Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

START

Aluna: Mariana OliveiraMódulo B3

Biologia

A genética é o ramo da biologia que estuda a hereditariedade e a variação dos organismos. Ela se concentra no estudo dos genes, que são unidades de informação hereditária presentes no DNA de um organismo.

Genética

Hereditariedade refere-se à transmissão de características genéticas de uma geração para a próxima. Essas características são passadas dos pais para os filhos por meio dos genes, que são unidades hereditárias localizadas nos cromossomas.

Hereditariedade

Descoberta da Hereditariedade

Os princípios básicos da hereditariedade foram descobertos pelo monge austríaco Gregor Mendel, através da realização de experiências com o cruzamento de diversas variedades de ervilhas e análise de diversas gerações de descendentes. As experiências duraram quase uma década, o que permitiu que elaborasse uma hipótese para a explicação dos seus resultados.

Quem descobriu?

Os genes para duas ou mais características são transmitidas aos gametas de forma independente e se recombinam ao acaso.

Cada característica é condicionada por dois fatores que se separam na formação dos gametas. Cada gameta recebe apenas um desses fatores.

1ª Lei de Mendel ou Lei da Pureza dos Gametas

2ª Lei de Mendel ou Lei da Segregação Independente

As leis de Mendel

Numa das suas experiências , Mendel cruzou plantas puras de sementes lisas com plantas puras de sementes rugosas. Ele esperava obter indivíduos que fossem uma mistura entre as características lisas e rugosas. Entretanto, o que ele observou foi a presença apenas de sementes lisas. Esses indivíduos foram chamados de híbridos por serem resultado de um cruzamento de plantas com características diferentes.

Experiências de Mendel

Então, Mendel, pegou nas plantas originadas desse cruzamento (híbridos), cruzando-as entre si. Ele obteve desse cruzamento sementes lisas e rugosas em uma proporção de 3: 1, ou seja, 75% das sementes eram lisas e 25% eram rugosas.

Experiências de Mendel

Mendel resolveu chamar a característica que mais apareceu nos indivíduos de dominante e aquela que pouco se manifestou de recessiva. Ele nomeou a geração que deu início ao experimento de parental (P), a primeira geração de filhos de F1 e a segunda geração recebeu o nome de F2.

Experiências de Mendel

Experiências de Mendel

Realizou o cruzamento entre plantas puras que apresentavam flores púrpuras e plantas puras que apresentavam flores de cor branca. O cruzamento gerou híbridos F1 100% com flores púrpuras. A pergunta é : O que aconteceu com o fator que determinava a cor branca das flores?Para Mendel obter uma resposta, realizou a fecundação entre plantas F1 e teve uma grande surpresa, as plantas que geravam flores brancas reapareceram.

Genética da cor dos olhos

No passado, os pesquisadores achavam que somente um gene passava a cor dos olhos dos pais para os filhos. Isso levou à crença de que uma criança cujos pais tenham uma cor dos olhos (por exemplo, castanhos) não poderiam herdar uma cor de olhos diferente (por exemplo, azul).

Genética da cor de olhos

Um bebê herda metade da genética de cor dos olhos do pai e a outra metade da mãe, a forma como os genes interagem também desempenha um papel na determinação da cor dos olhos. As diferenças na cor dos olhos também são influenciadas por diferentes quantidades de melanina, que é o pigmento responsável pela cor dos olhos.

Genética da cor de olhos

Exemplo

Fim!