Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Trabalho realizado por Samuel e TomásEb Santa Catarina da Serra Cidadania 9D 23/24

AGência espacial Europeia

íNDice

desfios futuros

importância de Portugal

objetivos

paises que pertencem

o que faz

introdução

A Agência Espacial Europeia (ESA) foi fundada a 30 de maio de 1975 e é a porta de acesso da Europa ao espaço. É uma organização internacional com sede em Paris, França, que reúne 22 Estados membros. A ESA trabalha também em colaboração com organizações espaciais não europeias.

introdução

O trabalho da ESA é definir e executar o programa espacial europeu. Os projectos da Agência destinam-se a descobrir mais sobre a Terra, o sistema solar e o Universo, bem como desenvolver tecnologias e serviços com base nos satélites e promover as indústrias europeias.

o que faz a esa?

+ Info

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Polónia, Reino Unido, República Checa, Romênia, Suécia e Suíça.

Paises qUE PERTENCEM

Objetivos

Os projectos da Esa destinam-se a descobrir mais sobre a Terra, o sistema solar e o Universo. Através da coordenação dos recursos financeiros dos seus membros, pode levar a cabo programas e actividades muito para além do alcance de um único país europeu.

tirando a sua contribuição financeira que representa cerca de 1% do orçamento total da agência, a única contribuição de Portugal é fazer:

eSPAÇO

IMPORtâNCIA DE PORTUGAL NA ESA

Chegará o mais próximo do Sol possível fornecendo imagens e dados das regiões polares do Sol e do lado solar mais distante, invisível da Terra.

Irá debruçar-se na questão da existência de planetas à volta de outras estrelas e também estudará o interior das estrelas, detectando as ondas gasosas que saem delas

Tentará responder a questões como a natureza da energia e matéria negra, mapeando a distribuição das galáxias de forma a revelar a arquitectura do Universo.

Em 2010, o Comité da ESA aprovou três missões que passaram à chamada fase de definição. Este é o passo anterior à decisão final, que definirá quais as missões a serem implementadas, tornando-se objetivos da agência. As três propostas pré-seleccionadas são:

Desafios futuros

Solar Orbiter

PLAnetary Transits and Oscillations of stars (PLATO)

Euclid

Através do Espaço, podemos identificar alguns dos problemas que enfrentamos na Terra e como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estam a ser alcançados.

Em média, cada cidadão português paga, em impostos para gastos com os programas espaciais, quase o equivalente a um bilhete de cinema.

Há cerca de 2 200 pessoas a trabalhar na ESA como cientistas, engenheiros, especialistas em tecnologia de informação e pessoal administrativo.

Curiosidades

+ Info

0:58

Video

ESA.ptPTspace.ptEcoSapo.ptANACOM.pt

webgafia:

fim!

Os satélites permitem monitorizar a desflorestação, os níveis de poluição em massas e a situação das calotes polares

Através de dados de satélite é possível avaliar os melhores locais para instalar investimentos em energias renováveis

Através de satélite é possível uma monitorização dos níveis de água dos reservatórios, fornecendo um alerta da escassez de água

A informação fornecida por satélites permite melhorar os resultados de colheitas agrícolas ou a parar a desflorestação,