Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

luz

Maria Costa e Mirella Marinho.

ondas de rádio

As ondas de rádios são o tipo de radiação eletromagnética com maior comprimento de onda, ou seja, menor frequência e por isso menor energia, de todo o espetro eletromagnético.

uso de ondas de rádio na nossa vida diária

Transmissão: as ondas de rádio são utilizadas para transmitir sinais de rádio e televisão. Esses sinais são captados por antenas receptoras e convertidos em som ou imagem para reproduzir.

Comunicação móvel: Os nossos telemovéis utilizam ondas de rádio para transmitir voz e dados. Estes são enviados do telemovél para o receptor por meio de torres .

Comunicação por satélite: Os satélites de comunicação utilizam estas ondas para transmitir sinais de um ponto a outro da Terra.

Radar: Os radares utilizam as ondas para detetar objetos e medir a sua distância, velocidade e direção. Esta tecnologia é utilizada em apps de navegação militar, aérea e maritima.

Micro-ondas

Estas radiações eletromagnéticas têm um comprimento de onda menor que as ondas de rádio (e por isso, maior frequência e maior energia que as ondas de rádio), com valores entre 10-3 m a 0,3 m (frequências de 109 Hz a 3 × 1011 Hz).

uso das micro-ondas na nossa vida diária

Microondas: Um forno utiliza das micro-ondas para aquecer alimentos, fazendo com que as moléculas de água e outras substâncias presentes nos alimentos vibrem. Esta vibração cria um calor que aquece o alimento. Já que a maior parte dos alimentos orgânicos é composta de água, este processo os cozinha facilmente.

Transmissão de comunicação: As micro-ondas atravessam facilmente a atmosfera terrestre, com menos interferência do que ondas mais longas. Além disso, as micro-ondas permitem uma maior largura de banda do que o restante do espectro eletromagnético.

Radares: O Radar também usa radiação em micro-ondas para detectar a distância, velocidade e outras características de objetos distantes

TV acabo e Internet de banda larga por cabo coaxial: Assim como certas redes de telefonia celular móvel, também usam as frequências mais baixas das micro-ondas.

Por fim, é utilizada por redes sem fio, como o wifi e bluetooth, para transmitir dados entre dispositivos. O Wi-fi é utilizado para conexão sem fio à Internet, já o Bluetooth é utilizado para comunicação sem fio entre dispositivos próximos.

O seu comprimento de onda varia de 0,3 m a valores superiores (alguns quilómetros) (frequências inferiores a 109 Hz).

um pouco mais sobre as micro-ondas

As micro-ondas propagam-se facilmente através do nevoeiro, da chuva e das nuvens, ao contrário do que acontece com a luz visível. Também penetram facilmente na ionosfera, pelo que são adequadas para as comunicações via satélite. Por este motivo, as micro-ondas são utilizadas também para localizar aviões e barcos, para determinar a velocidade dos automóveis e para muitos outros fins semelhantes. O procedimento correspondente recebe o nome de radar.

Por fim, é utilizada por redes sem fio, como o wifi e bluetooth, para transmitir dados entre dispositivos. O Wi-fi é utilizado para conexão sem fio à Internet, já o Bluetooth é utilizado para comunicação sem fio entre dispositivos próximos.