Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
A luz e as Fibras Óticas
Simão Carvalho
Created on February 2, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
A luz e as Fibras Óticas
Trabalho realizado por: Simão Carvalho n.º 23 11.ºC ano letivo 2023/24
Figura 1 - Espectro eletromagnético com o espectro de luz visível indicado.
a luz
Luz ou luz visível é a radiação eletromagnética dentro da parte do espectro eletromagnético que é percebida pelo olho humano. A radiação eletromagnética é um fenómeno ondulatório que resulta da oscilação dos campos magnéticos e elétricos perpendicularmente um ao outro sob a forma de uma onda transversal. O espectro eletromagnético é classificado normalmente pelo comprimento da onda, como as ondas de rádio, as micro-ondas, a radiação infravermelha, a luz visível, os raios ultravioleta, os raios X, até a radiação gama.
Figura 2 - Fibra óptica
o que são as fibras óticas ?
A luz é fundamental para o foncionamento das fibras ópticas, pois estas utilizam raios infravermelhos e luz visível para a transmissão de informação. As fibras óticas são compostas por fios de vidro ou plástico extremamente finos, chamados de fibras ópticas, que são revestidos por materiais reflexivos que permitem que a luz seja transmitida ao longo da fibra de forma eficiente.
Figura 4 - Reflexão total fibra óptica.
Figura 3 - Demonstração de não-refração à ângulos maiores que o ângulo crítico.
como funcionam as fibras óticas?
O princípio do seu funcionamento é a transmissão de pulsos de luz através do núcleo da fibra ou seja a parte interna do fio. Essa luz é transmitida através de um princípio chamado reflexão total da luz que consiste numa situação em que o feixe de luz refratado será quase paralelo à superfície. Aumentando um pouco mais o ângulo de incidência, até chegar ao ângulo crítico o feixe refratado desaparece e toda a luz passa a ser refletida.
Figura 5 - Mapa de cabos submarinos.
Vantagens das fibras óticas
Aplicações das fibras óticas
- Perda de transmissão muito baixa;
- Imunidade à interferência de outros sinais e ruídos;
- Isolamento elétrico.
- Velocidade de transmissão.
- Maior vida útil.
- Baixo custo.
Aplicações e vantagens das fibras óticas
- Transmissão de dados: As fibras ópticas podem ser usadas para transmitir dados de internet, telefone, televisão, redes etc.
- Obtenção de imagens: As fibras ópticas podem ser usadas para obter imagens de lugares de difícil acesso, uma vez que a luz pode ser refletida em seu interior por grandes distâncias.
- Sensores: Por meio das fibras ópticas, é possível construir uma grande variedade de sensores capazes de variações sensíveis de temperatura, pequenas deformações em sólidos, frequências de luz, polarização da luz etc.
- Medicina:As fibras óticas podem ainda ser utilizadas para diversas aplicações, como iluminação, sensores, lasers ou em instrumentos médicos para examinar as cavidades interiores do corpo.
Webgrafia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fibra_%C3%B3ptica# - Consultado a 02/02/2024
https://brasilescola.uol.com.br/fisica/fibra-optica.htm#Para+que+serve - Consultado a 02/02/2024
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-a-luz.htm - Consultado a 26/01/2024
https://pt.wikipedia.org/wiki/Radia%C3%A7%C3%A3o_eletromagn%C3%A9tica#Espectro_eletromagn%C3%A9tico - Consultado a 26/01/2024