Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

Transcript

Expansão Urbana

Escola Secundária Ferreira DiasDiana Pinto e Simão Pereira11ºL2

As regiões urbanas são, até hoje, as regiões com maior número de habitantes e onde existe uma maior concentração populacional, o que faz com que as cidades, tal como a população, tenham que evoluir. Assim, desenvolveu-se o processo de expansão urbana, que se processa no tempo e espaço, onde a população aumenta, tal como a extensão geográfica das áreas urbanas. Este processo decorre em duas fases, a centrípeta e a centrífuga.

Na fase centrípeta, há uma densificação, onde a população se concentra num centro urbano, concentrando também as atividades económicas. Já na outra fase, a centrífuga, há uma desdensificação, onde a população sai dos centros urbanos e há uma desconcentração das atividades económicas.

Esta expansão pode dever-se a vários fatores, como o aumento do preço do solo, o desenvolvimento dos transportes, os elevados preços da habitação, ou ainda a existência de vários espaços sem ocupação. Ambas as fases do crescimento urbano levam a uma suburbanização, onde as cidades (ex.: Lisboa) se expandem para lá dos seus limites, a periurbanização, criando uma periferia ( ex.: Amadora). Além disso, também as zonas rurais passam a ser afetadas por esta prolongação dos limites das cidades, levando a uma rurbanização, onde as características das zonas rurais e das zonas urbanas se misturam. Assim, com o grande e barato desenvolvimentos das periferias, surge uma relação de complementaridade entre os centros urbanos e os subúrbios, dando origem a novas centralidades. Assim, os grandes centros urbanos passam a estar ligados a novas urbanizações, como cidades-satélite, grandes centros socioeconómicos, e cidades-dormitório, que apenas contribuem com a habitação, contribuindo para os movimentos pendulares (casa-trabalho/ trabalho-casa). Porém todo este apressado desenvolvimento urbano também traz malefícios, como a poluição urbana, o trânsito, a destruição dos solos com aptidão agrícola, e ainda desorganização urbanística. Concluindo, percebemos que o processo de expansão urbana é vantajoso, porém, apresenta diversos malefícios.