Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Ricardo Martins
Escola Secundária de Mem Martins

Métodos barreira

Começar!

Eles atuam evitando que o óvulo e o espermatozoide entrem em contato um com o outro, evitando assim a fertilização. Alguns métodos contracetivos de barreira têm o benefício adicional de prevenir a transmissão de infeções sexuais

O que são os métodos de barreira?

- Presevativo masculino- Presevativo feminino- Diafragma- Capuz cervical- Esponja- Espermicidas(Químico)

Principais métodos

ESPERMICIDAS (quimico)

Métodos de barreira físicos

Preservativo masculino/externo

Vantagens:- Proteção de doenças sexualmente transmissiveis- Fácil e acessível de comprar e transportarDesvantagens-Há risco de romper,-Retira alguma sensibilidadeEstatísticas: Com o uso de preservativos, aproximadamente 13 em cada 100 mulheres engravidarão durante o primeiro ano. A eficácia é maior se usado corretamente.

Preservativo feminino/interno

Vantagens:- Protege de doenças sexualmente transmissiveis,- Indicado para mulheres que tenham multiplos parceiros- Probabilidade de rotura inferior ao preservativo masculinoDesvantagens - De difícil colocação- Mais caro e menos acessível que o masculinoEstatísticas: Com o uso de preservativos internos, aproximadamente 21 em cada 100 mulheres engravidarão durante o primeiro ano.

Diafragma e capuz cervical

Vantagens:- Diminuiem o risco de certas doenças e infeções sexualmente transmissíveis- Fácil de usar- A mulher não sente e raramente é sentido pelo homem- São reutilizáveis.Desvantagens:- Aumenta o risco de infeções do trato urinário e podem aumentar o risco de síndrome do choque tóxico- Não protege contra a maioria das doenças sexualmente transmissiveis. - Pode provocar irritacao vaginalEstatísticas: O capuz cervical pode não ser muito eficaz no caso de mulheres que deram à luz .

Esponja

Vantagens:- Pode ser deixada na vagina durante 24h tornando-a indicada para relações espontâneas- não exigir receita ou adaptação de um profissional de saúde Desvantagens;- Risco de remover o lubrificante natural da mulher- Colocação exige alguma prática- Não é adequada para mulheres que tenham filhos- Não oferece total proteção contra DST- Podem aumentar o risco de síndrome do choque tóxicoEstatísticas: 78-88% eficácia.

Conclusão

Webgrafia

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0889854505701741https://sci-hub.se/https://doi.org/10.1177/0897190015585751 https://www.uptodate.com/contents/barrier-and-pericoital-methods-of-birth-control-beyond-the-basics https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1755738019831722 https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0897190015585751?icid=int.sj-full-text.similar-articles.3