Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

SEVEN WONDERS INFOGRAPHIC

Horizontal infographics

7 CONTINENTS

Horizontal infographics

A2 - ABENTEUER AUTOBAHN

Horizontal infographics

STEVE JOBS

Horizontal infographics

OSCAR WILDE

Horizontal infographics

TEN WAYS TO SAVE WATER

Horizontal infographics

NORMANDY 1944

Horizontal infographics

Transcript

Psicologia

Processos Mentais

Sensação e Perceção

Memória e Atenção

Aprendizagem

Inteligência

Consiste na criação, transformação e utilização da informação recebida do meio no sistema sensorial, onde é tratada e armazenada.

Processos Cognitivos

Cognição- Todas as formas de conhecimento e consciência, tais como: perceber, memorizar, aprender, raciocinar, imaginar, resolver problemas, etc.

Reação dos órgãos recetores sensoriais aos estímulos do meio. Implica a existência de um estímulo, por exemplo, visual, sonoro, tátil, olfativo ou gustativo, uma impressão provocada no recetor e transmitida ao sistema nervoso central e um processo psicológico que dá origem à sensação

Sensação

  • Limiar absoluto- é a quantidade mínima de energia necessária para que um estímulo tem de ter para que um sujeito consiga detetar o aparecimento de uma sensação e consequentemente identificá-la, em pelo menos 50% das vezes em que ocorre.
  • Limiar diferencial- é a diferença mínima entre dois estímulos para que o observador os possa reconhecer como distintos um do outro.

Perceção:

Processo ativo de organização e interpretação das informações sensoriais. Difere da sensação, na medida em que é uma atividade cognitiva pela qual conferimos sentido e significado à informação sensorial, isto é, transformamos em conhecimento significativo os estímulos do meio.

Príncipios de agrupamento ( ou leis da perceção)

Indicadores monoculares de profundidade

Constância percetiva

É um mecanismo que estabiliza o mundo, ou seja, refere-se à tendência de perceber um objeto que nos rodeia com o qual você está familiarizado como tendo forma, tamanho e brilho constantes, apesar das mudanças de estímulos que ocorrem.

Mudança relativamente estável e duradoura do comportamento ou das capacidades do indivíduo, adquirida como resultado da observação prática, estudo ou experiência, que se traduz num aumento do seu repertório de competências e saberes.

Aprendizagem:

Transformação das informações do meio em representações e códigos

Codificação

Arquivamento da informação armazenada

Armazenamento

Acesso à informação armazenada

Recuperação

Memória:

Atenção:

Fixação da mente num determinado objeto. Estado de consciência em que os sentidos estão focados em certos aspetos do ambiente e o sistema nervoso central está em estado de prontidão para responder a estímulos. Pode falar-se de atenção seletiva e atenção dividida.

Condicionamento clássico: Processo de aprendizagem que ocorre de forma independente da vontade do indivíduo através da associação entre estímulos.

Ivan Pavlov

Edward Thorndike Burrhus Skinner

VS

Realizou experiências com animais não humanos, sobretudo cães

Condicionamento operante: Processo de aprendizagem em que o reforço depende da resposta.

Realizaram experiências com gatos e ratos

Insight: Forma de aprendizagem que se faz de fora súbita, quando a resposta para um problema surge de forma repentina e inesperada. Neste, os elementos que permitem a resolução do problema já fazem parte da estrutura cognitiva do sujeito, mudando a forma como são associados.

Wolfgang Kohler

Albert Bandura

VS

Realizou experiências com macacos

Reforço vicariante: Forma de reforço indireta que ocore quando alguém observa um modelo que é recompensado ou punido, reforçando dessa forma o seu próprio comportamento

Capacidade de assimilar conhecimentos, recordar acontecimentos e recuperar eventos passados, utilizar certamente o pensamento e a razão, aplicar conhecimentos em situações novas, adaptar-se ao meio e ás suas transformações, estabelecendo prioridades e selecionando recursos para a concretização de objetivos e para a resolução de problemas.

Inteligência:

Teorias da inteligência: