Cópia - Sistema reprodutor masculino
Lucia Morais
Created on January 29, 2024
More creations to inspire you
Transcript
12. Canal deferente
6. Orifício urogenital
11. Glândula de Cowper
10. Uretra
9. Pénis
1. Bexiga
8. Glande
7. Prepúcio
5. Escroto
3. Próstata
4. Epidídimo
2. vesicula seminal
Fisiologia
O que é
Função
sistema genito-reprodutor masculino
Ficha técnica
Ficha técnica Escola secundária Gago Coutinho UFCD 6567 Autoria: Lúcia Morais N º 10 Professora de FT2: Isabel Henriques Turma - 3AS6
1.
2.
3.
4.
5.
12.
11.
10.
9.
8.
7.
6.
O que é ? É responsável pela produção de óvulos, pela fertilização e pela gravidez.
Função Produzir gametas (óvulos), fornecer um ambiente favorável para a fertilização e oferecer suporte ao desenvolvimento do embrião e do feto durante a gravidez.
Escroto É proteger o testículo e dar suporte aos túbulos seminíferos, que são responsáveis pela produção de espermatozoides.
Epidídimo São estruturas responsáveis por armazenar os espermatozoides para o seu amadurecimento.
Próstata Glândula que produz líquido prostático, protegendo os espermatozoides da acidez da uretra e da vagina.
Glande Órgão sexual externo revestido por uma pele fina e móvel que, na extremidade, forma o prepúcio. Liberta os espermatozoides.
Pénis A função do pênis é permitir a reprodução sexual masculina, bem como proporcionar prazer sexual. É responsável pela ejaculação e pelo transporte do esperma para o órgão reprodutor feminino durante a relação sexual.
Uretra Canal que transporta os espermatozoides e a urina ao exterior, mas nunca simultaneamente.
Glândula de cowper Produzem muco alcalino, lubrificante.
Orifício urogenital Tem como função a eliminação de urina e a prática da reprodução sexual.
Canal Deferente Dutos responsáveis pela condução dos espermatozoides até à uretra e pela resseção do líquido seminal.
Prepúcio Sua função é produzir a lubrificação natural do pênis e proteger a glande, que é extremamente sensível.
Bexiga A sua principal função é armazenar urina antes de ser eliminada do corpo.
Bexiga A parede contém o músculo detrusor, responsável pela contração durante a micção. Músculos esfíncteres controlam o fluxo urinário, e a bexiga é vascularizada e inervada para garantir seu funcionamento adequado.
Canal deferente Tecido muscular liso, tecido conjuntivo e revestido internamente por células epitelias ciliadas. Ele também contém vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos.
Glândula de Cowper Constituída por um pequeno ducto excretor e um lóbulo secretor.
Uretra Constituída principalmente por tecido epitelial, músculos, tecido conjuntivo e vasos sanguíneos.
Pénis O pénis é composto por várias partes, incluindo o corpo esponjoso, localizado na parte inferior, que se enche de sangue durante a ereção, contribuindo para a rigidez; os corpos cavernosos, estruturas tubulares na parte superior também envolvidas na ereção; é composto por vasos sanguíneos, nervos e tecido conectivo que ajudam a manter a sua forma e funcionalidade.
Glande Tecido erétil e coberta por uma pele fina e sensível.
Prepúcio Constituído por pele e tecido conjuntivo.
Orifício urogenital é constituído pelo meato urinário e pelo orifício.
Escroto Pele e tecido conjuntivo que contém os testículos, cordões espermáticos e músculos cremaster.
Epidídimo Constituído por três partes principais a cabeça, o corpo e a cauda. A Cabeça é a porção superior do epidídimo, onde os espermatozoides provenientes dos testículos são armazenados. O corpo é a porção intermediária, onde ocorre a manutenção dos espermatozoides. E a cauda é a porção inferior, onde os espermatozoides amadurecidos são armazenados antes de serem liberados para os ductos deferentes.
Próstata Tecido glandular, tecido muscular e tecido fibroso.
Vesícula Seminal Composta por tecido glandular e muscular
Fisiologia do sistema genito-reprodutor masculino
O sistema genito-reprodutor masculino é responsável pela produção, armazenamento e liberação dos espermatozoides, além da produção de hormônios sexuais masculinos, como a testosterona. A anatomia inclui os testículos, epidídimos, canal deferente, vesículas seminais, próstata, glândulas bulbouretrais, uretra, pênis e escroto. Os testículos, localizados no escroto, produzem espermatozoides e testosterona. Os espermatozoides amadurecem nos epidídimos, sendo transportados pelo canal deferente até a uretra durante a ejaculação. As vesículas seminais produzem um líquido nutritivo (esperma), enquanto a próstata produz um líquido alcalino para neutralizar a acidez da uretra. As glândulas bulbouretrais liberam um líquido lubrificante. A uretra é o canal que transporta esperma e urina para fora do corpo. O pênis, composto por corpos cavernosos e esponjoso, permite a ereção durante a penetração sexual. Em resumo, o sistema genito-reprodutor masculino realiza a produção, transporte e liberação de espermatozoides, bem como a produção de hormônios e a participação em funções sexuais e reprodutivas.
Armazena e secreta líquido seminal (rico em substâncias nutritivas e alcalinas, neutraliza a acidez vaginal favorecendo a mobilidade dos espermatozoides e aumentando as chances de fertilização) para proteger e transportar os espermatozoides. Este ainda contribui para a formação do ejaculado ao se unir aos fluidos das glândulas prostáticas e bulbouretrais.
Vesícula seminal