"Mensagem Fernando Pessoa"
Tiago
Created on February 2, 2024
More creations to inspire you
TOM DOLAN
Presentation
ALICE'S WONDERLAND BOOK REGISTRY
Presentation
BASIL RESTAURANT PRESENTATION
Presentation
AC/DC
Presentation
THE MESOZOIC ERA
Presentation
ALL THE THINGS
Presentation
ASTL
Presentation
Transcript
Fernando Pessoa
Mensagem
5. Definição de Quinto Império;6. Epígrafe á mensagem;7. Extrutura externa da obra;8. Tempo do "ser portugês";9. Simbolismo da obra;10. SMS: Fernado Pessoa
1. Definição de mensagem;2. Publicação e título original;3. Cronologia e época da obra;4. Pontos comuns aos Lusíadas e abordagem da história;
Índice
O termo vem do latim “missaticum” que veio de “missus”, passado de “mitterus”, ou seja, “mandar”, “enviar”. Uma mensagem é um meio de comunicação que transmite informações de uma pessoa para outra, geralmente por escrito, oralmente ou por meio de símbolos.
1. Definição de mensagem
Data de publicação: 1 de dezembro de 1934.
O título original do livro era Portugal. Influenciado por um amigo, Pessoa considera "Mensagem" um título mais apropriado.
2. Publicação e título original;
Fim do Estado Novo
1974
3. Cronologia
1910
Início da primeira república
1926
Fim da Primeira República; golpe militar
1927
Começo da instalação do Estado Novo
1934
Publicação da “Mensagem”
- Abordagem
- Estilo literário
4. Diferenças aos Lusíadas
- A glória dos descobrimentos
- Celebra a identidade nacional
- Brasão
- Mar Português
- O encoberto
A abordagem da História de Portugal na obra "Mensagem" de Fernando Pessoa é marcada pela visão mítica e simbólica, destacando momentos-chave da nação.
4. Abordagem da história
4. Pontos comuns aos Lusíadas
6. Epígrafe à Mensagem
5. Definição de Quinto iMPÉRIO
- O Português que sonha
- O Português que concretiza
- O Português que renasce
8. "Ser Português"
7. Estrutura e motes
1. Brasão- "Ouse, porque é necessário"2. Mar Português-"A minha pátria é a língua portuguesa"3. O Encoberto- "Fiz de mim o que não soube, e o que podia fazer de mim não o fiz"
D. Sebastião
Brasão
9. Simbolismos da obra
Quinto Império
Hoje, olho para vós, herdeiros desta pátria lusa, com a esperança de que estas páginas ainda ressoem nas vossas almas como um eco do passado, uma inspiração para o presente e um horizonte para o futuro.Na obra "A Mensagem", busquei exprimir a alma de Portugal, mergulhando nas raízes da sua história e projetando visões de grandiosidade que transcendem as eras. Entendo que o mundo contemporâneo vos desafia com novos dilemas e complexidades, mas a essência da mensagem permanece: a necessidade de reavivar a chama da identidade, preservando o património cultural, enquanto se abraça o progresso e se enfrentam os desafios globais.
10. Sms
Caro leitor,Em meio aos labirintos do tempo, onde passado, presente e futuro se entrelaçam, permita-me dirigir-me a ti, português do século XXI, com as palavras que fluem do meu ser multifacetado. Sou Fernando Pessoa, aquele que se desdobra em inúmeras vozes, e é com a reverência de um espetro literário que compartilho convosco reflexões sobre "A Mensagem". A minha obra, que se ergue como um farol, propõe uma travessia através das ondas da História, guiando-vos pelos caminhos do heroísmo e da identidade nacional.
Trabalho realizado por: Martim Leitão Nº 10Tiago Ferreira Nº 20Tiago Gomes Nº 23Xavier Gonçalves Nº 2712ºC
Fim