Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Literacia Financeira
Biblioteca Escolar
Created on January 31, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Biblioteca Escolar, Inglês e Cidadania da Escola Secundária Alves Martins
Start
Literacia Financeira
CRÉDITO
SISTEMA FINANCEIRO
SEGUROS
POUPANÇA
ORÇAMENTO FAMILIAR
TEMAS
Elaborar o orçamento familiar é uma importante tarefa na gestão das finanças pessoais. Permite controlar melhor o dinheiro e planear o futuro com segurança e confiança. O primeiro passo é identificar todos os rendimentos e todas as despesas. Esta tarefa consiste em calcular quanto se ganha e quanto se gasta. Este exercício permite determinar o saldo entre rendimentos e despesas. Esta avaliação da situação financeira deve dar particular atenção aos encargos com o pagamento de empréstimos que tenham sido contratados. A percentagem dos encargos com o pagamento dos empréstimos bancários no total do rendimento designa-se de taxa de esforço. É importante calcular a taxa de esforço, sobretudo antes da decisão de se contraírem novos créditos. A elaboração do orçamento familiar é importante para o controlo das despesas correntes e para a tomada de decisões financeiras importantes, como a preparação da reforma, a educação dos filhos ou a compra de uma casa. A realização adequada do orçamento passa por definir objetivos para a poupança.
Start
Orçamento Familiar
Juros do crédito à habitação
Juros de depósitos
Juros negativos
Qual das opções é um rendimento?
Questão 1
Questão 2
fixos e móveis.
fixos e variáveis.
imprevistos e móveis.
Os rendimentos podem ser...
Questão 3
O rendimento que se recebe após o desconto dos impostos e das contribuições.
O rendimento sem descontos.
O rendimento que se recebe após o desconto das contribuições.
O que é o rendimento líquido?
Questão 4
menos rígida é a estrutura de despesas do agregado familiar.
mais rígida é a estrutura de despesas do agregado familiar.
Quanto maior o número de despesas fixas...
Questão 5
o rendimento é menor que a despesa.
o rendimento é igual à despesa.
o rendimento é maior que a despesa.
Um saldo positivo significa que...
Uma gestão responsável e equilibrada das finanças pessoais envolve destinar uma parte dos rendimentos à poupança. Uma poupança regular permite constituir um fundo de emergência para acomodar o impacto financeiro de uma situação imprevista, tal como o desemprego, um acidente, doença ou despesa inesperada. A constituição de uma poupança pode ter como objetivo planear a compra de bens ou serviços ou realizar um projeto, como seja fazer uma viagem, comprar um carro, uma casa, financiar estudos ou iniciar um negócio. Fazer uma gestão financeira equilibrada ao longo da vida passa ainda por destinar uma componente da poupança à constituição de um complemento de reforma. Tão importante como definir a quantia a colocar regularmente de lado é conhecer as regras para um investimento responsável. É fundamental que se escolham aplicações financeiras adequadas aos objetivos definidos, que não se assumam riscos indesejados e que a rendibilidade esperada se ajuste às expectativas.
Start
Poupança
Questão 1
a poupança está a ganhar valor.
a poupança está a perder valor.
Se a remuneração for superior à inflação...
Questão 2
Ações e taxas de juro.
Depósitos a prazo e risco de crédito.
Ações e depósitos a prazo.
Identifica os produtos financeiros em que podemos aplicar as nossas poupanças.
O recurso ao crédito permite comprar certos bens que de outra forma não seria possível. É o caso da casa, que a maioria das pessoas compra a crédito, dado o seu elevado valor. Mas recorrer ao crédito é uma opção que deve ser ponderada caso a caso e ocorrer apenas em situações indispensáveis. Deve também ser avaliada a sua racionalidade económica. Há bens que não devem ser adquiridos com recurso ao crédito. Contrair um crédito para fazer uma viagem, por exemplo, não é uma boa ideia do ponto de vista financeiro. Trata-se de um bem de consumo imediato, cujo valor não é recuperável. O crédito, por sua vez, poderá ter de ser pago durante vários anos e o seu custo pode alterar-se ao longo do tempo se for contraído a taxa de juro variável. Uma decisão responsável deve também ter em conta se o bem ou serviço a que esse crédito se destina é imprescindível.
Start
Crédito
Ficha de Informação Normalizada
Ficha de Informação Negativa
O que é a FIN?
Questão 1
Questão 2
Os juros.
As garantias.
Qual é o principal custo de um crédito?
O contrato de seguro é um acordo através do qual a seguradora assume a cobertura de determinados riscos, comprometendo-se a satisfazer as indemnizações ou a pagar o capital seguro em caso de ocorrência de sinistro, nos termos acordados. Em contrapartida, a pessoa ou entidade que celebra o seguro (o tomador do seguro) fica obrigada a pagar à seguradora o prémio correspondente, ou seja, o custo do seguro. Os seguros podem ser obrigatórios (quando a respetiva celebração é exigida por lei) ou facultativos (quando é opção do tomador do seguro celebrá-lo ou não).
Start
Seguros
O tomador do seguro recebe o prémio de volta.
Questão 1
A seguradora satisfaz as indeminizações ou paga o capital seguro.
A seguradora cancela o contrato.
O que acontece em caso de sinistro?
O beneficiário.
Questão 2
O tomador do seguro.
A seguradora.
Quem é responsável por pagar o prémio do seguro?
O tomador do seguro nunca recebe indemnização.
Questão 3
O contrato de seguro envolve a cobertura de riscos.
O seguro é sempre obrigatório.
Qual destas afirmações é verdadeira?
O PIB (Produto Interno Bruto) mede o nível de atividade económica de um território, num dado período de tempo. Pode ser calculado de 3 formas equivalentes, as óticas da oferta, da procura e do rendimento.
Os principais agentes económicos são as famílias, empresas, instituições financeiras, Estado e resto do mundo. A sua atividade e a forma como se relacionam determinam o nível de produção e o crescimento económico do país.
Start
Sistema Económico e Financeiro
European Money Quiz
04642568
01045403
Kahoots
02571230
01536060
04405023
Kahoots
08221099
02989472