Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Start

Campo magnético terrestre

Cinturões de Van Allen

Auroras polares

Polo magnéticos e geográficos

Equipa

Perguntas

Bibliografia

Benefícios do campo magnético terrestre

Mapa

Origem do campo magnético

Índice

O campo magnético terreste resulta da corrente elétrica causada pelo movimento de rotação de metais que constituem o núcleo da Terra, como o ferro, que por estarem a altas temperaturas, ficam ionizados, e, ao se movimentarem, ocorre a criação do campo magnético do planeta. Como no núcleo interior quase não existe espaço para que os átomos se movimentem, devido a sua alta temperatura e pressão, é no núcleo exterior, que está com temperatura e pressão mais baixas que os átomos têm mais espaço e se conseguem mover por meio do processo de propagação de calor conhecido como convecção. O que faz com que os átomos de ferro mais quentes subam e os átomos de ferro mais frios desçam, criando um campo magnético estável.

Origem do Campo Magnético Terrestre

Benefícios do Campo Magnético Terrestre

A existência do campo magnético permitiu o desenvolvimento e a manutenção das espécies na Terra, uma vez que funciona como escudo contra chuvas de partículas cósmicas. Estas partículas provêm, na sua maioria, do Sol, mas também de outras estrelas e de outros corpos celestes.

simulador

A rotação da Terra acontece em torno de um eixo perpendicular ao plano do equador onde os polos Norte e Sul geográficos são os pontos onde o eixo passa pelas extremidades do planeta. Ocorrendo entre esses polos uma variação que difere de local para local. Esta variação é chamada de declinação magnética. No entanto. há suspeitas que o campo magnético terrrestre já tenha registado várias inversões ao longo do tempo, em que o norte e o sul magnéticos se invertem, o que é chamado de polaridade inversa.

Polos magnéticos e geográficos

imagem

A maioria das partículas cósmicas é desviada pelo campo magnético terrestre. No entanto, algumas são capturadas por este formando os cinturões de Van Allen. Existem dois cinturões um mais interno a aproximadamente 1000km e um externo a aproximadamente 25000km da supperfície terrestre.

Cinturões de Van Allen

Pergunta 4

Pergunta 3

Pergunta 2

Pergunta 1

Perguntas

Auroras Polares

Durante os períodos de intensa atividade solar, grande parte das partículas eletricamente carregadas vindas do Sol consegue romper a barreira formada pelos cinturões de Van Allen, e, ao atingirem a alta atmosfera, produzem fenómenos como as Auroras Polares.As cores de uma aurora indicam o local da atmosfera onde estão a acontecer e quais os gases envolvidos.

Auroras

  • https://brasilescola.uol.com.br/fisica/o-campo-magnetico-terra.htm
  • https://phet.colorado.edu/en/simulations/magnet-and-compass
  • https://www.nationalgeographic.pt/meio-ambiente/auroras-boreais-sitios-inesperados_3855
  • https://agenciaviagemdossonhos.com.br/20-curiosidades-para-viajantes-sobre-a-aurora-austral/
  • https://segredosdomundo.r7.com/aurora-austral-o-que-e/
  • https://www.todamateria.com.br/aurora-boreal/
  • Maciel, Noémia; Marques, Céu; Cação, Alice; Magalhães, Andreia; Mota, Ana Rita; Azevedo, Carlos, Física em Ação, 11º ano, 2022, Porto Editora, Porto
  • Guerner Dias, A.; Guimarães, Paula; Rocha, Paulo, GeoFOCO, 10ºano, 2022, areal editores, Porto

Bibliografia

Íris Barroso

Leonor Gomes

nº13, 11ºA

nº14 11ºA

Equipa

Aurora Boreal

O nome Aurora Boreal foi criado por Galilleu Gaalilei, no ano de 1619. As suas cores mais comuns são o verde e o vermelho, ou por vezes azul e roxo.

Aurora Austral

O nome vem do latim "aurora", que significa "amanhecer", e "australis", que significa "do sul".As suas cores mais comuns são as mesmas das Auroras Boreais.