Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

O Gato ,Malhado e a Andorinha Sinhá

Apresentação Oral de Português

Sobre o autor

Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912 e faleceu a 6 de agosto de 2001. Foi um dos mais famosos e um dos escritores brasileiros mais traduzido de todos os tempos, sendo também adaptado para séries de televisão entre outros. Teve vários prémios tanto brasileiros como estrangeiros.

Sobre a Obra

Autor: Jorge AmadoEditora: LeyaIlustrações:CarybéCapa: Miguel ImbiribaNúmero de páginas: 100Primeiro lançamento: agosto de 1976

Como surgiu este livro?

A história de amor do Gato Malhado e da Andorinha Sinhá foi escrito por Jorge Amado, em Paris (onde vivia com a sua mulher e o seu filho, João Jorge). O livro era suposto ser oferecido ao João Jorge seu filho no aniversário de 1 ano para que o conseguisse ler quando já tivesse aprendido. O livro nunca foi suposto ser publicado, mas quando foi encontrado novamente pelo seu filho, este ofereceu-o a Carybé (um mestre baiano), que ilustrou o texto com imagens, sendo então a razão do livro ser publicado. O texto não conteve nenhumas alterações antes de ser publicado exatamente porque Jorge Amado disse '' O livro perderia toda a qualidade: ter sido escrito por prazer sem nenhuma obrigação de público e editor''.

Resumo da Obra

O Tempo prometeu à Manhã uma rosa azul se a história que lhe contasse fosse boa. Ela contou-lhe a história do Gato Malhado e a Andorinha Sinhá . O Gato Malhado já era um gato de idade, já velho e mal humorado e muito pouco social. Um dia de primavera o gato começa a miar, porque a primavera é a sua estação favorita por conta da leve brisa, mas, todos no parque temiam o Gato Malhado então todos pensaram que ele os ia atacar então fugiram todos, menos uma Andorinha, que ficou sentada num galho de uma árvore, esta, tenta ter uma conversa com ele, mas no final acabou como numa discussão. Desde daí o gato só pensava na Andorinha e vice-versa. Numa manhã ele passeou pelo parque e foi parar a casa da Andorinha, a partir daí encontrar-se encontrar todos os dias para passear e conversar. No final do verão o Gato Malhado disse a Andorinha Sinhá que até casava com ela, mas esta respondeu-lhe que Gatos e Andorinhas não podem casar-se. Depois deste acontecimento a Andorinha Sinhá andava desaparecida, e os animais do parque começaram a espalhar um boato que o Gato e a Andorinha namoravam e todos os criticavam. Até que um certo dia de outono o Gato descobre que a Andorinha está comprometida e irá se casar com o Rouxinol, muito amigo dela. O Gato desde então passa a ficar triste e muito mais mal-humorado. Revoltado com a notícia matou todos os animais que começaram a espalhar esses boatos. Já no inverno aconteceu o casamento da Andorinha Sinhá com o Rouxinol. Era tanta tristeza que o Gato Malhado decidiu caminhar até ao fim do mundo. Este viu a Andorinha pela última vez, e ela também o viu, os dois tinham tristeza estampada na cara, pois ambos se gostavam muito, mas foi obrigada a casar-se com Rouxinol. A Andorinha Sinhá então deixa cair uma pétala de uma rosa do seu buquê por cima do gato, a qual ele colocou em seu peito como se fosse uma gota de sangue. Quando o Gato saiu de lá, a pétala brilhou e encaminhou-o até ao fim do mundo. Assim, a Manhã recebeu a rosa azul do Tempo.

Eva Lino Nº5

Obrigada pela vossa atenção!!