Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

DIDgeriDOO

instrumento musical

Luana Moreira nº65ºE

É um dos instrumentos mais antigos do planeta. Actualmente existem vários modelos de didgeridoo com materias como a madeira, piteira, plástico, vidros e fibra de vidro. A Sonorizarte oferece uma coleção variada de didjeridoos feitos em Portugal e na Alemanha.

Em 2005, um estudo do British Medical Journal (Jornal Médico Britânico) descobriu que aprender e praticar o Didgeridoo ajuda a reduzir o ronco e apneia do sono, assim como o tempo necessário para o descanso. Isto parece funcionar devido ao fortalecimento dos músculos da via aérea superior, diminuindo a tendência de distúrbio durante o sono.[1] Outro estudo, realizado no Brasil em 2008 por uma dupla de estudantes universitários da UAM, no curso de Naturologia, promoveu a comprovação de diversos efeitos terapêuticos do Didgeridoo. O foco principal era a redução da ansiedade, mas junto a isso demonstrou-se também uma melhora na qualidade de vida, redução à vulnerabilidade ao estresse e melhora da respiração com indícios de combate ao tabagismo (indicado por fumantes que participaram do estudo).

Os didgeridoos são originários do norte da Austrália e pensa-se que foram criados há pelo menos mil anos. Criado pelo povo Aborígene do norte da Austrália, o didgeridoo tem uma história profundamente enraizada na cultura Australiana. São frequentemente feitos de árvores de eucalipto ocas e apresentam desenhos coloridos pintados à mão que representam esta história aborígene.

É um aerofone, ou seja, um instrumento onde o som é provocado pela vibração do ar. O som é produzido pela vibração dos lábios e por outros sons produzidos pelo instrumentista.

O Didgeridoo é um instrumento muito antigo. Estudos arqueológicos baseados em pinturas rupestres sugerem que o povo aborígene da região de Kakadu já utilizava o Didjeridu há cerca de 1.500 anos.

FAQs

Como é que um didgeridoo é chamado?

O didgeridoo é realmente chamado de didgeridoo, embora também tenha nomes como mako, yidaki, e mandapul, dependendo da região da Austrália.

Para que são usados os didgeridoos?

Os didgeridoos são usados em espectáculos de música e dança, bem como em cerimónias tradicionais. Através da respiração circular, os músicos podem alterar o timbre geral e o comprimento do drone.