecimentos, as pessoas que têm demência têm dificuldade de fazer tarefas diárias.

Como distinguir a perda de memória normal da Demência?

Avaliação neuropsicológica, em que são avaliados diversos aspectos cognitivos, tais como a memória ou a atenção;

Exame físico e neurológico;

Exames complementares de diagnóstico, como análises ao sangue e exames de imagem ao cérebro (tomografia computadorizada ou ressonância magnética).

História clínica completa, recolhendo dados fornecidos pelo doente e por um familiar próximo ou cuidador;

Não existe um exame específico para diagnosticar Demência. O diagnóstico é feito integrando diversas fontes de informação:

Como se diagnostica?

Demência Vascular

Demência de Corpos de Lewy

Alzheimer

Tipos de Demência

Afasia progressiva semântica

Afasia progressiva primária e demência

Demência Frontotemporal

Tipos de Demência

Afasia logopênica

Afasia progressiva não-fluente

Tipos de Demência

A taxa de prevalência, que aumenta exponencialmente com a idade, varia de até 1% entre os 60 e os 65 anos a quase 50% acima dos 90 anos, estimando-se um total superior a 150 mil pacientes em Portugal e 35 milhões em todo o mundo.

Qual a taxa de prevalência da Demência?

Estudo

“Segundo o Relatório “Health at a Glance 2017” (“Uma visão da saúde”) da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económicos) publicado a 10 de novembro de 2017, são apresentados novos dados sobre a prevalência da Demência, colocando Portugal como o 4º país com mais casos por cada mil habitantes. De acordo com este relatório, a estimativa do número de casos com Demência para Portugal sobe para mais de 205 mil pessoas, número que subirá para os 322 mil casos até 2037.” https://alzheimerportugal.org/preval (dia 24-01-2024)

Causas

Doença cerebrovascular:

Traumatismo

Tumor cerebral

AVC

Causas

Alcoolismo

Depressão

A Demência não tem cura, mas existe tratamento que permite atrasar a evolução natural da doença. O tratamento da Demência combina medicação e outras estratégias não farmacológicas. O tratamento não farmacológico inclui a estimulação cognitiva da pessoa com Demência, por exemplo: através de jogos ou atividades que permitam a interação social com outros.É também fundamental que sejam respeitadas rotinas.

Como é feito o tratamento?

Neste trabalho abordamos as Demências que fazem parte das doenças mentais. As Doenças Mentais estão associadas ao nosso bem estar mental e físico no qual são condições de saúde que envolvem mudanças na emoção, pensamento ou comportamento, Portugal está classificado como o segundo país com mais doenças mentais da Europa (22,9%). Uns dos grandes fatores para dar início a problemas de saúde mental são fatores econômicos , políticos, sociais, ambientais, entre outros. A Demência é a perda de memória, diminuição da agilidade mental, diminuição das funções executivas, dificuldades de expressão, problemas de compreensão, problemas de capacidade de decisão.

Conclusão

Alguns dos sintomas da Demência são as mudanças de humor e comportamento,perda de memória, temor, problemas em fazer as tarefas diárias, confusão do tempo e no espaço em que se encontra, dificuldades em dormir, dificuldades ao falar e escrever, entre outras. Não existe um exame que diga que uma indivíduo tem Demência, mas á um diagnóstico que se faz que pode identificar que um indivíduo tem Demência no qual é recolhido dados fornecidos pelo doente e por familiares próximo ou cuidador, ao fim do levantamento dos dados, são feitas avaliações a nível cognitivo, tais como a memória e atenção, também são feitos exames complementares ao diagnóstico como por exemplo análises ao sangue, ressonância magnética, tomografia, entre outras.

Conclusão

Existem diversos tipos: Doença de Alzheimer, Demência de Corpos de Lewy, Demência Vascular, Demência Frontotemporal, Afasia progressiva primária e demência. A taxa de prevalência de Demência é de 1% entre os 60 e os 65 anos a quase 50% acima dos 90 anos, estimando-se um total superior a 150 mil pacientes em Portugal. As Demências podem levar a causas de AVC, tumores cerebrais, doenças cardiovasculares, entre outras.

Conclusão

O tratamento da Demência combina medicação e outras estratégias não farmacológicas e o tratamento não farmacológico inclui a estimulação cognitiva.Uma das maneiras para prevenir a demência é ter um estilo de vida saudável e estimulação cognitiva.

Conclusão