Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Campo magnético terrestre

Íris Barroso

Created on February 3, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Memories Presentation

Pechakucha Presentation

Decades Presentation

Color and Shapes Presentation

Historical Presentation

To the Moon Presentation

Projection Presentation

Transcript

Start

Campo magnético terrestre

Índice

Origem do campo magnético

Benefícios do campo magnético terrestre

Polo magnéticos e geográficos

Perguntas

Auroras polares

Cinturões de Van Allen

Bibliografia

Equipa

Mapa

Origem do Campo Magnético Terrestre

O campo magnético terreste resulta da corrente elétrica causada pelo movimento de rotação de metais que constituem o núcleo da Terra, como o ferro, que por estarem a altas temperaturas, ficam ionizados, e, ao se movimentarem, ocorre a criação do campo magnético do planeta. Como no núcleo interior quase não existe espaço para que os átomos se movimentem, devido a sua alta temperatura e pressão, é no núcleo exterior, que está com temperatura e pressão mais baixas que os átomos têm mais espaço e se conseguem mover por meio do processo de propagação de calor conhecido como convecção. O que faz com que os átomos de ferro mais quentes subam e os átomos de ferro mais frios desçam, criando um campo magnético estável.

Benefícios do Campo Magnético Terrestre

A existência do campo magnético permitiu o desenvolvimento e a manutenção das espécies na Terra, uma vez que funciona como escudo contra chuvas de partículas cósmicas. Estas partículas provêm, na sua maioria, do Sol, mas também de outras estrelas e de outros corpos celestes.

Polos magnéticos e geográficos

A rotação da Terra acontece em torno de um eixo perpendicular ao plano do equador onde os polos Norte e Sul geográficos são os pontos onde o eixo passa pelas extremidades do planeta. Ocorrendo entre esses polos uma variação que difere de local para local. Esta variação é chamada de declinação magnética. No entanto. há suspeitas que o campo magnético terrrestre já tenha registado várias inversões ao longo do tempo, em que o norte e o sul magnéticos se invertem, o que é chamado de polaridade inversa.

imagem

simulador

Cinturões de Van Allen

A maioria das partículas cósmicas é desviada pelo campo magnético terrestre. No entanto, algumas são capturadas por este formando os cinturões de Van Allen. Existem dois cinturões um mais interno a aproximadamente 1000km e um externo a aproximadamente 25000km da supperfície terrestre.

Perguntas

Pergunta 1

Pergunta 2

Pergunta 3

Pergunta 4

Auroras Polares

Durante os períodos de intensa atividade solar, grande parte das partículas eletricamente carregadas vindas do Sol consegue romper a barreira formada pelos cinturões de Van Allen, e, ao atingirem a alta atmosfera, produzem fenómenos como as Auroras Polares.As cores de uma aurora indicam o local da atmosfera onde estão a acontecer e quais os gases envolvidos.

Auroras

Bibliografia

  • https://brasilescola.uol.com.br/fisica/o-campo-magnetico-terra.htm
  • https://phet.colorado.edu/en/simulations/magnet-and-compass
  • https://www.nationalgeographic.pt/meio-ambiente/auroras-boreais-sitios-inesperados_3855
  • https://agenciaviagemdossonhos.com.br/20-curiosidades-para-viajantes-sobre-a-aurora-austral/
  • https://segredosdomundo.r7.com/aurora-austral-o-que-e/
  • https://www.todamateria.com.br/aurora-boreal/
  • Maciel, Noémia; Marques, Céu; Cação, Alice; Magalhães, Andreia; Mota, Ana Rita; Azevedo, Carlos, Física em Ação, 11º ano, 2022, Porto Editora, Porto
  • Guerner Dias, A.; Guimarães, Paula; Rocha, Paulo, GeoFOCO, 10ºano, 2022, areal editores, Porto

Equipa

Íris Barroso

Leonor Gomes

nº13, 11ºA

nº14 11ºA

Aurora Boreal

O nome Aurora Boreal foi criado por Galilleu Gaalilei, no ano de 1619. As suas cores mais comuns são o verde e o vermelho, ou por vezes azul e roxo.

Aurora Austral

O nome vem do latim "aurora", que significa "amanhecer", e "australis", que significa "do sul". As suas cores mais comuns são as mesmas das Auroras Boreais.