Especies invasoras
Rodrigo Teixeira
Created on January 30, 2024
More creations to inspire you
THE POETRY HIVE LOVES YOU!
Interactive Image
WHAT IS PRIDE?
Interactive Image
HOW TO BE AN ALLY TO TRANSGENDER AND NONBINARY PEOPLE
Interactive Image
THE STONEWALL RIOTS
Interactive Image
THE LEGALIZATION OF GAY MARRIAGE IN THE US
Interactive Image
HISTORY OF THE LGBTQ+ PRIDE FLAG
Interactive Image
AN INTRODUCTION TO LGBTQ+ TERMS
Interactive Image
Transcript
Rodrigo Teixeira nº15José Ferreira nº9João Rodrigues nº8
Espécies invasoras
- Acácia
- Eucalipto
- Lagarosiphon
Alguns casos de espécies invasoras em Portugal:
- Carpas
- Rato-marrom
- Caramujo-africano
- Cobra-d'água
Alguns casos de espécies invasoras no mundo:
VS
De que forma as espécies invasoras podem levar a extincão de espécies?
As espécies invasoras introduzem doenças prejudiciais à saúde de espécies nativas. Também alteram o seu habitat e são predadores eficientes, o que afeta negativamente as populações de espécies nativas.
- Competição com Espécies Nativas;Competem diretamente por recursos, como alimento, água e espaço - Alterações nos Ecossistemas;Alterações nos padrões de predação, na composição da vegetação e na estrutura dos ecossistemas - Prejuízos Econômicos;Prejuízos econômicos significativos em setores como agricultura, pesca, silvicultura e turismo.
Consequências das espécies invasoras
O que são espécies invasoras?
Espécies invasoras são organismos que são introduzidos num ambiente onde não são nativas e que, uma vez estabelecidos, causam impactos negativos significativos na biodiversidade, saúde e até mesmo na economia local.
Medidas para proteger a biodiversidade
- Estabelecer e Gerenciar Áreas Protegidas;- Conservação de Espécies Ameaçadas;- Restauração de Ecossistemas;- Controlo Sustentável;- Monitoramento e Pesquisa;- Uso Responsável de Recursos Genéticos;
- PrevençãoRegulamentar o comércio internacional de espécies potencialmente invasoras e educar o público sobre práticas responsáveis são passos cruciais.- Controlo QuímicoO uso controlado de herbicidas, pesticidas ou outros produtos químicos específicos pode ser uma opção para controlar populações invasoras- Envolvimento Comunitário e na EducaçãoIncentivar a participação da comunidade no controlo de espécies invasoras, fornecendo treinamento, informações e recursos.- Restauração de HábitatsApós o controlo das espécies invasoras, implementar programas de restauração de habitats naturais para promover o retorno das espécies nativas e restabelecer equilíbrios ecossistêmicos.
Como podem ser resolvidas as espécies invasoras?
Este trabalho aborda os seguintes tópicos:
- O que são espécies invasoras;- Quais as suas causas da introdução e as suas consequências;- Como podem ser resolvidas as espécies invasoras;- Vantagens e desvantagens das espécies invasoras;- Medidas para proteger a biodiversidade;
Recursos Econômicos: Algumas espécies invasoras podem ter valor econômico.Controlo de Pragas: Em alguns casos, foram introduzidas para controlar pragas específicas. No entanto, pode levar a efeitos indesejados.Estabilização do Solo: Algumas plantas invasoras podem ajudar na prevenção da erosão em áreas onde a vegetação nativa pode não ser tão eficaz.
Vantagens
Desvantagens
VS
Perda de Biodiversidade: Perda de biodiversidade e à redução da variedade de organismos num determinado ecossistema. Transmissão de Doenças: Algumas espécies invasoras podem servir como hospedeiros para doenças que afetam a fauna ou a flora nativa.Mudanças nos Ciclos de Nutrientes: A introdução de espécies invasoras pode afetar os ciclos de nutrientes, interferindo nas relações entre plantas e microrganismos no solo.
Quais são as causas da sua introdução?
As espécies invasoras são frequentemente introduzidas pelo homem, seja acidentalmente, por exemplo, através do transporte do comércio internacional, transporte ou migração humana, ou intencionalmente, para fins agrícolas ou recreativos.